Meus Sermões

FIDELIDADE
Gálatas 5.22

 

INTRODUÇÃO
Gl 5.22, já estudamos o amor, a alegria, a paz, a paciência, a benignidade e a bondade. Hoje vamos analisar a FIDELIDADE.

Talvez DIGA: "Mas ainda nem assimilei os outros! Não sei se vou conseguir assimilar mais coisas!" Não se desespere - tudo é Fruto do Espírito (no singular); TODAS nove virtudes crescem juntas.
Fidelidade não é palavra usada com freqüência. Geralmente é reservada para homenagem a aposentados: "Depois de 25 anos de serviço fiel, você recebe uma medalha...

Quando a maioria de nós pensa em FIDELIDADE, pensa coisas velhas: O cão talvez seja velho e feio, mas é fiel. ...Seu carro pode ser velho e feio, mas é fiel.

Que é fidelidade? ...significa ser digno de confiança [pessoa de quem se pode depender, contar].
Pv 20.6: "Todos dizem que são bons e fiéis, mas tente achar alguém que realmente seja!" Não é fácil encontrar pessoa assim.

Mas a fidelidade é virtude muito importante. DEVEMOS SER FIÉIS:

Em primeiro lugar, devemos ser fiéis porque Deus é fiel. 
Sl 33.4: "As palavras do Senhor são verdadeiras; tudo o que ele faz merece confiança". (...considerando que Deus quer que sejamos iguais a Ele, o desejo dEle é que sejamos fiéis).

Depois, a fidelidade é que torna a vida muito mais fácil 
A infidelidade é a causa de muitos problemas, Pv 25.19: "Num momento de dificuldade, depender de uma pessoa que não merece confiança é como mastigar com um dente estragado, andar com um pé aleijado".

Sabe o que o autor está dizendo? ...que as pessoas infiéis são um sofrimento - como dor de dente, como andar mancando (sabe o que é ter um calo no pé? Dói - quando você depende de uma pessoa infiel, nunca pode relaxar: "Será que ela não vai me decepcionar? Será que dessa vez vai continuar firme?".

Todos contamos com a FIDELIDADE dos outros no dia-a-dia: 
Queremos que o jornaleiro seja confiável...
Quando coloco carta no correio...
Quando faço compras, confio na entrega à domicílio...

Vou fazer uma pergunta: Quem pode contar com você? Você tem reputação de ser confiável? Alguém que o conhece bem apostará a vida na sua fidelidade?
Você pode ser talentoso, educado, criativo, mas se não for confiável, seus talentos não valem grande coisa.

Outro motivo por que devemos ser fiéis é que Deus recompensa a fidelidade.
Na parábola dos talentos em Mt 25, Jesus diz que um dia Deus vai nos julgar [mas esse julgamento não vai avaliar nossa capacidade ou boas intenções] - Deus vai nos julgar e nos recompensar de acordo com a nossa fidelidade [a Bíblia diz que o homem fiel será ricamente abençoado].
Portanto, se quiser ser recompensado no céu, deverá ser uma pessoa fiel, confiável.

Vou sugerir 8 coisas que você deve fazer para desenvolver a fidelidade em sua vida.
Sugestão N
º 1: Cumpra suas promessas.
Sabe Pv 25.14? Diz: "Quem promete e não dá é como a nuvem e o vento que não trazem chuva". Você conhece pessoas assim? Elas fazem promessas, mas nunca as cumprem.

Tenha cuidado com as promessas que faz. 
Você já disse à uma pessoa que vai telefonar depois e não telefona?
...disse: "O dinheiro está na conta, você pode sacar o cheque", sem haver dinheiro lá?
...prometeu pagar a alguém naquela semana e depois esqueceu?
Quando você falar: "Devolvo logo" ou "Mais tarde eu faço", cumpra sua palavra!

Às vezes, como pai, em um momento de fraqueza, faço promessas a meu filho apenas para que deixe de me interromper. Já fez isso? ...descobri que ele registra todas as promessas e espera que eu cumpra. Você tem de cumprir suas promessas!
Sabe qual o problema número 1 no relacionamento de pais e filhos? ...ressentimento. E a causa n
º 1 de ressentimento são promessas quebradas.

Ec 5.5: "É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir".

Maridos, que promessas vocês precisam cumprir? 
Você prometeu levar a esposa a algum lugar... ou consertar uma torneira que está pingando?

Pais: vocês prometeram um passeio com os filhos?

Quando uma pessoa é confiável, ela não terá que dizer "eu juro!" ou fazer o "sinal da cruz", cruzar os dedos. Não, simplesmente não precisará convencer as pessoas.

Uma segunda sugestão a fim de desenvolver fidelidade na sua vida: Respeite seu casamento.
Na cerimônia de casamento, os noivos trocam alianças como símbolo dos votos que estão fazendo - prometem ser fiéis um ao outro.
Não é preciso cometer adultério para ser infiel. Hoje se pensa assim... algumas pessoas têm um caso de amor com o trabalho, com o futebol na areia, a televisão... em detrimento do marido ou da esposa.

