Ilustrações Ilustrações T

Tentação

 

No ônibus: - "Não gosto nada que você fique paquerando aquela loura que está ali no banco da frente" - dizia ela para o namorado. - "Quem?" - perguntou ele. - "Aquela gata de minissaia verde, blusa marrom, meias pretas e casaco de camurça?" - "É, essa aí mesma!" - "Besteira, amor, eu nem tinha reparado nela..."

 

Você já deve ter visto em histórias e gravuras, cogumelos vermelhos cheios de pintas brancas. Essa é uma espécie chamada Amanita Muscaria, e é uma das mais bonitas, mas não é comestível e seu veneno é muito perigoso. É essa a situação: bonitos, mas de veneno muito perigoso. E como estes cogumelos são várias outras coisas por esse mundo a fora... (Revista Recreio Ano 2 Nº 86, pg 17).

 

O rugido de um tigre e do leão, não deve ser muito diferente, pode ser ouvido a 2,5 quilômetros de distância! (Revista Recreio Ano 2 Nº 70 - 12/07/2001).

 

Se não quiser ser picado, fuja das abelhas.

 

Numa dessas tardes eu estava assistindo a um programa de TV. O entrevistado era um jovem que havia se restabelecido das drogas. Perguntado como havia conseguido superar o vício, ele disse: "Sabe como é, a gente precisa matar um leão a cada dia".

 

Eu às vezes me vejo atravessando a rua sem necessidade. indo para o banco, que fica deste lado, mas vou do lado de lá... aprendendo a fugir da mulher de Potifar! Esta precisa ser a sua atitude a fim de se tornar um vencedor!

 

Não dê lugar ao diabo. Se der, ele aceita! Se puxar a cadeira, ele senta!

 

Aprenda a locautear o diabo com muita oração.

 

Evite as brechas à Satanás. As principais são abertas pela televisão... internet.

 

Paulo disse à Timóteo "Foge das paixões da mocidade" (2Tm 2.22) e a mesma recomendação foi dada à Igreja em Corinto: "Fugi da impureza" (1Co 6.18). Em outras palavras ele está dizendo: "Não se coloque numa posição na qual tenha de testar sua própria resistência".

 

Um amigo afirmou que se ele estivesse no lugar de Adão, no momento em que Deus falou que não poderia comer daquele fruto, independente de qual fosse, de imediato ele cortaria aquela árvore para confirmar o ditado que diz que: "é melhor cortar o mal pela raiz!" (Boletim da Rede de Casais da Comunidade Cristã de Ribeirão Preto-SP).

 

Um menino de 9 anos furtou e comeu a merenda do colega. Levado até a presença da diretora, confessou o roubo. Perguntado sobre o motivo de ter cometido a gatunagem, respondeu: "Eu senti o cheiro do pão com mortadela, tia; aí (apontou para a orelha esquerda) uma voz aqui me falou: Pega e come, cara; mas aqui (apontou para o ouvido direito), uma outra voz me falou: Não faça isso!" A diretora pega de ambas as orelhas do menino com as mãos, sacode a esquerda e depois a direita, enquanto indaga: "E por que você atendeu à voz desta orelha e não desta?" E o pilantra, com o sorriso mais matreiro, apontando para a orelha esquerda, ainda segura pela diretora: "É que esta aqui gritou mais alto, tia". Às vezes, a fome grita mais alto do que a justiça. Sempre, porém, que a voz da cobiça fala mais alto, a virtude perde a batalha. 

 

Através de e-mail, um pastor compartilhou comigo que havia instalado a Internet no escritório da igreja e que logo após isto, começou a sentir o grande perigo que o rondava: sem ninguém por perto, a tentação para acessar sites de sensualidade e pornografia estava ali à porta. Sentindo esse perigo e sabendo que com fogo não se brinca, o pastor me falou da decisão séria e radical que tomou. Ele disse: "Naquele dia, no momento em que me encontrei a sós em meu escritório, seria a primeira vez que eu acessaria a Internet. Antes de fazê-lo, ajoelhei-me ao lado do computador, inclinei meu rosto sobre a cadeira que estava diante da máquina e fiz uma aliança com Deus. Eu me comprometi, diante de Deus, que enquanto vivesse, de nunca clicar sobre um site de sexo na Internet." Aquele irmão, pastor, resolveu seguir o princípio de Jó: "Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela" (JÓ 31:1).

 

Certo sábio, em seu leito de morte, deu um último conselho a seu filho: "Meu filho, quando você quiser pecar procure sempre um lugar onde Deus não o possa ver".

