Meus Sermões

ARRUMANDO A VIDA
Colossenses 2.15

 

Introdução:
Final de ano é tempo de festas... Natal, Ano Novo... mas, final de ano também é tempo de balanço... 
É tempo de organizar a vida, arrumando o que se bagunçou durante o ano... é hora de arrumar a vida e se preparar para desfrutar de uma vida melhor, ou como lemos nos cartões: "Próspero Ano Novo!"

Na verdade, todo o dia é tempo de arrumação diante de Deus... até que não morramos, até que não percamos os sentidos, até que Jesus não volte e o mundo não tenha fim... Deus dá a todos nós, todos os dias, oportunidade para arrumação!

É que o nosso Criador deseja, mais do que ninguém, que nossa vida esteja em ordem, limpa e organizada! Lemos isto em Cl 2.15: "Me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo." - NVI

A desordem, trás para as nossas vidas: Perdas, Tristezas, Ira, Conflitos, Doenças, Improdutividade e Aborrecimentos.
Nós precisamos colocar nossa vida em ordem...Você precisa! ...você precisa colocar a sua vida em ordem, em dois aspectos: no interior e no exterior.

Sua VIDA INTERIOR, precisa estar em ordem: o seu "EU", as suas emoções, os sentimentos, pensamentos... as dúvidas que você tem, os questionamentos que faz, os traumas que sofreu, as dores que sente... 

Alegrias, tristezas, medos, sonhos... tudo isso faz parte da vida interior!

Sua VIDA EXTERIOR também precisa estar arrumada: o casamento, os relacionamentos, os filhos, o trabalho, os estudos, a saúde, etc. 
Deus quer que você organize o seu mundo exterior e a sua vida interior... como lemos na Bíblia (3Jo 1.2), essa revelação: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma". 

Mas para isto, para que você comece a viver uma vida melhor, uma arrumação hoje, é indispensável.

Se você tomar uma decisão de mudança e fazer alguns ajustes, que só dependem de você mesmo, a vida vai melhorar para você.

Muitas coisas geram bagunça à vida de uma pessoa...
Vamos pensar na questão do sofrimento... quanta desarrumação o sofrimento causa na vida de uma pessoa!

E a questão mais importante: como podemos ARRUMAR A BAGUNÇA GERADA PELO SOFRIMENTO?

No Sl 10.14 lemos que todo o sofrimento é visto por Deus, enxergado por Ele... está escrito: "Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos."
O que é o sofrimento? ...é uma dor física, mas também emocional... o sofrimento é uma sensação desagradável, que invade a nossa vida, gerando dor, amargura, desastres.

E de onde vem o sofrimento? ...ah! mais fácil é fazer uma lista de onde ele não vem!

O sofrimento vem de todos os lados... as cinco maiores causas de sofrimento são essas:

DECEPÇÃO
Será que sua vida está toda bagunçada hoje, por que você confiou completamente em uma pessoa que decepcionou você e, por isso, você está sofrendo a dor da decepção?
Ou estará você decepcionada com seu marido? Ou você, decepcionado com sua esposa? Com seu namorado? Com seu amigo? Decepcionado com alguém importante para a sua vida?

A decepção realmente dói muito... eu já passei por ela!

DOENÇA
Quem sabe, sua vida está desorganizada, porque existe alguém, existe uma pessoa intimamente ligada a você, que está lutando contra uma doença? 
Você se angustia com a situação, porque está vendo uma pessoa amada sofrendo muito, até parecendo morrer aos poucos... 

Entendo a sua dor... Isto é terrível. Eu sei, e realmente imagino, como isto dói e faz sofrer... entendo a sua dor, porque eu já acompanhei casos assim!

...a terceira maior fonte causadora de sofrimento é a:
MORTE
Será que você está com sua vida toda desordenada, toda bagunçada, porque você está de luto em seu coração... ainda se recuperando pela morte de um amigo, de um parente? 
Talvez para você, a morte de alguém querido, aconteceu há vários anos atrás, porém, a dor ainda é tão intensa que tem desarrumado a sua vida... tem desestruturado o seu dia-a-dia...

Eu sei que isto realmente dói muito... entendo a sua dor, porque eu já passei por ela também: perdi todos os meus avós... a dor da separação, eu senti pela primeira vez na infância, quando vovó morreu em nossa casa... No Natal do ano passado passei o Natal com a minha última avó, estávamos juntos em Teresópolis... no Ano Novo ela foi internada e ainda no início do ano, faleceu.

...outra das maiores fontes geradoras de sofrimento é a:
INGRATIDÃO
Quem sabe, sua vida está bagunçada hoje, porque você está com o seu coração partido, porque alguém que você amou, que você investiu, que você se deu e confiou, não reconheceu tudo o que você fez?
A ingratidão dói muito e sei como é isto...

Eu já passei por isto algumas vezes como pastor! Certa vez, no início do meu ministério em Brosdowisk-SP, a ingratidão de um moço que congregava conosco, me fez sofrer tanto que surgiu brotoejas, brotoejas vermelhas e que coçavam, em meu corpo.

