Meus Sermões

O GRANDE DESEJO DA VIDA

Salmos 27.4

 

Introdução

Davi declarou: Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei... paremos um momento e reflitamos sobre estas palavras.

Qual tem sido o seu grande desejo? O que o seu coração anseia, acima de tudo?

Davi disse: Uma coisa peço ao Senhor... o que é esta uma coisa, no seu caso? ...o que você está desejando ardentemente no seu coração, agora?

Havia uma coisa que Davi pedia ao Senhor e por ela buscava.

Será que essa uma coisa, pedida e buscada por Davi, é a mesma uma coisa que vem queimando o seu coração de desejo?

 

Este Salmo nos deixa expostos!

A maioria de nós se difere de Davi... Davi buscava uma coisa... e nós, a quantas coisas buscamos?

Somos mais vezes parecidos à Marta, ansiosos e interessados em muitas coisas, sendo que apenas uma é necessária.

Nos Evangelhos, Jesus elogiou Maria, a irmã de Marta, porque, diferentemente dela, Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada (Lc 10.42).

Mas, que era esta uma coisa tão desejada por Maria, por Davi... e reconhecida por Jesus, como necessária... boa e que não será tirada?

O grande desejo da vida de Davi, não podia se comparar ao seu reino, à sua riqueza ou à sua posição como rei.

O grande desejo de Davi ultrapassava todos os outros desejos que podiam haver em seu coração.

O grande desejo da vida de Davi consistia no seguinte, primeiro:

 

1- TER A PRESENÇA DE DEUS

Lemos no v.8 deste Salmo, o rei Davi declarando: A teu respeito diz o meu coração... A tua face, Senhor, buscarei.

Davi dizia: Uma coisa peço ao Senhor, e essa coisa não era o desejo por um reinado próspero, não era o desejo por vitória atrás de vitória, não era o desejo por reconhecimento do tipo Davi: o melhor rei de todos os tempos!

Não... essa uma coisa que Davi tanto desejava, que ele mesmo declarou pedir e buscar, essa uma coisa consistia de um desejo pela presença de Deus.

Nenhuma coisa na vida poderia se comparar ao desejo de Davi pela presença de Deus.

Irmão, você pode recordar de alguma vez em que seu anseio por Deus tenha sido assim?

Deixe o Espírito Santo criar um profundo anseio por Deus, hoje, em seu coração... um anseio maior do que você jamais experimentou até hoje.

Oh! Espírito Santo, vem sobre nós e crie em nós esse profundo anseio por Deus, um anseio intenso e profundo, jamais experimentado por nós até hoje! Vem, Espírito Santo! Vem, Espírito Santo! Vem! Vem e aprofunde o anseio do nosso coração por Deus... toque o nosso coração com Sua presença!

Hoje Deus quer colocar um desejo ardente em você, um desejo intenso por Ele. Você recebe?

 

...o grande desejo da vida de Davi também consistia em:

HABITAR NA CASA DE DEUS

Lemos no v.4: ...que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, Davi se expressou.

A casa do Senhor, para Davi, era o templo, onde na sua época, a presença do Senhor se manifestava...

Naqueles dias, Deus habitava entre os querubins no Lugar Santíssimo do templo... ali estava o que os rabinos chamavam de shekiná palavra hebraica que significa habitação de Deus, também usada para descrever a manifestação da presença e glória de Deus.

Davi desejava habitar na casa de Deus por que ali estava a shekiná, ali estava a presença e a glória de Deus.

Hoje em dia, o equivalente da shekiná é Jesus Jesus é a manifestação da glória de Deus em carne humana...

Quando Jesus nasceu, lemos na Bíblia, que os pastores de Belém viram a glória do Senhor, que os cercou de resplendor, e tiveram grande temor (Lc 2.9)... Mas o anjo lhes disse: Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Jesus é a nossa shekiná!

Davi desejava habitar na santa presença de Deus, ele desejava a glória de Deus... Davi declarou isto: Uma coisa pedi ao Senhor a coisa que mais busco que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

Irmão, por que você busca a presença do Senhor?

Para matar a curiosidade ao ver a manifestação da glória? ...é para receber dons? ...é para cumprir um ato de religiosidade e poder dizer: Fiz a minha parte: busquei a Deus e fiz oração?

Ouça: nenhuma dessas razões motivava Davi... no v.4 lemos, que Davi desejava habitar na casa de Deus para poder contemplar a bondade do Senhor não era para matar a curiosidade... não era para cumprir um hábito religioso...

Davi amava a Deus e tudo o que ele mais queria era contemplar a beleza de Deus.

Pelo que você está ansiando quando busca por Deus?

Ah! Como somos egoístas... buscamos a Deus interessados em Suas bênçãos, em Seus livramentos, em socorro...

Porém, eis aqui esse fato: Davi buscava a Deus, não as coisas de Deus... Davi buscava a Deus puramente para ter comunhão com Ele... e você?

 

Conclusão

Sobretudo o mais na vida, Davi fixou o desejo do seu coração nessa única coisa: estar na presença de Deus.

Ter dinheiro, reconhecimento, fama, não satisfazia o desejo do coração de Davi... não satisfazia a maior de todas as necessidades da vida dele... irmãos, apenas a presença de Deus satisfazia!

Davi pedia e buscava por uma coisa, apenas uma coisa: a presença de Deus.

 

Ministração

Hoje, bem poucas pessoas anseiam intimidade e comunhão com Deus... a maioria deseja rapidamente receber favores de Deus... e só isso.

Irmão, se você é uma pessoa assim, ouça: Deus quer colocar um desejo ardente em você por Ele... Deus quer dar à você sede por Ele, anseio por Ele...

 

O que dificulta você de tornar-se íntimo de Deus? Hoje o Espírito Santo removerá toda pedra do seu coração...

Mas isso começa com você dando o seu coração... você precisa dar o seu coração ao Senhor... e o Senhor, então, renovará o seu coração... Deus tornará o seu coração segundo o próprio coração dEle como fez com Davi, que era segundo o coração de Deus!

 

Eu sinto que o Espírito Santo quer que eu ore por você...

Oh! Pai, em nome de Jesus, quero apresentar ao Senhor estes irmãos e estas irmãs... E peço ao Senhor, ó Deus, leve a cada um mais fundo nas águas do Seu rio; remova todo obstáculo de seus caminhos. Oh! Deus, pelo poder do Seu Espírito Santo, peço que a cura do Senhor seja liberada e que em cada coração, haja um anseio pelo Senhor, um anseio profundo pelo Senhor. Oh! Deus, os nossos corações estão clamando pelo Senhor... desejamos o Senhor! E, agora, ó Deus, eis que levantamos nossas mãos ao Senhor, e declaramos: Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor! Oh! Deus, nossos corações anseiam pelo Senhor, do mesmo modo como a terra seca anseia por água, ansiamos pelo Senhor... Pai, em nome de Jesus, derrama a Sua shekiná sobre nós! Em nome de Jesus! Amém!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 05.10.2005