Meus Sermões

ESPERANDO GRANDES COISAS DE DEUS
I Crônicas 4:10

 

“Jabez orou ao Deus de Israel: 
"Ah! abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”.

Introdução
Mais dois finais de semana e você estará em Ano Novo!

Eu espero grandes coisas de Deus!

Grato por ter expectativa pelas grandes coisas de Deus (mundo e a humanidade desaprendeu a esperar as grandes coisas).

Com a miséria... povo assimilou cultura da desgraça. Daqui a pouco TV mostrará a “Retrospectiva 2002” e a manchete: "Veja o que houve de ruim em 2002".

Visão mesquinha! Não se chama a atenção para as boas notícias, as coisas grandes, mas para o que houve de ruim. É a cultura da desgraça e da morbidez (o que é ruim dá ibope.

Se uma pessoa salva alguém de morrer afogado, isto não dá audiência. Mas se alguém morrer afogado, isto dá). É o "espírito de abutre", de miséria, de coisas pequenas que têm dominado a vida das pessoas que não têm expectativa por Deus.

Quantos estão esperando coisas boas para o Ano Novo? Levantem a mão...

O texto fala de alguém que esperou grandes coisas de Deus – seu nome: Jabez. E Deus atendeu o pedido dele!

Capítulo é parte das genealogias do VT – são textos cansativos, até chatos (enorme lista de nomes desconhecidos – só em Crônicas são 500 deles!) É de desanimar!

Mas no meio de todos, Jabez foi o mais ilustre de sua família, diz o v.9: “Jabez foi o homem mais respeitado de sua família”. Outra versão: "mais ilustre do que seus irmãos". 

A mãe deu o nome “Jabez”, porque “com muitas dores o dei à luz”. O significado: “ele causa dor”. Quem quer nome desse?

Em lugar de ficar amargurado, de mudar o nome, Jabez voltou-se para o Senhor – ele esperou grandes coisas de Deus para a sua vida.

V.10 diz: “Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah! abençoa-me e aumenta as minhas terras!

Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”.

Muitos acham que é oração para ser liberto da dor ou um pedido para que ele não causasse dor a outros.

O fato é que foi um grande pedido feito a Deus.

Há pessoas que não esperam muita coisa de Deus e há outras que não esperam nada...

Tem o tipo que diz: “Ah! Se Deus quisé e me dé um barraquinho onde me escondê, tá bom...” Se Deus é capaz de dar uma casa boa, digna, por que querer um barraquinho?

Sabe, algumas pessoas sofrem da síndrome de Gabriela (lembra da novela de Jorge Amado?): "eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim; Gabriela!" - isso é próprio dos acomodados, dos desesperançados.

Uma vez alguém disse: "Existe muito pouca diferença entre as pessoas - mas é esta pequena diferença que faz TODA diferença". É verdade: algumas esperam grandes coisas de Deus, outras esperam pouco ou mesmo nada...

Eu creio que Jabez era ilustre porque pediu que Deus o ajudasse a viver de forma reta para que não causasse dor a outros; creio que era ilustre porque soube esperar grandes coisas de Deus.

Amado: Não importa qual seja o seu nome, você também pode ser uma pessoa ilustre! Comece hoje a esperar grandes coisas de Deus. Peça que Ele abençoe você!

Creia que Deus promete coisas extraordinárias àqueles que o buscam com fé!

Você espera grandes coisas de Deus? Está esperando por elas agora?

Se você espera grandes coisas de Deus (algumas providências):
1) Você Precisa Pedir a Bênção de Deus
O v.10 revela Jabez dizendo isto: "Ah, Senhor, abençoa-me".
Jabez devia conhecer um provérbio que diz, Pv 10.22: “A bênção do Senhor traz riqueza [é que enriquece], e não inclui dor alguma”. Aleluia! 

Em uma quarta-feira de outubro, no ano de 1999, num momento de muita oração, o Espírito Santo falou comigo: "Nada de Deus é pequeno. Nada de Deus é pouco. Nada do .

Bíblia diz para em tudo darmos graças, mas eu também sei que a bênção de Deus não inclui dor alguma. Por isso tem algumas coisas que eu já aprendi: enfermidade

não é de Deus, falta de dinheiro não é de Deus, desânimo não é de Deus, dor alguma vem de Deus para nos destruir... Então, se não é de Deus eu não quero, e portanto também oro: “Abençoa-me, Senhor!”

A Bíblia diz exatamente isto de Jabez, uma pessoa que sabia o que era dor: “[ele] orou ao Deus de Israel: Ah, abençoa-me...”. Outra versão até diz “Se me abençoares muitíssimo” – não era pouco, não! 

Por que você não começa logo a tomar esta providência? ...peça a bênção de Deus sobre sua vida!

Use de sabedoria, considere e tome decisão: a bênção de Deus enriquece – Deus não tira da pessoa, Ele não dá desgosto...