 

Apenas alguns pecados são premeditados e planejados. (...) Satanás tem uma estratégia especial para você e ele somente a põe em prática quando você não está olhando (Max Lucado). (Fonte: phansani@icasa.com.br). 

 

Un hombre me dijo que tiene un hábito malo que le está obstruyendo su comunión con Dios y perjudicando su testimonio cristiano. Dice que ora para que Dios le perdone su adicción, pero no para. Me recuerda la historia sobre el hombre que a menudo pasaba al frente de la iglesia y se arrodillaba a orar: «Señor, quita las telarañas de mi vida.» Un domingo en la mañana su pastor, cansado de escuchar la misma oración, se arrodilló junto a él y clamó: «Señor, ¡mata la araña!» Sí, a veces se necesita una medida radical para romper con un hábito pecaminoso. Fonte: Osvaldo Carnival - osvaldo carnival@sion.com . 

 

Ao ser tentado, eu já ouvi um espírito maligno dizer: "Vá assistir tal filme - só uma vez - mais tarde você se arrepende!" Ou então: "acesse tal página da Internet - só uma vezinha... depois você se arrepende!" 

 

Sabemos que a cobiça dos olhos é uma das maiores batalhas travadas atualmente pelos cristãos. Vi um homem carregando uma Bíblia na esquina da rua 68 com a Broadway. Quando uma mulher usando mini-saia passou, ele atravessou a rua, olhando para trás o tempo todo, pondo sua vida em perigo devido ao tráfego. Como aquilo foi terrível! A Bíblia parecia deslocada. Esta é uma batalha que está sendo combatida por ministros, advogados, médicos, políticos, pessoas de todos os ramos e de todas as nacionalidades. - Pr. David Wilkerson

 

Cuidado com a oferta! "Goiaba na beira de estrada, ou é verde ou está bichada". 

 

Um estudo sobre a tentação foi conduzido na Universidade de Case Western Reserve. Alguns dos participantes foram instruídos a não comerem antes de serem deixados com um prato de rabanetes e um prato de bolinhos. Podiam comer os rabanetes; os bolinhos eram proibidos. Todos resistiram ao desejo de comerem os bolinhos, mas em alguns casos não foi sem dificuldade. É interessante notar que a tentação dificultou o desempenho em tarefas intelectuais imediatamente após o teste. O Dr. Roy Baumeister, que dirigiu a pesquisa, chegou à conclusão que o auto-controle é "algo que sofre desgaste. Leva tempo até estar refeito novamente." Tentação - o desejo de fazer alguma coisa que sabemos estar errado - perturba-nos a todos. Pode ser algo de terrível, ou pode ser algo que tendemos a escusar, como a impaciência, orgulho, mexeriquice ou falta de controle. A vitória sobre a tentação não é uma questão somente de força de vontade. Autocontrole é um fruto do Espírito Santo (Gál. 5:22-23). O nosso espírito humano é fraco e clama pela força do espírito. Só há uma forma segura de combater a tentação. Devemos confiar na ajuda de Deus continuamente. Ao confiarmos n’Éle e fazermos o que sabemos estar correto, Ele nos guiará na Sua verdade e santidade. - Fonte: www.gospelcom.net/rbc/pd/1999/Outubro99.htm 

 

Cada tentação é uma oportunidade de dizer não ao pecado e sim a Deus.

 

Num sermão intitulado “Faith tested and Crowned,” (Fé testada e coroada), Alexander Maclaren fez a distinção entre ser tentado e ser provado. Ele disse: “a primeira palavra insere a idéia de apelar para o que há de pior no homem, com o intuito de que o homem se entregue e faça o mal. A última significa um apelo à melhor parte do homem, com o desejo de que ele permaneça de pé.” Maclaren prosseguiu: “Tentação diz: ‘Faz o que é agradável; não te atrapalhes pelo fato de ser errado.’ Prova ou provações diz: ‘Faz o que é nobre e correto; não hesites pelo fato de ser penoso.’” - Fonte: http://www.gospelcom.net/rbc/pd/1999/Setembro99.htm

 

Satanás tenta-nos para sublinhar o pior em nós; Deus prova-nos para sublinhar o melhor.

 

Se Jesus estava no corpo, tinha hormônios; se tinha hormônios, tinha atração. Jesus tinha atração, mas controlava a intenção.

 

Se você não resiste à tentação, não olhe. Você não pode ser tentado a se masturbar se estiver lendo passagens da Bíblia. - Fonte: artigoseestudos@yahoogrupos.com.br

 

Aquilo em que pensamos constantemente, acabamos fazendo.

 

Para dominar a tentação, deixe que Cristo domine você.