A Bíblia diz que se você é casado, seu relacionamento com seu cônjuge só deve ser precedido pelo seu relacionamento com Deus, Hb 13.4: "Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério".
Faça um círculo ao redor da palavra "honra", que significa "respeitar, valorizar em alta estima, encarar com seriedade".

Então, se quiser desenvolver a fidelidade, respeito seu casamento. Mantenha seus votos e honre seu casamento.

A sugestão n
º 3 pra desenvolver a fidelidade é: Utilize seus talentos.
1Pe 4.10: "Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!". 
Deus deu a você alguns talentos, dons e espera um retorno!

Se quiser ser mais fiel, utilize seus talentos. Talvez diga: "Não tenho tais e tais talentos... não sei cantar!" A fidelidade não depende do que eu não posso ou não tenho - depende do que faço com o que tenho.
Nem todos podemos ser brilhantes, mas todos podemos ser fiéis e a fidelidade é que conta para Deus!
Por isso: cumpra suas promessas, respeite seu casamento e utilize seus talentos.

Aproveite o tempo ao máximo. Essa é a próxima sugestão. 
Tempo é coisa que todos temos em comum, a mesma quantidade: 24 horas por dia, 168 por semana.
Ef 5.15,16: "Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm".

Há três coisas que você pode fazer com o seu tempo: pode gastá-lo, desperdiçá-lo ou investi-lo! (fidelidade implica em administrar o tempo). 

Há dois desperdiçadores de tempo: SAUDADE e a ANSIEDADE. 
Quando nos PRENDEMOS À SAUDADE, desperdiçamos tempo olhando para trás para mudar algo que não podemos mais mudar.

Quando nos PRENDEMOS À ANSIEDADE com o futuro, desperdiçamos tempo ficando nervosos com os acontecimentos que talvez nunca se sucedam.

Para ser uma pessoa fiel, desista dos pensamentos tipo: 
quando eu terminar de... 
quando as crianças terminarem a escola... 
quando eu me aposentar... 
quando eu pagar as contas... DEUS MANDA VOCÊ SER FIEL AGORA!

Ouça, Deus compreende sua agenda, compreende mesmo. Melhor que você! Então, pergunte a Ele: "Que devo fazer?" Pergunte-lhe: "O que devo excluir?" ...não queira abraçar o mundo com as pernas!
Valorize o tempo. Isto faz parte da fidelidade.

Uma outra sugestão que tenho para lhe fazer é esta: Fique ao lado dos seus amigos. 
Esta é outra maneira de cultivar a fidelidade: Uma pessoa fiel fica ao lado de seus amigos, está em Pv 17.17: "O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão". 
Amigos de fato são confiáveis!
Lá em Ribeirão Preto-SP tenho um amigo que, mais de uma vez, quando nos sentávamos para conversar, ele fazia questão em dizer: "Não importa o que aconteça, sou seu amigo. Conte comigo."

Se eu pedisse para você escrever cartas a cinco pessoas com quem sabe que pode contar, a quem escreveria? ...quem escreveria à você dizendo: "Sei que posso confiar em você"?

Fique ao lado de seus amigos!

A sugestão n
º 6 é a seguinte: Administre bem o seu dinheiro.
Se quiser cultivar na sua vida o fruto da fidelidade, tem de aprender a administrar seu dinheiro.
Deus dá a você recursos, e a Bíblia diz que lidar com o dinheiro é um teste de fidelidade para com Ele, Lc 16.11: "Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras?"

Deus diz que se você não for fiel com as posses materiais, não lhe confiará os recursos espirituais! - as coisas espirituais são as coisas verdadeiras!

Então, você precisa de perguntas como esta: "Sou fiel no dízimo? Pago minhas contas em dia? Tenho sido um administrador sábio do dinheiro que Deus me tem dado?"

Que significa ser fiel em suas finanças? [que Deus prepare seus ouvidos para ouvir o que vou dizer]:

1Co 16.2, fala da contribuição e define o que significa, por exemplo, ser um contribuinte fiel: "Todos os domingos cada um de vocês separe e guarde algum dinheiro, de acordo com o que cada um ganhou...
O verso diz três coisas: Primeira, devemos contribuir regularmente, toda semana, todos os domingos - uma pessoa fiel dá sistematicamente, não de vez em quando.

Não é: "Ah! Hoje me sinto bem. Vou dar alguma coisa para Deus. Tome, Senhor!" - Não é assim. [eu costumava pensar que a contribuição na igreja devia acontecer quando sentimos a necessidade de dar], porém, Deus diz que a contribuição deve ser constante, todos os domingos, quer sintamos vontade, quer não.