Diga esta noite: “Senhor Deus, abençoa-me”! Todos os homens, digam isto agora, repitam: “Senhor Deus, abençoa-me”. Agora, as mulheres...

Se você espera grandes coisas de Deus (outra providência é...):
2) Você Precisa Desejar uma Vida Abundante
V.10b: "E aumente as minhas terras". Outra versão: "E alargues as minhas fronteiras".
Jabez teve visão de crescimento – quis expandir suas fronteiras... 

Você precisa dessa visão: desejar uma vida melhor, ser uma pessoa melhor, ter uma vida mais produtiva, abundante! 

Uma vez Jesus falou que é isto que glorifica a Deus, Jo 15:8: “Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto”! 

Para dar muito fruto, você precisa escolher uma vida de crescimento.

Esta semana, ouvi dizer de uma reunião de pastores que estavam orando por seus ministérios. Alguns oravam: “Senhor, faz a Tua obra prosperar; levanta o Teu povo 

para conquistar a cidade!” Mas havia um que orava: “Senhor Deus, conceda que a minha igreja tenha 4 pessoas...”.

É medíocre a vida da pessoa que não quer crescer na vida; ela se acomoda e adoece – pessoas que se acomodam, podiam bem ser apelidadas de CARRINHO DE MÃO? ...porque são pessoas que precisam ser empurradas prá frente!

Amado: Tenha a visão de crescimento! ...Uma vez um homem crente chegou todo vaidoso ao pastor e disse: “Tenho 23 anos de vida cristã”. O pastor, corrigiu logo: “Não, não! o irmão tem 1 ano de crente. O resto é repetição”. ...quantos são assim: nenhum sinal de melhora, de crescimento... são sempre as mesmas pessoas de anos atrás... 

Mas quando a pessoa está bem, saudável, ela não é acomodada, ela cresce. A tese de Rick Warren, quem sistematizou Uma Igreja Com Propósitos, é justamente essa:

"Onde há (só não cresce quem não estiver saudável). 

Pois Jabez estava espiritualmente saudável: queria ser abençoado muitíssimo, coração pulsava pela bênção de Deus, queria romper fronteiras (ter suas terras aumentadas)... 

Se você quer esperar grandes coisas de Deus, comece hoje a desejar uma vida abundante também. SONHE OS SONHOS DE DEUS! ...FAÇA PLANOS!

Se você deseja ser um funcionário melhor, precisa se desenvolver como funcionário. Se quer ser um líder melhor, precisa se desenvolver como líder. Se quer ter filhos melhores, você deve se tornar um pai melhor... enfim, a única maneira de você crescer é escolhendo ser uma pessoa saudável.

Você se torna saudável se livrando de tudo que atrapalha a saúde: vícios, maus hábitos como: comer demais, dormir demais... e começa a fazer as coisas

certas: exercícios, boa alimentação... (espiritualmente também é assim: você deve deixar o pecado: a mentira, inveja, ira, a incredulidade, o comodismo... e fazer as coisas certas: obedecer a Deus, amar a Deus e ao próximo...

Tornando-se uma pessoa saudável, você terá sonhos, visão de crescimento, será bem humorado, estará animado para trabalhar e dirá: “Senhor, alarga as minhas fronteiras, aumenta as minhas terras!” 

Mas qual deve ser sua motivação de pedir esta prosperidade a Deus? É para si ou para abençoar outros?

A sua motivação deve ser a motivação de Jabez: A idéia aqui é de receber para repartir!

Quanto mais for abundante sua vida mais você poderá ajudar outras pessoas. Deus gosta disso e, por isso, a Bíblia diz “E Deus atendeu à oração de Jabez”.

Se você espera grandes coisas de Deus (outra providência):
3)Você Precisa Desejar o Poder de Deus
V.10, Jabez orou: "[Senhor] Que a tua mão esteja comigo".
A mão de Deus é poderosa! Os céus são obras da mão de Deus, diz o Sl 102.25: “os céus são obra de tuas mãos”. Nós também somos obra das mãos de Deus, podemos dizer como Jó: “Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram” – temos as marcas digitais de Deus!

A mão poderosa de Deus se manifestou quando o povo de Israel foi milagrosamente liberto da escravidão no Egito – todos disseram: “o SENHOR nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres!” ...era reconhecimento do poder de Deus!

Outro texto muito impressionante sobre a mão poderosa de Deus, 1Rs 18.46: “E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezreel”.

A NVI substituiu o termo “mão” por “poder” e não está errado: “O poder do Senhor veio sobre Elias...” e o resultado: “correu à frente de Acabe por todo o caminho até Jezreel”. 

Foi uma corrida poderosa: Acabe partiu para Jezreel de carro (v.45), e Elias, sobre quem estava a mão de Deus, prendendo a roupa na cintura, correu, alcançou Acabe, ultrapassou o carro de Acabe e chegou na frente dele! Oh! Glória!!!