 

Cuidado: Quanto mais você olha para a tentação, tanto melhor ela se parece ser.

 

Para evitar de ser tentado pelo fruto proibido, permaneça longe do pomar do diabo.

 

Um fruto proibido pode ter um sabor doce, mas depois tem um gosto amargo.

 

Cada tentação é uma oportunidade para confiar em Deus.

 

Naquele tempo em que os cânticos da igreja eram chamados de "corinho", havia um que dizia: "Cuidado olhinho no que vê; cuidado mãozinha no que pega... cuidado pezinho onde pisa... cuidado boquinha no que fala..." e terminava dizendo: "que o Salvador do céu está olhando prá você". Vale a pena escutar esta advertência.

 

Miltom Azevedo Andrade colocou em seu livro "Vida Em Abundância", esta declaração: "O inimigo não pode atingir o nosso homem espiritual (aquele que nasceu de Deus), mas ele pode atingir o nosso homem natural". (Milton Azevedo Andrade, em Vida Em Abundância, pg. 231).

 

Bill Gates morreu e foi para o andar de cima. São Pedro falou: - "Apesar de teres criado o RUINDOWS, ajudaste muito a humanidade divulgado os micro-computadores na terra por isso poderás escolher se queres o inferno ou o paraíso". Bill foi olhar o inferno, cheio de mulheres, festas, danças,... e depois foi ao paraíso, cheio de peças artísticas, corais, operas, anjos tocando harpas, paz, silencio,... São Pedro indagou se preferia o inferno ou o paraíso, ao que prontamente o Bill respondeu: - "O inferno me parece mais interessante!" São Pedro liberou o Bill para o inferno. Três meses mais tarde resolveu passar por lá para ver como ele estava, foi quando Bill reclamou dos demônios, da seca, do fogo e que nada do que tinha visto estava aparecendo, que era torturado dia e noite. São Pedro respondeu: - "Meu querido, tinhas visto somente a PROTEÇÃO DE TELA!"

 

Enquanto Satanás encontra algo dele em nós, ele tem legalidade. Precisamos dizer como o Senhor: "mas ele nada tem em mim".

 

Certa vez um homem explicou como havia deixado de fumar. Ele disse: "Eu molhei meus fósforos". Quando chegava a hora de acender um cigarro, estava sob controle. O que você precisa evitar em sua vida? (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 177 - Ed Vida).

 

Um historiador estava narrando de uma bomba que havia caído dentro da lama de um chiqueiro. Enquanto um soldado bombeiro, com muita cautela, se aproximava dela, um grande porco subiu na bomba e começou a lambê-la. Um porco confunde qualquer objeto não identificado com algo de comer. O homem possui instinto de defesa ao perigo. Ao ver uma bomba, sua primeira reação é manter-se afastado - isto é auto-proteção. Mas um porco não é capaz de analisar um objeto ou mesmo julgar uma situação; ele é dirigido pelo apetite e sua primeira reação é a auto-satisfação. Coisa triste é quando agimos como porcos!

 

Quando o diabo tentar você à algo, diga: "Eu não te obedeço. Eu só obedeço ao Senhor Jesus!"

 

A melhor maneira de resistir à tentação é fugir dela.

 

Há a história do vendedor que estava procurando uma vaga para estacionar seu carro. Rodou alguns quarteirões uma vez, duas vezes, várias vezes, e finalmente, já em desespero, deixou o carro numa calçada, e pôs no pára-brisa um bilhetinho: "Seu guarda, dei dez voltas no quarteirão e não achei vaga; se não fizer a entrevista com um cliente, perco o emprego. 'Perdoa-nos as nossas dívidas'". O guarda encontrou o bilhetinho e deixou outro com a multa: "Há 20 anos que dou voltas neste quarteirão. Se não multá-lo, quem vai perder o emprego sou eu. 'Não nos deixes cair em tentação!'

 

Conta-se a história de um pequeno índio que andava pela floresta, e derrepente encontrou um ovo de uma águia. Ele pega aquele ovo e coloca para chocar juntamente com os demais ovos da galinha. Depois de chocar nasce a aguiazinha. A aguiazinha começa a ciscar da mesma maneira do pintinhos. Os dias passaram, e a Águia já bem grande, olha para o céu e vê uma Águia voando, era um vôo muito lindo. Ela sentiu um desejo muito forte de voar. A galinha percebendo isso, disse a ela: não adianta você pensar que um dia terá possibilidades de voar. Você nasceu para ciscar, andar aqui no chão, comer insetos e mais nada. A Águia ao receber estas informações perdeu toda a esperança de voar. Os dias passaram e ela morreu, sem nunca Ter desfrutado nem sequer de um pequeno vôo. Podemos analisar que aquele pássaro, também era uma Águia, e no entanto a sua natureza era voar. Dominar o espaço voando livremente. Mas a galinha injetou uma mensagem de incapacidade, sugando todas as suas possibilidades de voar. O diabo está fazendo justamente isso na vida de muitas pessoas. 

