Meus Sermões

VOCÊ PRECISA DESTE ENCONTRO
Marcos 10:46-52 (A Cura do Cego de Jericó)

 

"46. Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. 47. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 48. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim. 49. Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 50. Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus. 51. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja. 52. Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho." 

Introdução 
Nas páginas do Novo testamento encontramos muitas pessoas que tiveram as suas vidas mudadas, transformadas, porque tiveram um encontro pessoal com Jesus. 
A Bíblia conta do oficial de um rei, um homem que estava aflito porque seu filho estava à beira da morte, mas que encontrando-se com Jesus, foi ajudado e teve o seu filho completamente curado... 

A Bíblia conta de um homem endemoninhado, que andava nu e morava entre as sepulturas de cemitério, mas que, tendo um encontro com Jesus e, por causa desse encontro, passou a andar vestido e a gozar de perfeito juízo! 

A Bíblia conta da mulher samaritana, mulher que havia sofrido na mão de cinco amantes e que estava desiludida, mas que encontrou Jesus e descobriu o seu verdadeiro valor! 

A Bíblia conta de uma mulher surpreendida em adultério, e que foi arrastada para a rua a fim de ser linchada por pessoas que se achavam muito santas... mas que também encontrou Jesus e O ouviu falar para aquelas pessoas: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela". Então, Jesus abençoou aquela pobre mulher com seu perdão e disse: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado". 

A Bíblia conta de Zaqueu, um homem responsável pelo dinheiro público e, que se enriqueceu extorquindo os outros, mas que teve o seu encontro com Jesus e foi mudado em outro homem, tanto que ele disse assim: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais". Isso foi tão impressionante que Jesus declarou isto: "Hoje houve salvação nesta casa!"

A Bíblia conta de uma mulher que vinha sofrendo 12 anos de uma hemorragia que não sarava, mas que cheia de fé, teve o seu encontro com Jesus, tocou no manto dEle e, naquele mesmo instante, foi sarada de sua hemorragia! 

Ah como a Bíblia é preciosa, e ela registra muitos outros casos de homens e mulheres que tiveram a vida mudada! 
Vidas que, após o encontro com Jesus, nunca mais foram as mesmas, porque foram mudadas completamente! 

E a força destes e tantos outros casos, nos falam bem forte ao coração nesses dias, porque, todos também queremos, eu creio, ter a sua vida mudada! 

Por isso, quero pensar com você um pouco na história de Bartimeu. 
No v.46 lemos dele: Bartimeu... um homem que precisava muito ter a situação da sua vida mudada... E ele conseguiu isso, sabe como? ...encontrando-se com Jesus.

Bartimeu teve um encontro com Jesus e a sua vida mudou, a sua condição mudou, a sua história mudou! 

Ouça: Se você vem dizendo, nestes dias, que a sua situação não muda, que a vida não melhora... escute isso: Bartimeu teve o encontro que você também precisa ter a fim de ver a sua vida mudada! 

Quero apontar cinco razões porque você precisa deste encontro? 

...a primeira razão é essa: 
1. JESUS PODE RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS
Diga isto à pessoa do lado: "Jesus, pode resolver os seus problemas". Agora, diga isto para si mesmo. Diga assim: "Jesus, pode resolver os meus problemas".
Veja, se quiser, o v.46: "Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu".

Repare bem como andava a situação desse homem: sentado na rua (ele mesmo não andava, mas a situações dele caminhava de mal a pior, continue a leitura...), mendigando, e cego. Que vida miserável, que vida medíocre, a vida de Bartimeu. 

Ele era um homem sem família, sem teto e sem visão... Bartimeu tinha vários problemas: problemas familiares (era sozinho), problemas financeiros (mendigava) e problemas de saúde (era cego). 

Pergunte a pessoa do lado: "Você realmente tem problemas?" ...naturalmente que sim! 
Agora, você não precisa ter problemas tão grandes e nem tão sérios para se sentir miserável como o Bartimeu aqui da Bíblia...

Você não precisa ser apanhado com 7 malas de dinheiro para dizer: "Estou com problema"... nem precisa ser preso com dinheiro dentro das calças e nem ser surpreendido com uma guarnição de 200 policiais federais em frente à porta da sua loja a fim de prende-lo... mas, na verdade, basta um probleminha, e isso já nos tira a alegria, o sossego e a paz... 

