Meus Sermões

TRÊS DISPOSIÇÕES NECESSÁRIAS

 

Introdução
Quando nós vamos consultar um médico para um possível tratamento ou prevenção de um determinado mal, nós temos que ter a disposição para seguir as orientações do médico, não é verdade? (ele vai pedir exames, vai receitar remédios, vai fazer recomendações para uma dieta...); então, precisamos ter a disposição para seguir estas orientações, ou perdemos nosso tempo e nosso dinheiro com aquela consulta.
Amado: Para que nossa alma seja tratada por Deus e nosso espírito tenha saúde, também é necessário estarmos dispostos a fazer o que Deus recomenda.

É possível que Ele peça um exame mais minucioso de nossa a fim de que barreiras do nosso passado sejam quebradas; talvez Deus receite ou oriente a você firmar uma nova aliança com Ele e para isso é preciso estar disposto.

Eu vejo que nós precisamos de três disposições. A primeira é:
A disposição para ser corrigido
A Bíblia diz isto sobre Josué: "Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do SENHOR, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até a tarde... O SENHOR disse a Josué: "Levante-se! Por que você está aí prostrado?" (Josué 7.6,10).
Josué estava num momento de profundo arrependimento. Ele diz em oração, na presença de Deus, no v.11, o motivo porque está assim: "Israel pecou. Violou a aliança que eu lhe ordenei. Apossou-se de coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto de seus bens".

Irmãos: Quando comparecemos, em oração, na santa presença de Deus, o Todo Poderoso e Santo, em nós é feita como que uma radiografia até o mais íntimo do nosso ser.

Tudo é manifesto, e se existe um pecado atrapalhando a comunicação com o Senhor, o Senhor coloca o Seu dedo ali e nos mostra qual o motivo que nos impede de chegar à Sua presença.
Vemos isso no caso de Josué: "Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até a tarde...".

Essa atitude de Josué mostra seu profundo arrependimento e desejo de voltar a agradar a Deus.
Nós devemos estar dispostos a isto! Dispostos a ser corrigidos!

Não faz sentido participar do culto se não existir essa disposição de aceitar a correção do Senhor. Amém?

Depois, precisamos ter:
A disposição para perdoar
O Senhor disse: "E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados". (Marcos 11.25).
Um sinal profético de que o amor de muitos esfriaria, tem se caracterizado entre os crentes nestes últimos dias e um dos sintomas do amor se esfriando, é a falta de disposição para perdoar.

Se não perdoamos de todo o coração as pessoas que têm feito algo contra nós, o Senhor fechará o céu para nós.

A Bíblia diz que a medida com que medimos os outros também é usada em relação a nós. Jesus ensinou que devemos orar: "...Pai... perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores."

Não faz sentido você orar para ser abençoado por Deus se não está disposto a chegar ao âmago da questão, onde verdadeiramente você precisa ser abençoado.

Será que estamos dispostos a perdoar?

E outra que precisamos ter é:
A disposição para ser sincero
Está escrito em Hebreus: "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11.6).
Amado, através da fé é possível alcançar tudo; o próprio Deus, inclusive!

Mas uma coisa sobre a fé que todos precisamos aprender é que a fé que há em nós está intimamente ligada à nossa disposição para a verdade.

Se em meu coração não há disposição para a verdade, para uma vida sincera, então, eu tenho proporcionalmente pouca fé, pois a fé em meu coração é exatamente tão forte quanto a verdade em mim.

Essa ligação da fé com a verdade, encontramos em Hebreus 10.22, que diz: "...aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé...". Isso, colocado em outras palavras, quer dizer o seguinte: que somos incapazes de crer se não somos sinceros.

Se eu busco ao Senhor e quero encontrá-lO, porque quero ser abençoado, mas meu coração não é verdadeiro nem sincero, essa oração não tem força para ser atendida. Pois não sendo sincero, verdadeiro, não posso crer, não posso aproximar-me de Deus em plena certeza de fé.

Portanto, tem que haver no nosso coração essa outra disposição também: a disposição para uma vida sincera, pautada na verdade.

Conclusão
Irmãos: Quando adentramos o santuário e chegamos ali no lugar santíssimo, na sala do trono, na presença íntima de Deus, o nosso coração somente será tocado se houver em nós essas três disposições:
- A disposição para ser corrigido
- A disposição para perdoar
- A disposição para ser sincero

Portanto, mediante essas disposições, é que estaremos prontos para chegar diante do Deus Todo Poderoso e adentrar o santuário, prostrando-nos em verdadeira adoração.

E quando você adentra a sala do trono nessas disposições, é só deixar que o Espírito Santo flua, flua, flua... e ali, no fluir do Espírito Santo em você, sentindo o calor da própria presença de Deus, então as suas feridas de alma são tratadas, a sua vida é revestida de poder, porque a unção de Yeshua Hamaschia escorre sobre sua cabeça e o seu espírito é renovado em Deus! Aleluia!!

Ministração
Você pode se levantar em seu lugar? Feche agora os seus olhos, e deixe que Deus sonde o seu coração...
Ah! Nós precisamos daquelas disposições... precisamos ouvir mais a voz de Deus... precisamos saber o que Ele quer... precisamos aprender a depender de Deus... precisamos... precisamos andar debaixo da unção do Espírito... precisamos ter o coração de servo... precisamos servir com mais amor... precisamos aprender a ser fiéis...

Você concorda que precisa? ...então, enquanto ouvir a canção ["Preciso" Fx 3, Ludmila Ferber], venha para orarmos de joelhos, prostrados, aqui à frente... venha se quebrantar na presença de Jesus.

["Quão Amáveis São" Fx 8, Ludmila Ferber]
..............já que você está na presença de Deus, no santo dos santos, comece agora a adorá-Lo.
Diga para Deus, que você também ama estar no lugar Ele Deus está, que sua alma também suspira por Ele, que seu coração anela por Ele e que só deseja a presença dEle.
Adore ao Senhor.............

Pr Walter Pacheco da Silveira