É isso que Jabez pediu a Deus: “Senhor, que a tua mão esteja comigo”, o teu poder sobre mim!!!

Quando você tem o poder de Deus, você é capacitado para fazer coisas sobrenaturais.

Você também precisa desejar o poder de Deus.

Se você não desejar e buscar o poder de Deus para sua vida... você vai ficar pra trás.

Se você espera grandes coisas de Deus (providência):

4. Você Precisa de Cobertura Espiritual
Jabez orou (V.10d): "guardando-me de males e livrando-me de dores".
O tempo todo estamos sujeitos a muitos males e muitas dores (o próprio Jesus ensinou a orar: “livra-nos do mal”). 

Isto é assim porque o diabo é destruidor; ele é o autor do mal. 

Este pedido de Jabez confirma a existência maligna do diabo (fato que não podemos negar – os que se enclausuram a fim de escapar, se enganam; os que procuram a perfeição extinguindo seus desejos carnais, não conseguem.).

O mal originou-se no Diabo; no entanto, ele sempre procura moradia na vida dos seres humanos. Ninguém escapa de ser atacado com males e dores!

Ao orar: "guardando-me de males e livrando-me de dores" ou “livra-nos do mal”, estamos falando, em primeiro lugar, do mal que vem de fora.

Às vezes, pessoas queridas são instrumentos nas mãos do diabo para nos tentarem: um convite para experimentar isto ou aquilo, com conversa de que não é pecado, que todo mundo faz e não vai prejudicar a ninguém! – ...um jovem convence a sua noiva de que o amor que os une permite a realização de todos os seus desejos! São astúcias do Diabo para causar males e dores!

A oração “livra-nos do mal” ou “guarda-me dos males...” também se refere ao mal que : ciúmes, orgulho, egoísmo, inveja, mentiras, roubos, pensamentos indignos...

Jesus disse (Mt 15:19): “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”. O profeta Jeremias declarou: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”. Nosso coração, infelizmente, é fonte de males e de muitas dores!

Mas Deus é o único capaz de COBRIR-NOS DE PROTEÇÃO e livrar-nos completamente do mal. Amém?

Vou lhe contar algo bíblico: Através de Moisés, Deus disse que cada família de Israel matasse um cordeiro e colocasse o seu sangue sobre os umbrais das portas de suas casas – Moisés disse ao povo: “Quando o Senhor passar pela terra para ferir aos egípcios, Ele verá o sangue sobre a verga e as ombreiras das portas. Aí então, o Senhor passará por esta porta. Ele não permitirá que o destruidor entre em vossas casas para matar os vossos primogênitos”.

Satanás é o destruidor – desde da queda do homem no pecado até à ressurreição de Jesus, o poder da morte estava nas mãos do diabo.

Mas naquela noite de Páscoa no Egito, Deus ilustrou Seu plano...

Quando Satanás, nas sombras da noite, projetaria uma escuridão mortal sobre a terra, a presença de Deus foi à frente da obra do destruidor. Quando Deus viu o sangue nos umbrais de cada casa israelita, Ele, o próprio Deus “passou por cima da porta”, protegendo seus moradores - a presença de Deus cobriu a família de cada casa de Aleluia!!

O salmista expressou isto melhor que ninguém, séculos mais tarde, Sl 91: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei... ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro... Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade... Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios”. 

Naquela noite escura de morte, a proteção contra o destruidor era o sangue (de cordeirinho – espalhado nos umbrais das portas na forma de cruz). Que imagem vívida da cobertura de salvação que temos em Jesus! 

Jesus é o cordeiro de Deus para nós, a sua cruz torna-se nossa porta de entrada para a vida – o sangue de Cristo está nela, proporcionando-nos cobertura de proteção contra o destruidor!

Jabez reconheceu isto e pediu a Deus: “Senhor, guarda-me dos males e livra-me das dores” – ele estava pedindo cobertura a Deus.

Amado, nós temos da parte de Deus toda a proteção que possamos precisar contra todas as forças do mal – o poder do diabo sobre nossas vidas foi quebrado no Calvário.

Agora, em Cristo Jesus, nós temos a cobertura de Deus: cobertura sobre nossas vidas, sobre nossas casas, nossas famílias... Aleluia!!!

Por isso, se você quer desfrutar das grandes coisas de Deus, peça a proteção de Deus porque o diabo é destruidor e ele quer derrubar você!

Conclusão: 
Tomadas estas providências, EM FÉ, espere grandes coisas de Deus!
Deus vai honrar sua fé! "E foi Jabez o homem mais respeitado de sua família". Outra: "Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos".

Comece a esperar grandes coisas de Deus a partir de hoje...
Buscando a Bênção do Senhor;
Desejando uma vida abundante;
Buscando o Poder do Senhor;
Buscando Cobertura de Deus. 

Pr Walter Pacheco da Silveira, Domingo, 22 de dezembro de 2002