Meus Sermões

QUE IMAGEM VOCÊ FAZ DE SI MESMO
Gênesis 1.27-28

 

“Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: – Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem”.

 

Introdução

A Bíblia diz que Deus criou os seres humanos parecidos com Ele...

Isso não é dito de nenhum outro animal, de nenhum outro ser vivo.

 

É dito apenas e tão somente do homem e da mulher: Deus os criou à sua imagem e semelhança. Irmão, você fica bem em qualquer espelho!

 

Mas, que imagem você faz de si mesmo?

É a imagem de uma pessoa que traz a imagem do Criador, a semelhança (nada mais, nada menos) do próprio Deus?

 

É a imagem de uma pessoa amorosa, carinhosa e humilde... ou é a imagem de uma pessoa triste, amarga e rancorosa?

 

Porque é muito sério e importante a imagem que fazemos de nós mesmos!2

A psicologia moderna fala muito em auto-imagem, parecendo até uma grande novidade... mas já de muito tempo, já na primeira página da Bíblia, Deus se refere à nossa imagem afirmando que nos criou parecidos com Ele mesmo.

 

Agora, uma das armas mais fortes que Satanás utiliza para nos destruir é de natureza psicológica, daquelas que afetam a imagem de Deus em nós.

 

Ao longo da vida, nossa auto-imagem está em processo de formação.

E que auto-imagem é essa? ...é o seu retratinho 3x4, colocado no alto da estante ou do guarda-roupas? ...essa auto-imagem é o retrato mental de como nós nos vemos.

 

A Bíblia revela que somos criados à imagem de Deus, mas nem sempre nos vemos assim, nem sempre nos enxergamos como Deus nos vê... por uma série de fatores.

 

Por exemplo, os pais. Certos pais prejudicaram a formação da correta imagem daquilo que os seus filhos são ao dizerem pra eles, frases como: "Você não tem jeito. Você é um desastrado, um tonto" e coisa e tal.

 

E uma má notícia3 é que se não nos vemos corretamente, se não nós vemos da perspectiva bíblica, o nosso senso de valor fica enormemente prejudicado e daí, teremos dificuldades de realização na vida... e até nossa saúde física, emocional e espiritual fica comprometida.

Quando o crente não se vê à luz daquilo que a Bíblia revela sobre ele, o prejuízo é mesmo muito grande.

 

Você já deve ter percebido o que as pessoas normalmente dizem quando se pede pra elas fazerem alguma coisa na célula. O líder diz lá: “Você pode ficar responsável pelo quebra-gelo do próximo encontro?” E a pessoa responde assim: “Ah! Eu não... pede pra fulano!” “Você pode dar um testemunho?” A pessoa responde: “Ah! Tenho vergonha...”.

 

Agora mesmo, nós estamos precisando que todas as células da igreja multipliquem o número de líderes...

É verdade que temos o alvo de ganhar novas pessoas, essa é a nossa visão, é o nosso foco, mas nós estamos com um grande desafio: precisamos de 2 a 3 novos líderes por célula...

 

Aí, o líder chega pra um irmãozinho e diz: “Irmão, Deus quer usar a sua vida como um futuro líder de célula bem-sucedido; nós precisamos enviar você para a Escola de Líderes já pro domingo!” Aí o irmãozinho fala: “Que isso, irmão, não levo o menor jeito; não nasci pra ser líder, não... chama outro!”

 

Mas liderar não é questão de vontade ou de ter dom... é claro, existe o dom da liderança (quem tem este dom, lidera com desenvoltura), mas existe também o que Deus estabeleceu no dia que o homem foi criado.

Está aqui em Gn 1.264: “...Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder (outra versão da Bíblia fala “domínio”, que é exercer autoridade, governo) sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão”.

 

Ou seja, Deus criou o homem com capacidade para exercer influência. Liderar é exercer influência... e isso, toda pessoa faz, positiva ou negativamente; consciente ou inconscientemente.

 

Então, que imagem você faz de si mesmo? Porque tem uma boa notícia também: se você acha que nunca está bem “na fita”, na imagem, a boa notícia é que nós podemos melhorar!

 

...qual a imagem que você faz de si mesmo? 5

1 - É UMA IMAGEM REAL OU ILUSÓRIA?

A pessoa quando tem imagem ilusória de si mesma, ela se acha melhor que todo mundo, acha que nasceu com mais “neurônios” que os outros e por conta disso, todo mundo é ignorante e somente ela é a tal!

Mas o que ela não sabe é que ter uma imagem ilusória de si mesmo é altamente destrutivo, principalmente na área dos relacionamentos...

 

Quando a pessoa adquire uma imagem ilusória de si mesma, uma imagem distorcida da realidade, ela fica arrogante, orgulhosa, soberba... e a Bíblia fala: “O orgulho leva a pessoa à destruição” (Pv 16.18).

 

Quem vai querer conversa com alguém que se considera “mais em tudo”?

Eu achei interessante aquela cena do filme A Prova de Fogo, em que um bombeiro cheio de si, sabidão, orgulhoso, é nivelado na mesma altura dos outros. Estava a turma em torno da mesa e o bombeiro cheio de si se gabava, quando o capitão o desafiou a beber um vidro com molho de pimenta mais rápido que ele. O tempo foi cronometrado e o capitão bebeu primeiro, sem pausa. E depois foi a vez do outro, que já no primeiro gole sentiu que não era tão bom assim quanto pensava. Teve que reconhecer que sua auto-imagem era ilusória... depois o capitão revelou que... bem... você vai ter que assistir o filme!

 

Agora, a Palavra de Deus também diz em Rm 12.36: “...não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos”.