Já reparou nos jogos esportivos? ...títulos de Campeonato têm sido perdidos por causa de pequenas coisas: ...um ponto de diferença, um gol, um escorregão, um desequilíbrio... Pois, muitas vezes, são os pequenos probleminhas da vida que nos tornam medíocres e miseráveis. 

Ah! Mas quando Bartimeu teve o seu encontro com Jesus, ele foi mudado em outro homem... a vida dele mudou radicalmente! ...porque JESUS PODE RESOLVER, como ninguém mais, os PROBLEMAS que temos! 
Essa é a primeira razão por que você precisa de um encontro com Jesus.

...a segunda razão porque você precisa desse encontro, é a seguinte... 
2. JESUS PODE ATENDER A SUA ORAÇÃO
Diga depois de mim: "Jesus pode atender minha oração". 
No v.47 lemos isto de Bartimeu: "Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a Clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" 

Você está com um problema e a mulher não te escuta... o marido não te ouve... o patrão não quer te ouvir? 

Amado... isso é algo que com Jesus não acontece. 
Jesus sempre está com os ouvidos abertos e atentos à oração do que clama por Ele... agora mesmo você pode clamar a Jesus, você pode dizer: "Senhor, tem compaixão de mim!" e sabe o que vai acontecer? Ele vai ouvir você! 

Lemos nesse verso que, Bartimeu, ouvindo que era Jesus, abriu a boca e gritou: "Jesus... tem compaixão de mim!"

Então lemos isto no v.49: "Jesus parou". 
Foi uma parada proposital... Jesus mandou dizer ao homem para se aproximar, e depois no v.52 está escrito que Jesus o atendeu, abençoando-o com a restauração das vistas! 

Compensa você ter um encontro com Jesus... e nesse encontro você vai abrir a boca e vai clamar e Jesus vai ouvir! Aleluia!

A terceira razão porque você precisa de um encontro com Jesus, é que... 
3. JESUS SE IMPORTA COM A SUA DOR
Diga à pessoa do lado: "Você não faz idéia, mas Jesus tem um interesse especial por você!"
Ouça: ...Jesus, por ser o Senhor, Ele pode estar em qualquer lugar do universo, mas Ele escolheu morar no seu coração... Jesus é louco por você! ...Ele morreu na cruz por você!

Tem muito namorado dizendo que morre de amor pela namorada e nunca morre... Ela, coitada, até cheia de razão pode protestar: "Você vive dizendo isso e nunca cumpre!" 

Mas Jesus cumpriu - Ele morreu de amor por você! 

E foi movido por esse amor, lemos aqui no v.48 e 49 que, enquanto "muitos repreendiam [Bartimeu], para que se calasse... [veio Jesus, Ele parou] ...e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama." Jesus se importou com Bartimeu! 
As pessoas estava dizendo: "É só um mendigo, é apenas mais um desses pobre coitados...". Mas Jesus dizia: "Não! É mais um feito à imagem e semelhança de Deus, vou abençoá-lo!"

Cheio de compaixão, Jesus parou - interrompeu o que estava fazendo - e tocou a vida daquele homem, o endireitou, o abençoou... Por que? ...se importava com Ele! 

Você também é muito especial para Jesus! ...Jesus se importa com a dor que existe em seu coração - uma dor que talvez, você nem chegou a compartilhar com ninguém, nem com a mãe ou o pai, o irmão ou a irmã, justamente por julgar não ser compreedido... ah! Mas Jesus se importa com a sua condição, Jesus se importa com a sua vida! 

É por isso que, hoje, você precisa ter o seu encontro com Jesus! Ele vai parar e vai dar atenção, vai te ouvir, vai te abençoar!

...Outra razão porque você precisa desse encontro, é que:
4. JESUS DESEJA O MELHOR PARA VOCÊ
No v.50 e 51 está escrito: "Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus....[E Jesus, então, perguntou pro cego Bartimeu], e Que queres que te faça? [...e ele respondeu]: Mestre, que eu veja".
Hoje, Jesus está neste lugar, - sua presença é real, porque disse: "Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador (o Espírito Santo), a fim de que esteja para sempre convosco" (Jo 14.16) então, hoje, se você se levantar ao encontro de Jesus, como o cego Bartimeu fez, você vai ouvir o Espírito do Senhor, te perguntando isto: "Que queres que te faça?"