...o que também gera sofrimento, são as:
PERDAS EM GERAL
Será que sua vida está bagunçada porque você perdeu algo muito caro e, que na verdade, não dá para repor? 
Então, agora, você está arrependido, está triste, com remorso... 

Terá havido alguma perda tão grande, tão incalculável, em sua vida? Será que houve um momento, em que você disse SIM, quando deveria ter dito não, e agora não pode mais voltar atrás?

O que você perdeu? ...a palavra, o caráter, a dignidade, a virgindade? 

O que você perdeu de tão caro: o amor de sua vida... a oportunidade de um bom emprego?

Ou quem sabe, você tenha perdido o seu patrimônio... o emprego, um investimento, dinheiro? ... enfim, qual é a sua perda?

Eu já perdi algo de valor na vida também... como dói as perdas!

Tenho 41 anos de idade e me solidarizo com você, porque já passei por todas estas questões na vida. 
Alguns sofrimentos que tive foram profundos, outros foram leves, e de alguns outros já nem me lembro... todavia uma coisa eu sei: NÃO EXISTE DOR QUE JESUS NÃO POSSA SARAR! Aleluia!

Você está sofrendo? Quais são as bagunças geradas em sua vida pelas maiores fontes de sofrimento que existem? 

Esta noite, Deus quer entrar em sua história!

...para sua vida ser arrumada da bagunça gerada pelo sofrimento, é necessário que VOCÊ:
1. CONFIE NA SOBERANIA DE DEUS SOBRE A VIDA
Deixe que eu leia o que diz a Palavra de Deus em Is 40.10-11: "O Soberano, o SENHOR, vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha. Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias."
Deus governa sobre tudo e vê tudo, inclusive os filhos que sofrem: Crianças e velhos, pobres e indefesos... Deus vê a todos!

Ele não é insensível... Deus sabe todas as coisas e está no controle do mundo!

Você pode não estar percebendo, mas o Senhor Deus, a Bíblia mostra aqui, Ele está agora mesmo: CUIDANDO, AJUNTANDO, CARREGANDO e, CONDUZINDO todas as suas ovelhas na terra... Inclusive você!

Confie em Deus!

...em segundo lugar, para a sua vida ser arrumada da bagunça gerada pelo sofrimento, é necessário que VOCÊ:
2. ESPERE PELA JUSTIÇA DE DEUS
Lemos isto na Bíblia (Sl 9.8-10): "Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão."
O nosso Deus julga com JUSTIÇA e governa com RETIDÃO. Aleluia!

E lemos mais: "O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, SENHOR, jamais abandonas os que te buscam."

Acredite, Deus já viu a sua dor!

Então, espere pela manifestação da justiça divina... não será a justiça humana que vai arrumar a bagunça de sua vida gerada pelo sofrimento. Não! Espere pela justiça de Deus! Amém?

...outra coisa: para a sua vida ser arrumada da bagunça gerada pelo sofrimento:
3. CREIA QUE JESUS FAZ MILAGRES
Na Bíblia lemos dos milagres de Jesus!
Certa vez, uma mulher que sofria a doze anos de uma hemorragia, que havia padecido sob o cuidado de vários médicos e que havia gastado tudo o que tinha, e que em vez de melhorar, piorava, ouviu falar de Jesus... então, ela chegou por trás dEle, no meio da multidão, e tocou na beirada do manto de Jesus... ela pensava: "Se eu somente tocar em seu manto, ficarei curada". E o que aconteceu? Imediatamente cessou a hemorragia e a mulher sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. E Jesus percebeu que dEle havia saído poder - poder que fez milagre à vida daquela mulher! 

Creia que Jesus não mudou e que ainda realiza milagres.

...outra coisa: para a sua vida ser arrumada da bagunça gerada pelo sofrimento:
4. TENHA UMA PERSPECTIVA ETERNA DE VIDA
Quero ler a palavra de Deus para você. Ap 21.4 e 1Co 2.9: "Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". E na outra parte, está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam". - I Co 2.9
Se você ver somente as coisas dessa vida e desse mundo aqui, isso só aumentará a sua dor.
Mas Deus tem preparado algo grande para a sua vida, então, veja além do sofrimento, veja além da bagunça gerada pela sua dor... 

Amado, diz a palavra de Deus: Ele "é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós" (Ef 3.20).

Conclusão:
Então, fim de ano é tempo de arrumar a vida, é tempo de fazer planos, é tempo de arrumar a bagunça gerada pelo sofrimento! 
Será que você quer decidir hoje, dar os quatro passos que podem mudar a sua vida para sempre?
Irá você:
Confiar na soberania de Deus?
Esperar pela justiça de Deus?
Crer nos milagres de Jesus?
Ter uma perspectiva eterna de vida?

Esse é o tempo de você tomar esta decisão e arrumar hoje, toda a bagunça que o sofrimento gerou em sua vida.
Você quer ter um momento de conserto, de arrumação da vida, perante Deus? ...deixe o seu lugar e venha para orarmos juntos aqui à frente...

Pr Walter Pacheco da Silveira, 07.12.2005.