O Senhor diz pra não nos acharmos melhores do que realmente somos, mas também diz pra pensarmos com humildade a respeito de nós mesmos. Quer dizer, eu não devo me achar melhor do que sou e também não devo desprezar a mim mesmo, achando que sou pior que todo mundo.

 

A humildade equilibra as coisas e Deus desejou que fosse assim. Deus estabeleceu que o homem viva e exerça domínio, não sozinho, mas em equipe...

 

Precisamos uns dos outros para vencer! 7

Sabe quantas pessoas estão envolvidas na vida de um campeão? Um atleta olímpico, pode ter certeza, ele tem junto de si uma equipe. Ele tem: Treinador, preparador físico, médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, massagista... e quanto não tem recurso pra isso, tem os parentes! Todos estes e muitos outros participam da vida de um campeão.

 

É por isso que eu preciso estar na minha célula... eu quero ser um campeão... eu preciso de cada pessoa ali, (talvez, eles nem entenderam isso ainda, e costumam me deixar sozinho durante a semana, sozinho nos cultos de domingo pela manhã...), mas eu preciso de cada um deles, porque sozinho eu não vou conquistar o que eu preciso.

 

E sabe, mesmo estando longe, muito longe mesmo da perfeição, eu também reconheço que posso ajudar, que posso servir à cada um deles.

 

Você precisa enxergar a mesma coisa em você mesmo: nenhum de nós é superior ao outro e nem inferior. Ambos precisamos um do outro. Amém?

 

...como é a imagem que você faz de si mesmo:

2- É UMA IMAGEM SAUDÁVEL OU DOENTIA? 8

Na terceira carta de João 2, está escrito: “Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde...!”

Há quem se veja como um “zero à esquerda”, como um ninguém... sempre pessimista, com palavras negativas na boca... reclamando de tudo e de todos e, inclusive, de si mesmos.

 

Pois, essa imagem doentia que a pessoa cria ou adquire de si mesma, é altamente prejudicial... a pessoa se prejudica no seu trabalho, nos seus relacionamentos com outras pessoas, além, é claro, de prejudicar sua saúde.

 

Mas como é que Deus quer que estejamos? ...bem em tudo e com boa saúde!

 

Mas é preciso que a pessoa se veja da maneira correta, da maneira sadia, como a Bíblia revela.

E a revelação é que você foi criado à imagem e semelhança de Deus. Isto significa que você não é um zero à esquerda, porque existe em você um reflexo da imagem divina. O apóstolo Paulo fala9: “Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus” (1Co 13,12).

 

Deus nos conhece em profundidade, tanto naquilo que somos, quanto naquilo que podemos chegar a ser. Então, pela perspectiva bíblica, podemos afirmar o seguinte: Deus deseja que eu me veja como Ele me vê.

 

Ninguém criado por Deus é um zero à esquerda... cada um de nós tem o seu valor e todos ficamos bem em qualquer espelho!

 

Ah! Irmão, quando essa reunião terminar chega pro seu líder e diga pra ele: “Olha, eu passei em frente ao espelho, parei, dei uma boa olhada e você sabe o que eu vi refletido lá enquanto eu estava assim, bem de frente pra ele? ...eu vi um servo de Deus abençoado, eu vi um discipulador, eu vi um líder de célula bem sucedido!” Aleluia!

 

...como é a imagem que você faz de si mesmo: 10

3- É UMA IMAGEM ESPIRITUAL OU NATURAL?

Vamos recordar os fatos da nossa criação, está em Gn 1.27-31: ”Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: – Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento. E assim aconteceu. E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o sexto dia”.

 

Alguns destaques aqui do texto.

Primeiro, somos a imagem de Deus, a “cara do Pai”...

 

Segundo, somos abençoados... o v.28, em outra versão lemos: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”. (temos poder pra tudo isso, porque somos abençoados).

 

Terceiro, somos frutíferos, desde o primeiro dia, Deus declarou que somos multiplicadores e que somos líderes!

 

Quarto: Deus nos mantém, Ele nos sustenta...

 

E quinto: Deus viu que tudo que Ele tinha feito era muito bom – ou seja, entre o tudo que Deus viu, lá estava o homem e Deus olhou e disse: é muito bom!

 

Irmão, sabe qual é a Imagem que Deus tem de você? ...vencedor... lindo... abençoado... conquistador!

 

CONCLUSÃO

Mas por causa de darmos lugar à uma imagem negativa11, isto é, ilusória, doentia e natural de nós mesmos, acabamos muitas vezes, frustrando o plano que Deus tem pra nós.

Deus nos capacitou para a liderança, para o governo, e muitas vezes nos vemos com depreciação e falamos: “Ah, não quero ser líder não, não levo jeito...”.

 

Sabe o que precisamos fazer para nos vermos com a imagem correta? A melhor maneira é começarmos com Jesus. 12

 

Em Jesus, Deus tem feito coisas tão extraordinárias para a vida de todos nós. A mais maravilhosa delas é a nossa salvação. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

 

Por isso, o segredo da auto-imagem real, saudável e espiritual, é pensarmos no que somos aos olhos de Deus, através de Jesus.

 

Então, escreva num adesivo e cole no seu espelho: “Eu sou tudo13 o que a Bíblia diz que eu sou... eu tenho tudo14 o que a Bíblia diz que eu tenho... e eu posso15 tudo o que a Bíblia diz que eu posso”.

 

Glória a Deus!

Dê um forte aplauso ao Senhor.

 

Pr  Walter Pacheco da Silveira, 24.5.2009. Fonte: Wagner (MIBA).