 

A história não conta, mas de início Eva não queria comer a maçã. - Coma e você será como os anjos! - Disse a serpente. - Não! - respondeu Eva. - Você será conhecedora de todo bem e todo mal!!! - Não! - Você será como Deus! - Não! A serpente já não agüentava mais tentar fazer aquela mulher comer a maçã. Então teve a idéia genial: - Pode comer, querida! Eu juro que não engorda! O resto todo mundo já sabe...

 

O irmão está dirigindo o seu carro, voltando de um casamento quando de repente fica com uma vontade incontrolável de ir ao banheiro. Rapidamente ele pára o carro e, entra no primeiro bar que vê. No bar, música alta e as mulheres de míni-saia, os punks e roqueiros, dançando. Mas todos param de dançar e olham admirados para o crente, que pergunta: - "Por favor, onde fica o banheiro?" Alguém logo diz: - Desculpe, seu Padre... Acho que é melhor o "irmão" não usar o nosso banheiro! Lá há uma estátua de uma mulher nua, com apenas uma folha de parreira cobrindo o sexo. O ambiente, com certeza, não vai agradar o senhor...". O crente, muito apertado, responde: "Que é isso! Eu posso muito bem suportar esse tipo de tentação! E então se dirige até o banheiro e todos do bar ficam intrigados. Quando ele volta, todos estão dançando novamente e até o cumprimentam, abraçam e o chamam para dançar. "O que significa isso?" - perguntou o nosso irmão, um tanto abismado. E alguém, com uma garrafa na mão, explicou: "Agora você é um dos nossos!" "Como assim? Só porque fui ao banheiro?" E ouviu isto: "Não exatamente! É que toda vez que alguém vai ao banheiro, vê aquela estátua de mulher nua e levanta a folhinha de parreira, todas as lâmpadas do bar se apagam e se acendem, se apagam e acendem!

 

Certa vez viajava eu de avião por entre uma chuvinha fina e fiquei notando como as gotas dágua se formavam e corriam pelo vidro da janela. A primeira rompia com certa dificuldade o sítio seco à sua frente. Já da segunda em diante tudo era mais fácil e o deslizamento era rápido, não só alcançando a primeira gota mas até empurrando-a para a frente. Fiquei a imaginar: assim é o pecado na vida do crente: o primeiro encontra resistência e dificuldade, mas uma vez abrigado no coração, o segundo vem logo em seguida, desliza com facilidade e daí para frente o fluxo do pecado se transforma em corrente que vai sempre mais longe na sua vida. O melhor é não deixar o primeiro fazer ninho no coração, levando-o em confissão sincera a Deus, no momento mesmo de sua constatação na vida. - Paulo Nogueira Coelho

 

"O cristão tem seus pés na terra, mas a cabeça está nos céus". - A.T. Robertson

 

Certo dia um pássaro caminhava vagarosamente e tranqüilo. Súbito uma serpente com o seu olhar hipnótico começou a arrastá-lo para si. Preso pelos olhos fascinantes do réptil, o pássaro, inconsciente, se aproximava cada vez mais dele. E, quando chegou a certo ponto, a serpente o agarrou e o devorou. Satanás também tenta arrastar-nos usando maneiras ilusórias e atraentes. É como o canto da sereia, segundo a lenda. Atraído pela maviosa melodia o marujo se lança às águas, todavia, o seu fim é a morte por afogamento. - Josemar de Souza Pinto, em O Jornal Batista.

 

Há algum tempo, num programa de televisão para a juventude, o pastor Estevan Hernandes, da igreja Renascer em Cristo, foi confrontado sobre a virgindade. E veio o famoso questionamento: "As experiências pré-matrimonais não são boas para se aprender a lidar com sexualidade?" A resposta dele? A melhor possível. "Jogue um cachorro que nunca viu água num rio e veja se ele não sai nadando. Com a vida sexual é assim. Deus já preparou tudo", disse frente às câmeras. - Rosana Salviano, jesussite.com.br

 

