Meus Sermões

MENSAGEM À FAMÍLIA
Jó 1.2

 

"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal." (Jó 1.2)

Introdução
- Acho surpreendente uma palavra que Deus disse à Adão antes da mulher existir, porque Deus ainda não a havia criado: "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18).

- O surpreendente é que Deus disse que Adão estava só, mas na minha opinião não estava. Deus estava com ele, todos os dias no Paraíso (mas na opinião de Deus, Adão estava sozinho).
- Adão possuía alguém acima dele - Deus; possuía, também, alguém abaixo dele - os animais; mas não possuía ninguém ao lado dele, e neste sentido estava sozinho!

- Esta observação me ensinou um princípio, faz algum tempo: "Pessoas precisam de Deus, pessoas precisam de pessoas".

- É por isso que temos a família - precisamos dela!
- Por isso, importa que nosso relacionamento familiar seja firme!

- O que faz o relacionamento em família ser firme? O que faz com que não seja? - Você se identifica com qual tipo de relacionamento familiar, firme ou fraco?

1- A Palavra de Deus diz que você precisa ser de CONFIANÇA
- Porque a confiança é um fator que incentiva relacionamentos firmes na família:
- Como era Jó: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal." (Jó 1.2) . 

- Se você diz à esposa, aos filhos, uma coisa e não faz, você não está sendo de confiança.

- É possível estar tão envolvido com alguma ocupação... Verifique se tem honrado sua palavra; se tem sido um marido, esposa, pai ou mãe, filho de confiança.
* Hoje mesmo, lendo um artigo, encontrei esta declaração: O lar pode ser um "ninho de amor" ou uma "toca de cobra".

2- A Palavra de Deus diz que você precisa demonstrar AMOR e CARINHO.
- Esse é outro fator que incentiva relacionamentos firmes na família!
- Este princípio é ensinado em Ef 6: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, 3 para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 4 E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor".
- Criar os filhos na "doutrina e admoestação do Senhor" = praticar a Palavra de Deus - ela está sendo praticada em nossas casas?
* Será que em nossas casas a Palavra de Deus está dentro da geladeira? ...é importante que esteja! Não o livro lá dentro. Mas quando não tem cerveja, não tem cachaça, a palavra de Deus está lá? 
* Será que a Palavra de Deus está no guarda-roupas? É importante que esteja! Não a Bíblia pendurada num cabide, mas na falta de trajes indecentes, sensuais... 
* Será que a Palavra de Deus está na coleção de CD's, na coleção das fitas de vídeo?

- Quando somos instruídos na Palavra, isto fica demonstrado:
* Pela obediência dos filhos aos pais; em honrá-los como pai e mãe;

* Pelo zelo dos pais em criar seus filhos com AMOR e CARINHO.

* Hoje mesmo, lendo um artigo, encontrei esta declaração: O lar pode ser um "ninho de amor" ou uma "toca de cobra".

* Um psicólogo afirmou que todos nós nascemos emocional-mente no exato instante em que sentimos o amor de nossos pais.

- Você não pode negar amor e carinho, desprezar a Bíblia, e ter resultados positivos ao orar para ser abençoado em sua casa!

3- A Palavra de Deus diz que você precisa desenvolver HONESTIDADE.
- Esse é outro fator incentivador de relacionamentos firmes na família!
- Está lembrado de Jó? A Bíblia diz que ele era um homem "bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado".

- Quantas meias-verdades e mentiras você já contou?

- Sem um compromisso com a HONESTIDADE, não existe relacionamento sadio.

4- A Palavra de Deus diz que você deve estar pronto para a RECONCILIAÇÃO sempre.
- Esse é outro fator que incentiva os relacionamentos firmes na família!
- Quando erramos e reconhecemos nossos erros, Deus está pronto para uma reconciliação conosco!
* 2Co 5.18: "nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação". - Deus nos reconciliou e nos deu o ministério da reconciliação!

- Então, devemos estar prontos para a reconciliação com os que erraram conosco também.
* Entre as ministras de adoração que aprecio, está a pastora Alda Célia, com 17 CD's gravados. Numa sala de bate-papo na internet, perguntaram prá ela, qual havia sido o momento mais marcante da sua carreira. Alda Célia respondeu: "Eu estava ministrando em Anápolis-Go , uma canção intitulada "amigo, irmão", e enquanto cantava, duas irmãs que não se falavam a 3 anos e meio , chorando, se reconciliaram!"

- A reconciliação pode ser um caminho duro, mas é a coisa mais linda e bem feita que você pode fazer, e, sem ela não tem como os relacionamentos da família serem firmes.

Conclusão
- "Nenhum sucesso compensa o fracasso no lar".

- Se você tem o seu negócio, os seus amigos, o emprego de que gosta... mas não tem uma esposa feliz, filhos felizes: 
- Hoje é o dia de você começar a espelhar CONFIANÇA, começar expressar AMOR e CARINHO; desenvolver a HONESTIDADE e buscar RECONCILIAÇÃO sempre.

Pr. Walter Pacheco da Silveira, 27/05/2002