A segunda coisa que Deus diz nesse verso é que sua contribuição deve ser planejada: Deve planejar com oração e separar parte do que ganhou [se for casado, deve sentar com a esposa/marido e falar sobre a quantia que, a seu ver, Deus deseja que dê semanalmente] - se não planejar, não dará com fidelidade, regularmente - Lembre-se: Deus busca fidelidade!

E a terceira coisa que Deus diz nesse verso é que a contribuição é proporcional - a quantia que você deve ofertar depende de quanto o Senhor o ajudou a ganhar [o dízimo, 10%, é o ponto de partida] - Se Deus o abençoou com abundância nas finanças, pode dar muito mais que 10%!

Portanto, a fim de desenvolver a fidelidade em sua vida: cumpra suas promessas, respeite seu casamento, utilize seus talentos, aproveite seu tempo, fique ao lado de seus amigos e administre seu dinheiro.

Uma outra sugestão: Trabalhe melhor!
Se for procurar um emprego, fazer uma entrevista, o que o empregador leva em conta? ...sua confiabilidade: equilíbrio, responsabilidade, pontualidade, constância. Todos querem saber de seus hábitos de trabalho.

Como seu trabalho pode afetar sua fidelidade? Jesus disse em Lc 16.10: "Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes". Sua fidelidade é afetada por sua atitude nas pequenas coisas da vida.
Às vezes é um servicinho de nada... mas você o faz no prazo marcado?
É uma pequenina coisa dar um telefonema para alguém. Mas você faz isto dentro do prazo? 
Como você lida com as pequenas coisas da vida?

A fidelidade também é afetada pelo modo como lidamos com o que não é nosso. Jesus disse em Lc 16.12: "E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?"
...quando está trabalhando com o material do patrão, você é cuidadoso como se o material fosse seu?
...se dirigisse o seu próprio negócio, estaria tomando cafezinho a toda hora?
Deus disse que isto é uma prova de fidelidade! Portanto, esforce-se no seu trabalho, a Bíblia diz, Cl 3.23: "O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas". 

Sabia que como membro aqui da Igreja Central, que como um cristão, você deve ter a reputação de ser a pessoa mais confiável no trabalho?

A oitava sugestão como desenvolver a fidelidade é assumir compromisso com uma igreja.
Rm 12.5 diz: "...embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo". 

A Bíblia diz que os cristãos estão ocupados em uma batalha espiritual (a Bíblia fala em luta, conquista, esforço, batalha, vencer, vitória). Nós cristão somos comparados a soldados, 2Tm 2.3. O apóstolo Paulo diz que devemos nos revestir de "toda a armadura de Deus" - você está em uma batalha espiritual e precisa de apoio e reforço.

Quando se tornou crente, alistou-se no exército de Deus!
Agora, suponha que eu vá a uma repartição de recrutamento e diga: "Quero me alistar no exército". Eles respondem: "Ótimo, assine aqui na linha pontilhada". Então digo: "Humm, espere um pouco. Quero me alistar no exército, mas tenho uma condição: Não quero ser designado para nenhum batalhão específico. Quero ficar andando de um batalhão para outro. Vou fazer parte do exército, mas não quero ser designado para um grupo específico, porque se a batalha ficar difícil naquele lugar, quero ir para outro batalhão, e se não gostar do comandante de lá, poderei me juntar a outro batalhão...

Você acha isso possível? Claro que não! Mas é assim que muitos crentes se relacionam com o exército de Deus: andam de igreja em igreja...

Amado, quando você se torna cristão, assume um compromisso... deixar de ser expectador, e ser um conquistador!
Sabe qual a diferença entre simplesmente freqüentar uma igreja e tornar-se membro dela? ...é como a diferença entre casar-se e simplesmente viver junto. A diferença é o compromisso.

Quem pode contar com você? Alguém pode contar com você? - não existe algo como um "crente solitário": Ser cristão significa estar comprometido com Jesus Cristo e com o seu povo, o exército de Deus!
Portanto, uma maneira de cultivar a fidelidade é assumir o compromisso.

Conclusão
Se você estiver cumprindo sua promessa, honrando seu casamento, tendo um compromisso com sua igreja, esforçando-se no seu trabalho ou seu sendo leal com seus amigos, Deus vai honrar sua fidelidade.

Por quê? Porque quer que nos tornemos mais e mais parecidos com Jesus, que foi fiel até à morte e ganhou a coroa da justiça!

Você não pode julgar esse assunto sem importância. Certa vez Jesus contou a parábola do senhor que se foi embora e deixou seus servos como responsáveis. Quando voltou, os servos foram recompensados não por sua capacidade, conhecimento, intenções, mas por sua fidelidade.
Jesus deixou-nos na responsabilidade do seu negócio aqui na terra e um dia vai voltar. Quando voltar, vai nos encontrar fiéis?

Pr Walter Pacheco da Silveira