Um adolescente, após ter sido castigado por seus pais várias vezes, e chegado a conclusão de que não conseguiria se corrigir, dirigiu-se ao diretor do colégio e humildemente perguntou: "Professor, o que devo fazer para não cometer esses erros novamente? Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo!". O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e entregou-o ao jovem, dizendo: "Filho, ande com esse copo por todo o colégio, entre em todas as salas, suba e desça todas as escadas, entre em todos os cantos e becos, nos jardins, no sótão e volte aqui sem derramar uma só gota dessa água". "Impossível" - disse o jovem. "Não vou conseguir!". "Se você quiser, vai conseguir sim" - disse o mestre. O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas, entrou e saiu de salas, cantos e becos, sótão, jardins, e voltou sem ter derramado a água. O mestre olha-o, bate-lhe nos ombros carinhosamente e diz: "Não viu as garotas que passeavam pelo jardim no horário de aulas? Os colegas que te convidavam para um copo de bebida, ou uma tragadinha, um cigarrinho?". "Não" - responde o jovem. "Eu estava com os olhos fixos no copo". O mestre sorri, e diz: "Se você fixar os olhos em Deus, como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as tentações e não cometerá mais as faltas pelas quais tem sido castigado. Olha para Deus, e deixe-o ser o rumo da sua vida!" (ver Sl 25.15)- Autor desconhecido.

 

O pecado é como o RIO AMAZONAS. Começa fraquinho, mas depois vai se avolumando até tornar-se gigantesco. No princípio uma criança pode brincar em suas águas. Depois nem o mais perito nadador consegue atravessá-lo a nado. A Bíblia diz que um abismo chama outro abismo. - Hernandes Dias Lopes

 

Certa menina se converteu e a professora lhe perguntou: “Onde está Jesus neste momento?” Professora Jesus está no meu coração. Perguntou a professora: “E que faria você amanhã quando Satanás vier bater à porta do seu coração?” - Professora, eu mandarei Jesus atender à porta. Meu amigo, suponhamos que você não compreenda o segredo da vitória. Amanhã Satanás se apresenta e bate à porta do seu coração. É aquela velha tentação, aquele velho pecado que já se tornou comum e habitual. Depressa você corre à porta. Satanás se debruça, olha pelo buraco da fechadura e vê que é você que vem e sorri. Muitas vezes ele já o venceu no passado e sabe que vai derrubá-lo novamente. Você não escancara a porta. Ninguém peca desta maneira. Você abre a porta só um pouquinho e conversa com Satanás pela fresta. Você começa a examinar a tentação como Eva, como se fosse uma iguaria doce. Medita nela e antes que você mesmo se aperceba Satanás põe o pé do lado de dentro. Depois de introduzir-se sorrateiramente, quando você percebe ele já está dentro e você se sente derrotado. Mas quando Satanás bater, se você pedir para Jesus atender a porta. Quando Satanás olhar pelo buraco da fechadura, ele sairá correndo porque Jesus já o venceu, já o derrotou muitas vezes e irá vencê-lo de novo. - Hernandes Dias Lopes

 

Conta-se que Homero, grande escritor da antiguidade, em sua lenda de Ulisses, que numa ilha perto da costa da Silícia viviam Sereias, seres mitológicos, metade mulher e metade peixe. Estas tinham sido banidas para a ilha por causa de algum mal que haviam praticado. Como castigo pelo seu erro, entre outras coisas, deviam impedir, sob pena de morte, que qualquer pessoa passasse além da ilha. Para isto, quando alguém se aproximava de seu refúgio, logo se punham a cantar com uma voz extremamente melodiosa. O intruso, atraído irresistivelmente pelo canto, atirava-se à água e perecia. Ulisses sabia disso e resolveu acabar com a ameaça das Sereias. Avaliava bem o perigo a que se expunha, por isso tomou cuidadosas medidas. Chamou seus marinheiros e instruiu-os a respeito de seu plano. Pediu-lhes que o amarrassem com toda a segurança no mastro do navio, de modo que ele não se pudesse mover. Depois remariam em direção ao ninho das Sereias. Se ao chegarem lá ele ouvisse o canto das sereias e lhes pedisse para o desamarrarem, não deviam obedecê-lo; se por meio de sinais pedisse para mudarem de rumo, deviam fazer-se indiferentes; remariam assim com toda a sua força até que a ilha ficasse para trás. Dadas estas instruções ele teve a precaução de tapar os ouvidos dos marinheiros com algodão, e foi dado início à perigosa viagem. Como pensavam, perto da ilha havia Sereias à sua espera, cânticos suaves e provocantes vieram de sobre as águas. Ouvindo-os, Ulisses, sentiu que em seus ouvidos jamais penetrara melodia tão doce. Sua alma desejou ardentemente parar e deliciar-se com a música, ansiou mesmo por buscar a fonte de onde provinham. Chamou então os marinheiros e pediu-lhes que parassem de remar, fez-lhes sinais para que o libertassem do mastro, mas eles se lembraram de suas instruções e, desobedecendo-o, remaram com redobrada força e o navio passou adiante da ilha, enquanto os cânticos iam-se tornando cada vez mais longínquos, até silenciarem de todo. Assim foi a influência das Sereias quebrada, e nenhum homem, daí em diante, foi levado à morte pelos seus cânticos... Esta história torna bem clara duas coisas: Primeira, Ulisses sabia perfeitamente estar-se dirigindo para o poder de uma grande tentação. Segunda, ele não quis aventurar-se a esse perigo sem antes tomar cuidadosas precauções. Foi só graças a isso que ele se tornou um herói, salvando-se a si mesmo, aos que com ele iam e a todos quantos haviam de passar pela ilha. Isto nos ensina muito claramente que a tentação não deve ser enfrentada sem que tomemos cuidados prévios. - Moysés de Sá, em O Jornal Batista.

