Meus Sermões

COMO ORAR PELOS PERDIDOS
2 Coríntios 10.4-5

Introdução
As células receberam para esta semana um material extraído do Manual de Líderes de Células que orienta como orar pelos perdidos.
 
Muitas células já leram este material e outras ainda irão ler... é um material muito importante.
 
Nós crentes temos um peso no coração pelos perdidos ou pelos amados que caíram da fé...
 
Porém, muitas vezes ocorre de orarmos num espírito de medo em vez de fé.
 
Talvez, porque a salvação de algumas parece ser impossível de acontecer.
Olhamos para alguns da nossa Lista de Bênçãos e no fundo, é como se falássemos: “Ah! Não posso acreditar que fulano se converta!”
 
Mas, o irmão/irmã está lembrado do que está escrito na Bíblia, Palavra de Deus, em Marcos 10.27?: “Todas as coisas são possíveis para Deus.”
 
Outro texto que precisa ser bem lembrado por todos nós é 2Co 10.4-5: “As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos idéias falsas 5e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.” (2 Coríntios 10.4-5).
Esse verso mostra o poder sobrenatural das armas espirituais que Deus preparou pra nós.
 
São armas poderosas de Deus capazes de destruir fortalezas... e nós temos que orar para que fortalezas, para que o orgulho, sejam destruídos na vida das pessoas que queremos alcançar.
 
E a questão importante é essa: acreditar que as obras do inimigo serão destruídas.
 
Você pode ter fé, porque já é um fato realizado, concreto, que Cristo comprou para Deus, todos os seres humanos.
Mas o diabo não quer soltar nenhum, por isso que mantém as pessoas presas...
 
Então, precisamos, por meio da oração de fé, reivindicar e tomar para Deus, em nome de Jesus, o que já é de Deus por direito.
 
Todas as pessoas foram compradas para Deus mediante a morte de Cristo... mas ninguém é automaticamente salvo – todas as pessoas precisam se arrepender do pecado e crer no Evangelho.
 
E é a nossa intercessão, a nossa oração, que capacita as pessoas a fazer isso.
 
Portanto, orar pelos perdidos é orar sabendo que eles foram comprados para Deus mediante o sangue de Jesus.
Cada pessoa perdida pela qual nós oramos deve ser mencionada pelo nome como propriedade comprada por Deus.
Deveríamos orar: “Senhor, o José ainda não é crente, ainda não tem Jesus no coração, mas o José é do Senhor, pertence ao Senhor e Satanás deve soltá-lo, em nome de Jesus!”.
 
Sabe, com a autoridade do nome de Jesus, precisamos reivindicar a libertação, precisamos orar para que a mente seja convencida, e a pessoa levada ao arrependimento e a fé em Jesus.
 
Satanás somente entrega algo quando é obrigado, forçado...  ele nunca é bonzinho nem compreensivo.
Essa verdade está tipificada na pessoa de Faraó do Egito... o povo de Deus, Israel, era mantido escravo... Deus mandou que Faraó deixasse o povo ir, mas ele não liberava... então Deus o obrigou... Satanás é assim.
 
Por isso, a oração precisa ser objetiva e persistente.
 
Quando você estiver orando pela salvação de alguém, inclua os seguintes aspectos em sua oração (isso foi ou ainda será passado para sua célula):
Apresente a pessoa pelo nome a Jesus Cristo como sendo propriedade dele.

Ore contra os poderes das trevas que procuram reter a vida da pessoa de modo que essa pessoa tenha a liberdade de aceitar ou rejeitar a Jesus Cristo livre da interferência e das amarras de Satanás.

Ore para que o Espírito Santo leve a pessoa a Cristo, convença-a de seus pecados, e revele a ela a verdade sobre o plano de salvação de Deus para a sua vida.

Ore para que Deus traga circunstâncias, pessoas e eventos para a vida dessa pessoa assim que ele revele a necessidade de Cristo em sua vida.

Ore para que Deus use você como um instrumento para trazer a pessoa para Cristo. Ore para que o Espírito Santo guie você em cada palavra e ação para que você faça a coisa certa no tempo certo. Ore para que a luz e a alegria de Cristo brilhe por seu intermédio como um testemunho da sua fé cristã.

Ore para que a vida, o caráter e a natureza de Crista sejam formados na pessoa.

 
Pr Walter Pacheco da Silveira, Fonte: Manual do Auxíliar de Célula, pg. 110-112