Meus Sermões

SATISFAÇÃO ENCONTRAMOS EM DEUS
Isaías 55.1-3; 6

 

1 "Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. 2 Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. 3 Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi. (...) 6 Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto".

Introdução 
Um apelo bastante comum, numa das propagandas mais chatas da televisão, que fica repetindo e repetindo toda hora, diz: "Se você não ficar satisfeito nós devolvemos o seu dinheiro!".
Ficar satisfeito... esse é o grande anseio de toda pessoa.

Você mesmo, talvez seja, hoje, uma pessoa em busca de satisfação. 
Quem sabe, você não chegue a dizer como um antigo presidente americano, Winston Churchill: "Eu não sou exigente, eu me contento com o que há de melhor...", talvez, você não aspire tanto... mas sentir-se satisfeito, ser realizado na vida, é o que você mais quer.

Quem sabe, você está insatisfeito com o emprego, com o casamento, com a sua vida sentimental... quem sabe, você está insatisfeito com o seu corpo... e, até mesmo, insatisfeito com sua vida com Deus?

Você pode encontrar satisfação... você pode viver satisfeito em todas as áreas da sua vida, se primeiro, você encontrar satisfação em Deus. 
É o que a Bíblia nos ensina nesta parte.

No texto de Isaías 55.1-3 lemos o seguinte em outra versão: "Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi".
Quando lemos esta parte da Palavra de Deus descobrimos que é possível encontrar satisfação em todas as áreas da vida. Como? 

Quando você reconhecer que sua alma tem sede de Deus. 
Lemos no v.1: "Venham, todos vocês que estão com sede".
A sede é a sensação da necessidade de beber água... uma necessidade real, que existe... é uma necessidade da qual não se pode fugir.
Dizem os médicos que uma das coisas mais importantes para se ter uma boa saúde é tomar água regularmente... não tomar água suficientemente, é tão prejudicial ao coração como fumar, por exemplo... e quem ficar sem beber água por poucos dias já se torna candidato à morte certa. A sede por água é uma necessidade real...

Mesmo assim, existem pessoas que não bebem água o suficiente... só se lembram da água em extrema necessidade. 
Na vida espiritual esse problema chega a ser crônico, gravíssimo... há pessoas que estão com a alma ressequida, sem alegria, sem motivação, sem fé... 

Se você está assim, desanimado, insatisfeito com a vida, você precisa reconhecer que sua alma sente sede de Deus, e que ela não se revigorará, enquanto você não saciar essa sede.

Há um exemplo bíblico de alguém que saciou a sua sede espiritual... vamos olhar João 4.1-42... vamos conhecer uma mulher da cidade de Samaria que encontrou Jesus à beira do poço. 
Ela, além de mulher (isto é, um ser humano de segunda categoria de acordo com a cultura da época), ela era samaritana (cidadã de segunda categoria para os judeus). 

Além disso, v.18 nos revela, a vida sentimental dela era um caos! Aquela mulher havia tido cinco maridos e o homem com quem vivia não era o seu marido, provavelmente, era um novo amante. 

Mas Jesus gastou tempo com ela. Lemos no v.14, que Ele falou de Si mesmo como a "água da vida que jorra para a vida eterna". 

Então, ela reconheceu a sua sede espiritual, ela confiou em Jesus como seu Salvador e mudou de vida! Encontrou satisfação e, até se tornou missionária, porque, muito feliz, ela foi contar do seu encontro com Jesus a todos os outros da cidade (João 4.1-42). 
Essa mulher bebeu da Água da Vida... ela teve um encontro pessoal com Jesus, e esse foi o resultado: felicidade, contentamento, alegria, satisfação!
Um especialista em estética declarou na revista Seleções que, beber de 6 a 8 copos de água por dia, faz bem à pele... Jesus é água boa, Ele disse: "Eu sou a água da vida!" Imagina então, a cor da pele, o rejuvenescimento da mulher, a sua restauração, ao beber dessa Água!

Aquela mulher encontrou satisfação na vida... ela encontrou satisfação, porque reconheceu a sede que sua alma tinha de Deus. 
Você deve fazer o mesmo! A nossa alma é ávida por Deus e ela somente ficará satisfeita em Deus! 

O salmista do salmo 63.2, declarou isto: "Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água".

Se você não reconhecer que tem sede de Deus, você nunca ficará satisfeito com nada na vida.

Conclusão
O segredo para viver satisfeito em todas as áreas da vida é estar com Deus, unido com Ele, obediente a Ele.
Só quando reconhecemos nossa necessidade de Deus, nossa dependência constante de Deus, é que podemos encontrar satisfação.

O segredo é estar com Deus, em comunhão com Ele!

Se existir algo atrapalhando essa dependência, essa comunhão com Deus, ore agora, pedindo em nome de Jesus, libertação.

Aceite este desafio! Hoje você pode mudar sua vida, se você buscar a Deus.

 

Pr Walter Pacheco - adaptado