Meus Sermões

JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS!

Lucas 22:61-62

 

61 O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”. 62 Saindo dali, chorou amargamente.

 

Introdução

Lemos aqui no v.61 que “naquele momento, Jesus voltou o olhar para Pedro” (BV).

Os olhos, dizem, são “as janelas da alma”... é que eles transmitem muito mais do que estamos percebendo ou sentindo... os olhos de uma pessoa são capazes de revelar sentimentos escondidos... os olhos são capazes de revelar as palavras que não são pronunciadas...

 

Além disto, são vários os tipos de olhar: existe o olhar fulminante... existe o olhar de misericórdia... o olhar interesseiro, e outros mais...

 

E dependendo do relacionamento que mantemos com alguém, é até possível se comunicar apenas com os olhos: isso é bastante comum entre marido e mulher, e entre pais e filhos...

 

Jesus também se comunicava com as pessoas e, principalmente com os Seus discípulos... Aqui no v.61 lemos de Jesus, voltando o olhar para Pedro.

Com o Seu olhar, Jesus enxergava toda a vida de uma pessoa... Na verdade, diz a mesmo a Palavra de Deus que desde o dia em que fomos formados, o Senhor já olhava para nós: “Os teus olhos viram o meu embrião...”, lemos no Sl 139.16!

 

E este olhar do Senhor, posto sobre nós, é altamente significativo: por meio desse olhar temos ajuda, proteção e salvação!

 

...essa parte da Bíblia, mostra que:

I - JESUS OLHA PARA AS NOSSAS FRAQUEZAS – V.61

Você deve saber que Jesus já tinha avisado a Pedro que, se ele enfraquecesse na fé, ele iria negar a Jesus, antes mesmo do galo cantar três vezes naquele dia.

Jesus avisou Pedro: “Satanás pediu você... ele quer te passar na peneira... quer ver se você é grão de verdade, ou é aquela poeira de palha que escoa pela peneira abaixo...”. Jesus já tinha avisado a Pedro... (Lc 22:31-33).

Você já avisou ou recomendou a uma pessoa fazer ou não fazer uma determinada coisa, e a pessoa se comprometeu com você, dizendo: “Está bem, vou fazer isso; vou seguir a sua recomendação”, mas...???

 

Isso lembra um pouco a relação entre pai e filho... o pai avisa o filho... mas o filho acaba falhando...

 

Agora, o que ocorre, é que nem sempre o pai olha para o filho que falhou com um olhar de perdão.

Na maioria das vezes, o olhar é de raiva, é de fúria..., e isto se dá, porque o pai não consegue conter a sua decepção com a falha cometida pelo filho.

 

Então, o pai passa a agredir, passa a descarregar sua raiva...

 

Mas quando Jesus nos olha, Ele consegue Se conter, Ele consegue dominar Sua emoção, e nos olha com Perdão.

É certo que Jesus não suporta o que é mau... nossos erros, nossas falhas, nossos pecados, certamente que aborrecem a Jesus, mas mesmo em meio às fraquezas,  Jesus olha para mim e para você e diz: “Vou lhe dar outra oportunidade; vou lhe dar uma nova chance – a chance de acertar e de vencer todas as suas fraquezas!” Aleluia!

 

Hoje Jesus olha para você e lhe oferece uma nova chance!

 

...essa parte da Bíblia nos mostra também, que:

II- JESUS OLHA PARA AS NOSSAS LÁGRIMAS – V.62

Eu acho impressionante o primeiro momento, a primeira hora, após Jesus ter ressuscitado.

Maria foi ao túmulo de Jesus, encontrou o sepulcro aberto, então se pôs a chorar, e enquanto chorava, olhou para dentro do sepulcro mas não viu o corpo de Jesus... Então ficou ali chorando, chorando em profunda tristeza.

