Meus Sermões

UMA IGREJA FORTE 
Atos 11:19-30

 

Introdução: 
A igreja primitiva é o modelo de como a igreja deve ser.
Seus erros e sucessos, são colocados de forma muito clara em Atos, nas Cartas e em Apocalipse para nós encontrarmos o caminho.

Este texto é uma parte da história do crescimento da igreja.

Uma Igreja Forte é formada de membros que...

1. Olham problemas como OPORTUNIDADES de Crescimento (vs. 19-20)
"Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estevão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus....Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus."

Um evangelismo contextualizado, realizado por pessoas altruístas, positivas, pessoas que tem a capacidade de olhar além dos problemas. Isto chama-se visão.

Os “dispersos” foram anunciando por toda a parte o evangelho. Os de Chipre e de Ciriene, falavam grego e anunciavam Jesus aos gregos.

2. Estão interessados na APROVAÇÃO do Senhor (v. 21)
"A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor."

"A mão do Senhor estava com eles" - Coisa maravilhosa.

Uma igreja aprovada por Deus. Deus só coloca a sua mão sobre a obra que Ele aprova!

Porque a mão do Senhor estava sobre a igreja, havia...

1. Conversões de vidas (v. 21b.),

2. Visão missionária (v. 22) - "Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia".

Resultado da ação visão missionária: v. 26 - "E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos."

Precisamos é da Unção do Senhor para prosseguirmos nestes dias tão difíceis! Não precisamos da aprovação de outros crentes, o que importante não é o que outros crentes pensam de nós, e sim o que Deus pensa e o que os não crentes pensam.

3. Evidenciam a graça do Senhor através de VIDAS FRUTÍFERAS (v. 23)
"Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fieis ao Senhor, de todo o coração."

Numa igreja cristã saudável, pequena ou grande, urbana ou rural, rica ou pobre, evidencia-se a graça do Senhor sobre ela através de vidas, de pessoas transformadas e trabalhadoras.

A graça é evidente: Pela alegria e firmeza dos irmãos!

Existem igrejas que quando olhamos apenas vemos coisas ou picuinhas.

Queremos ver a graça de Deus em nossa igreja através de nossas vidas!

4. Buscam uma ESPIRITUALIDADE contagiante(v. 24)
"Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor."

Barnabé = Homem íntegro, de bem, homem bom, homem cheio do Espírito Santo, homem de fé, homem de integridade.

Diz o texto, no v. 23 que ele exortava o povo a permanecer no Senhor. Ele era um homem com autoridade, autoridade é formada com duas bases:
1. Unção (Deus),
2. Caráter (Homem),

5. Contribuem FINANCEIRAMENTE para expansão do Reino (v. 29-30)
"Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia....E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo."

Cada um que deseja ver o Reino de Deus crescer precisará dar do seu também, enviando sua oferta segundo suas possibilidades.

Uma igreja forte se faz da dependência de Deus como vimos nos textos acima, mas também da nossa liberalidade em contribuir e entregar nossas ofertas de fé e amor!

Conclusão:
Queremos fazer a vontade de Jesus e como Sua igreja, precisa ser o que Ele deseja que sejamos, o modelo foi dado pela igreja em Antioquia (Atos: 11: 19-30).

Uma igreja FORTE vai impactar a cidade! 

Pr Walter Pacheco da Silveira