 

Ouvi a seguinte história. Um grupo de crentes foi acampar e pescar, e levaram uma cozinheira, a cozinheira mais feia que encontraram, a Maria, exatamente para não serem tentados. Iam ficar três semanas pescando, no mato mesmo. Ao final da primeira semana, um jovem procurou o líder e disse: "Chega de pescar, vamos embora porque a Maria está começando a ficar bonita!" Não sei se é verdadeira a história, mas tem uma lição preciosa. É preciso fugir do mal.

 

Quando estamos na dificuldade, nós pecamos menos, porque estamos com os olhos fixados (grudados) nEle, buscando Suas bênçãos. Quando estamos na facilidade, nós pecamos mais, porque olhamos para nós mesmos, para os objetos que nos trazem bem-estar à nossa presença, e nos esquecemos de estar bem na presença do nosso Senhor.

 

Quem sabe a serpente, ao tentar Eva,, lhe tenha também insuado: "Coma! Juro que não engorda!"

 

Quando a  Estrada de  Ferro Union  Pacific estava  sendo construída, uma bem elaborada ponte de madeira foi  armada sobre um desfiladeiro, no oeste. Querendo testar a ponte, o construtor levou um trem com carregamento  extra a  fim de dobrar o seu peso normal. O trem foi conduzido até o meio da ponte onde permaneceu durante um  dia  inteiro. Um dos trabalhadores perguntou: "VocÊ está querendo quebrar a ponte?" "Não," respondeu o construtor, "eu estou tentando provar que a ponte não quebrará." Da mesma forma, as tentações que Jesus enfrentou não tinham a intenção de ver se Ele pecaria, mas de provar que Ele não podia pecar. O que o nosso relacionamento com Deus, a partir do  momento em que Cristo entrou em nosso coração, tem provado? – Paulo Barbosa

 

Viajantes contam de uma árvore em países tropicais, cujas partes internas são, às vezes, comidas por formigas enquanto a casca e as folhas se mantêm aparentemente bonitas, e sua debilidade só é percebida quando algum vento forte a derruba. Mas não é a tempestade que a torna fraca, apenas revela o quão fraca era. E sua debilidade é o resultado da atuação de insetos que, por um longo período de tempo, a destróem por dentro. De certa forma, se nós permitirmos que nosso caráter seja minado por uma constante negligência às nossas obrigações, ou pela tolerância e ocultação dos pecados que cometemos diariamente, ou se cedermos às tentações que habitualmente nos assolam, não poderemos esperar nada mais do que a ruína quando as provações nos atingirem.

 

Satanás embeleza o presente, mas oculta o futuro. Hugh Farmer. 30/1/07

 

Serpentes em Nossos Lares - Conta-nos Moody que existem na Índia pessoas que adoram as serpentes. Conta-se de uma mãe que viu entrar em sua casa uma enorme serpente que se enroscou no corpo de sua filhinha de apenas seis meses de idade. A mãe crendo que é um animal sagrado, não se animou a intervir e deixou que sua filhinha morresse. Meu espírito se horripilou quando li semelhante noticia, diz Moody, mas, na realidade, não sei se não estamos iguais aos da Índia em algumas coisas. Há serpentes que entram em muitos lares cristãos, envolvendo os nossos filhos, enquanto que os pais e as mães parecem estar dormindo. 14/2/07

 