 

Mas o que me impressiona é isto: o Cristo vivo, estava ali e, vendo Ele as lágrimas de Maria, Jesus disse: “Mulher, por que está chorando?”  Jesus vê as nossas lágrimas!

 

Aqui no v.62, lemos de Pedro, também chorando amargamente.

E as lágrimas de Pedro comoveram o coração de Jesus!

 

Jesus ficou de tal maneira comovido com o choro de Pedro, que tão logo ocorreu a Sua ressurreição, um anjo vestido de roupas brancas, assentado à direita do sepulcro, disse às mulheres: “Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto” – e o anjo ainda disse mais: “Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro (eu gosto é desse destaque: “e a Pedro”): Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão” (Mc 16.7).

 

Jesus viu as lágrimas de Pedro e Se lembrou dele de forma especial. Aleluia!

 

Assim também se passa com as nossas lágrimas...

As suas lágrimas, amado, não escorre pelo rosto sem que Jesus veja...

A cantora Cassiane gravou uma canção que declara isto: “Quando uma lágrima sua cair ao chão, Deus vai ouvir!”

 

Você tem derramado lágrimas? Tem tido momentos de choro, momentos de grande tristeza e de amargura?

 

Tem havido tantos problemas, e por isso você chora? Chora por causa de doenças, de fraquezas, de falhas, erros do passado, frustrações, traições?

 

Talvez você seja uma pessoa que chora sem que ninguém saiba... seu marido ou a esposa não sabe de suas lágrimas... ou talvez, sua mãe não sabe...

E certamente, é porque você desconfia que ninguém te compreenderá, ninguém irá defender você...

 

Mas, ouça: Não importa quanto você se esconda, Jesus vê as suas lágrimas...

E não apenas vê, mas como está revelado no caso de Pedro, Jesus fica comovido e Se lembra.

 

Hoje, Jesus vê as suas lágrimas, e se você confiar e entregar a Jesus o motivo das suas lágrimas, como servo de Deus, eu lhe digo isto em o nome do Senhor: Seu choro poderá durar uma noite, mas Ele te devolverá a alegria pela manhã! (Sl 30.5)!

 

...e esta parte da Palavra de Deus ainda nos mostra isto:

III- JESUS OLHA PARA O NOSSO CORAÇÃO – Jo 21.15-17

Ele olhava para o coração de Pedro...

Num capítulo antes (Jo 21.15), Jesus estava olhando para dentro de Pedro, para o coração de Pedro, quando perguntou: “Pedro, você me ama mais do que estes outros?” (BV).

 

E não dava para Pedro esconder nada de Jesus... Pedro só dizia: “O Senhor sabe todas as coisas.

 

Verdade! Jesus olha para o nosso coração e vê tudo!

Agora, nós, pela nossa limitação humana, erramos muito ao emitir juízo sobre alguém, porém, Deus não falha!

 

Ás vezes, pensamos de alguém: “Ah! Essa pessoa não quer nada... ela não tem jeito... ela não ama a Deus, olha só o comportamento dela...”

 

E ali pode estar alguém com o coração enorme, cheio de amor por Deus, e às pessoas...

 

Porém, o olhar de Jesus é preciso e nos ama.

 

Conclusão

Eu quero agora, que você feche os seus olhos... feche os seus olhos agora e tente ver Jesus olhando para você...

Jesus está lançando o olhar sobre você e é um olhar de amor, é um olhar de perdão, de cuidado, de proteção... Jesus está olhando para você!

 

Se você confiar em Jesus, lemos na Bíblia, no livro dos Salmos: Ele mudará o seu pranto em dança, a sua veste de lamento em veste de alegria, para que o seu coração cante louvores a Deus e não se cale... (Sl 30.11).

Por isso, abra agora mesmo o seu coração para Jesus... abra a sua vida para Jesus...

Ele olha para as suas fraquezas

Ele olha para as suas lágrimas

Ele olha para o seu coração

Jesus faz isso porque se importa com você – você é importante para Ele

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 24.08.2005.