Meus Sermões

QUEM SABE FAZ A COMUNHÃO, NÃO ESPERA ACONTECER!
1 Coríntios 12: 12-30

 

Introdução
Lembra daquela frase: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer?" ...não foi eu quem fez. Hehehe!!!
Mas, hoje, eu quero fazer uma, copiando um pouco aquela: "Quem sabe faz a comunhão, não espera acontecer". Repita isso (...).

Irmãos, nós fazemos a comunhão acontecer!

Nós fazemos a comunhão acontecer quando...
Entendemos que a igreja é formada de pessoas DIFERENTES (v. 12)
Lemos aqui no v.12: "Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo".
Veja: na Igreja de Jesus são muitos os membros e eles são diferentes!

Uma olhadinha à sua volta e você vai constatar: alguns membros do Corpo de Cristo são altos, outros são baixos, uns são gordinhos, outros são magros, uns são calvos, outros de cabelo... de cabelo ruivo e de cabelo grisalho... as pessoas são diferentes!

Porém, apesar das diferenças nos traços, no temperamento, nos dons, precisamos ser atraídos uns para os outros.
Já ouviu falar das "pedras que rolam"? São redondas e do tamanho de nozes, com formato diferentes! E colocadas no chão, distantes um metro das outras, elas rolam para um centro comum e não param de rolar, até que todas estejam juntinhas... Se uma das pedras for colocada separada das outras, logo ela volta para junto das suas companheiras. 

O segredo disso não é muito difícil de ser descoberto: Tais pedras são compostas de ferro magnético, e se atraem mutuamente pela força misteriosa do magnetismo. 

Assim somos nós no Corpo de Cristo: cada um tem um formato diferente do outro, mas não deveríamos conseguir ficar distantes uns dos outros. Devíamos, isto sim, ser atraídos mutuamente pelo magnetismo do amor de Deus derramado pelo Espírito Santo em nosso coração!

Nós fazemos a comunhão acontecer quando...
Entendemos que a base da comunhão é a FÉ (v.13)
"Assim, também, todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formarmos um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito". 

Fomos inseridos no Corpo de Cristo, simbolizado pelo batismo - e para que assim fosse, exercitamos a fé e por meio dela abraçamos a Jesus.
No Corpo de Cristo, todos temos esta peculiaridade: a fé em Jesus. 

Devemos perseverar nessa fé - porque ela é a base da comunhão.

Agora, nós também fazemos a comunhão acontecer quando...
Aceitamos a diversidade de DONS E MINISTÉRIOS no Corpo (vs. 14-20/28-30)
Vs. 14 a 20 - "O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos.... Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo....E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo....Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?... De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade....Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?....Assim, há muitos membros, mas um só corpo".
Para igreja ser o que ela é e alcançar o mundo todo ela precisa ser bem viva, bem dinâmica!

Vs. 28 a 30 - "Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que tem dons de curar, os que tem dom de prestar ajuda, os que tem dons de administração e os que falam diversas línguas....São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres?...Tem todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?"
Você pode até não gostar de todos os ministérios (serviços) da igreja, mas você precisa admitir que todos os membros têm uma função e importância dentro do plano maior de Deus em salvar o mundo.

Nós fazemos a comunhão acontecer quando...
Entendemos que não existe membros DESONRADOS na família de Deus (vs. 22-23)
"Ao contrario, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,... e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial".

Sl. 16: 3 - Os santos são ilustres, notáveis diante de Deus. 

Isso deveria nos levar a repensar nossos conceitos de "irmão mais fraco" - porque, embora fraco, ele não deixou de ser filho de Deus e se é filho de Deus, então é um príncipe e é nosso irmão!

Nós fazemos a comunhão acontecer quando...
Temos CUIDADO com a vida do nosso irmão (vs. 25-26)
"...a fim de que não haja divisão do corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros....Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele".
A Igreja é lugar de encorajamento, seja você um encorajador do seu irmão. 

A palavra encorajadora tem um poder que você nem imagina, o rendimento de pessoas encorajadas, motivadas é impressionante! Então, seja um encorajador de irmãos!

Muita gente precisa de... de dinheiro, e fato, eu também. Hehehe! Mas muita gente está precisando mais que dinheiro: está precisando de um olhar, de um ombro, de um abraço, de uma conversa, de uma simples atenção.

CONCLUSÃO:
Irmãos, nós faremos a comunhão acontecer quando...
Entendermos que a igreja é formada por pessoas diferentes;
Entendermos que a base da comunhão é a fé;
Aceitarmos a diversidade de dons e ministérios no corpo;
Entendermos que não existe membros desonrados na família de Deus
Termos cuidado com a vida dos irmãos.

Se cada membro do Corpo de Cristo tomar estas iniciativas pessoais em sua vida, nós alcançaremos a comunhão em nossa igreja!
Quero terminar declarando isto: "Os crentes, para que se unam, é preciso que se amem; para que se amem, é preciso que se conheçam; para que se conheçam, é preciso que vão ao encontro um do outro".

Pr Walter Pacheco da Silveira