Um homem ficou assistindo um índio preparar uma armadilha para pegar um animal selvagem. Ele  ficou surpreso ao aprender que os índios nunca acionam a armadilha ou puxam o laço na primeira vez que o animal aparece. Em vez disso, ele deixa o animal vir repetidamente buscar o alimento. Quando o animal fica familiarizado com o ambiente e não mais teme vir em busca do alimento, o índio fixa a armadilha de forma a pegá-lo da próxima vez que aparecer. A tentação age da mesma forma. A princípio não dirige suas setas diretamente ao coração da vítima. Ela age com engano, atraindo a vítima aos poucos. Quando a vítima se mostra completamente dominada, dá-lhe o golpe fatal, levando-a a total destruição. 22/2/07

 

A tentação tem um preço. Mas ela se apresenta pra nós como a última coca cola do deserto. E bem geladinha. E nos parece ser bem doloroso não beber dela. 6/3/07

 

O rabino Henry Isaac Sobel, foi preso em Palm Beach, Flórida, março de 2007, suspeito de roubar cinco gravatas, uma delas da famosa loja Louis Vuitton. Sobel foi é professor na sinagoga que fica na zona sul da cidade de São Paulo e é conhecida como Congregação Israelita Paulista. Sobel tem 63 anos, um salário mensal de 25 mil reais e estava se preparando para representar a fé israelita no encontro que teria com o Papa Bento XVI no mosteiro de São Bento (também no centro da cidade). Esse acontecimento me faz lembrar uma frase do querido pastor Ary Velloso: "O importante não é como começamos, mas como vamos terminar". 2/4/07
 
Uma pequena aranha estava tranqüilamente num cantinho de um telhado, até que lá pousou um grande gafanhoto bem perto dela. Conhecedora do potencial de destruição do gafanhoto, a aranha, de forma bem disfarçada, começou a tecer sua teia sobre o gafanhoto, que confiando no tamanho que tinha, não deu atenção alguma ao que a aranha fazia, dizendo: "Isto não tem importância alguma para mim. É apenas um fio de teia que, facilmente posso arrebentar". Passaram-se alguns minutos, e o gafanhoto resolveu levantar seu vôo, mas, para sua surpresa, suas asas e pernas, estavam totalmente presas pelos vários fios de teia da pequena aranha, impedindo-o de continuar seu vôo. A você que leu este pequeno relato, deixo o meu conselho: Não confie em si próprio! Cuidado com as teias que devagar o inimigo quer tecer sobre sua vida. Ao sentir o primeiro fio de teia, clame pela misericórdia de Deus e alce o seu vôo certeiro em direção aos céus, para que NUNCA SEJA UM VENCIDO. 9/4/07
 
Gelkie & Cooper escreveram: “O Diabo pode nos tentar, a carne pode nos tentar, o mundo pode nos tentar, mas somos nós mesmos que pecamos, e o pior de tudo, somos nós mesmos que sofremos as conseqüências do nosso pecado.” 24-12-2007
 
Como sempre faz ainda hoje, o Diabo prometeu a glória, mas o resultado foi vergonha; acenou com o sucesso, mas o que deu foi o fracasso; prometeu a vida, mas trouxe a morte. 24-12-2007
 
Maior sou e para maiores coisas nasci do que para ser escravo da minha carne. Séneca - 28-12-2007
 
O pastor Herodice Queiroz dizia: “Ser tentado é uma honra, cair na tentação é uma desgraça”. 8.1.2008
 
Cuidado com as ofertas de mercado. Uma funcionária liga: “Estou falando com...? Quero lhe parabenizar pelo excelente relacionamento que o senhor tem com os estabelecimentos bancários em sua cidade...”, e aí já é hora de interromper dizendo logo: “Não quero cartão de crédito”. 8.1.2008
 
Uma tradução desse texto mais próxima do literal seria: "então decidiu Daniel em seu coração ... ". O substantivo coração (em hebraico leb ou lebab) no presente verso é muito significativo e merece alguns comentários, para que seja enquadrado em seu verdadeiro campo de compreensão que é a forma hebraica de conceber o homem. Para o pensamento hebraico, coração é a palavra mais importante para a compreensão do homem no Antigo Testamento. Sua gama de significações é particularmente ampla, abrangendo a área do físico, do emocional, do intelectual e das funções da vontade; mas o que deve ficar claro aqui é que a Bíblia vê no coração do homem antes de tudo o centro do homem que vive de modo cônscio. Daniel, portanto, decide de forma consciente e corajosa ser diferente! Não se dobra aos apelos e às imposições do mundo de sua época. Palavra & Vida Out-Dez 2006. 10.1.2008
 