E quando esse momento chegar, amado, também terá chegado a sua bênção, porque Jesus deseja o melhor para você! Amém?

O que você diria a Jesus se Ele lhe perguntasse: "Que queres que te faça?"
Ponha-se no lugar de Bartimeu. Com outro nome, é claro: talvez você seja o Antôniomeu, o Josémeu, a Marimeu... Jesus pergunta: "Que queres que te faça?" Bartimeu logo declarou isto: "Mestre, que eu veja"! E você?

...será que você diria que deseja ver a sua alma salva... ver a sua vida mudada? ...será que você diria que deseja ver a sua casa abençoada? ...ver a enfermidade sarada! 

Jesus deseja o melhor para você. Por isso, tenha fé e diga pra Jesus esta noite: "Mestre, que eu veja - que eu veja minha vida salva... que eu veja a minha vida livre... que eu veja minha família abençoada, Senhor!" 

Vale a pena ter um encontro com Jesus, porque Ele sempre tem o melhor para você! Aleluia! 

...a última razão, que posso mencionar, para você ter seu encontro com Jesus, é que:
5. JESUS VAI TRANSFORMAR A SUA VIDA! 
Veja que impressionante o que lemos no v.52: "Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente [o cego] recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho".
Nesse ponto, eu gosto muito daquela versão da Bíblia onde se lê assim: "...tornou a ver e seguia a Jesus estrada a fora". Ou como aquela outra: "...logo viu e seguiu a Jesus pelo caminho".

Porque Jesus transformou duas coisas: a cegueira em visão... e a loucura em juízo (porque além de cego ele era louco... ou não é loucura viver a vida sem Jesus? - certamente que sim, sem Jesus todo homem está condenado ao inferno, é loucura não seguir a Jesus: "mas Bartimeu, foi transformado: recuperou a vista e seguiu a Jesus pelo caminho).

A transformação da vida de Bartimeu foi algo sobrenatural.
Antes de ter seu encontro com Jesus: Bartimeu vivia prostrado, dependente e mendigando... 

Mas, agora, depois de um encontro com Jesus, esse v.52 diz dele: andando e seguindo o seu caminho, com Jesus. Oh! Glória! ...Que transformação Jesus fez naquele homem de vida medíocre e miserável! 

Ainda hoje também é assim: para que sua vida seja transformada, você precisa encontrar Jesus.

Agora mesmo, nesta noite, nesta hora, a sua vida pode ser mudada num encontro com Jesus! [CHAMAR À ORAÇÃO]

Conclusão: 
Será que você deseja encontrar Jesus nesta noite? 
Esse encontro é plenamente possível - e é sobrenatural - você diz aí, no seu espírito: "Jesus, tem compaixão de mim; sou cego... sou pobre, sou medíocre e miserável... sou rebelde, sou duro de coração, sou teimoso, estou cheio de feridas, tenho cometido pecados, por isso mendigo... me arrasto pela vida distante da luz, distante de Deus... a cada dia eu me acabo, eu me afundo em meus vícios, em meus pecados... Por isso, Jesus, tem compaixão de mim." 

Sabe, quando você diz isso em seu espírito, nesta hora, o Espírito do Senhor, o Espírito Santo, que se move na direção que Deus dá, pára e enxerga você no meio da multidão e te faz aquela pergunta no coração: "Que queres que te faça?" 

Então, se você é sincero, e diz: "Senhor, eu quero ver... quero ver a minha vida salva, quero ver a minha vida mudada!... quero ver meu coração limpo de todo pecado, de toda mágoa, de toda culpa". Se você é sincero, e diz: "Senhor quero ver e, de hoje em diante, seguir a Jesus estrada a fora", não tenha dúvida que, nesse exato instante, Jesus, o poderoso Senhor, Ele vai sussurrar aos seus ouvidos: "Filho, seja abençoado... filha, seja abençoada... a sua fé te salvou!" 

Ministração
Quero fazer uma oração de bênção por você que quer ter seu encontro com Jesus. 
Se você entendeu que precisa de um encontro com Jesus, VENHA comigo aqui à frente...

Pr Walter Pacheco da Silveira - 22.07.2005.