Um historiador estava narrando de uma bomba que havia caído dentro da lama de um chiqueiro. Enquanto um soldado bombeiro, com muita cautela, se aproximava dela, um grande porco subiu na bomba e começou a lambê-la. Um porco confunde qualquer objeto não identificado com algo de comer. O homem possui instinto de defesa ao perigo. Ao ver uma bomba, sua primeira reação é manter-se afastado - isto é auto-proteção. Mas um porco não é capaz de analisar um objeto ou mesmo julgar uma situação; ele é dirigido pelo apetite e sua primeira reação é a auto-satisfação. Coisa triste é quando agimos como porcos! Quando o diabo tentar você à algo, diga: “Eu não te obedeço. Eu só obedeço ao Senhor Jesus!“ 25.1.2008
 
A melhor maneira de resistir à tentação é fugir dela. 25.1.2008
 
"O qual nos livrou de tão grande morte, e livrará: em quem esperamos que também nos livrará ainda." Uma garotinha, a quem se perguntou como vivia vitoriosamente, diante dos ataques de Satanás, respondeu: "Ora, eu conservo Jesus em meu coração todos os dias. Quando Satanás vem bater à porta, peço a Jesus que vá aten­der". Quando Satanás vê Jesus, ele corre! Sim, nosso presente está seguro, se estiver sob os cuidados do Mestre! 11.2.2008
 

Uma vez, viajando de ônibus com minha família, de Kolar a Bangalore, no Sul da índia, pedi quatro bilhetes ao condutor. Este deu-me somente três, dizendo que fosse esperto e declarasse, quando consultado, que minhas duas filhas tinham menos de três anos. A sugestão era tentadora, mas eu a recusei, afirmando que tal atitude não era justa. Reclamei o quarto bilhete, o que cau­sou tanto ao condutor como aos passageiros grande surpresa. O mundo está cheio de seduções, mas para o cristão elas são oportuni­dades desafiantes para uma reação de acordo com o que é reto e bom bri­lhando por Cristo. O mundo precisa de atos que lembrem Cristo. Este é o melhor método de evangelização, pois leva a mensagem de Cristo tanto aos cristãos como aos anti-cristãos. Todo cristão verdadeiro é uma luz. Brilhando, ele cumpre sua grande missão. Java Mitra (Índia). 14.2.2008

 

Há alguns anos, meu irmão mais moço mudou-se para os Estados Uni­dos, a fim de estudar. Com o passar dos dias, minha mãe começou a preocu­par-se com ele. Um dia, ela abriu-lhe o coração numa carta e indagou do seu estado espiritual. Eis a resposta que recebeu: "Mãe querida, as tentações são muitas; contudo, à medida que elas cruzam os meus caminhos, eu as venço todas. Quando éramos crianças, realizávamos o culto doméstico. Geralmente tu nos ajuntavas ao redor de teus joelhos e lias a Bíblia. Depois, enquanto continuávamos ajoelhados, tu oravas a Deus em favor de cada um de nós. As vezes, eu abria os olhos para contemplar tua face erguida em oração. Quando as tentações me assaltam, eu contemplo com meus olhos espirituais a tua face levantada para Deus, orando por nós. Mãe, é este o segredo de minha vitória sobre as tentações". Quando esta carta chegou, minha mãe encheu-se de gozo e rendeu gra­ças a Deus. Vahram Solibiam (Líbano). 16.2.2008

 

Numa terra onde os animais selvagens eram comuns, um habitante fez uma pequena abertura na porta de sua cabana, para que sua cadela e os filho­tes pudessem achar abrigo rapidamente, quando pressentissem perigo. Certo dia, os filhotes estavam brincando com os ossos de uma antílope, quando a mãe farejou uma hiena. Todos seguiram-na depressa para a cabana, com exceção de um filhote. Este não quis desistir de seu osso e, enquanto a mãe tentava passá-lo pela abertura, a hiena o agarrou. Há muito "osso", ou pecado, que nos mantém longe de Cristo. Pode ser o orgulho, a ambição egoísta, algo errado que podemos mas não queremos consertar, ou ainda, um espírito vingativo. Desprotegidos e apegados ao pe­cado, somos presos por Satanás e induzidos a nos aprofundarmos no mal. O escritor da epístola aos Hebreus disse: "Desembaracemo-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia" (12.1). Quando aceitamos Cristo como nosso Salvador, abandonamos o que é mesquinho, para ganhar o que é precioso. Laura Traschel (Taiwan). 25.2.2008

 

"E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal" (Mt 6.13). Nas cabeceiras do Rio 5. João, nos Estados Unidos, uma águia descia todas as manhãs para apanhar peixes. Um dia a imponente ave encontrou uma grande pedra no lugar de sua pescaria. Olhou para o objeto com suspei­ta. Como não se movesse, pousou sobre a pedra, e iniciou seu desjejum de peixes. No dia seguinte a águia voltou. Dessa vez havia ali um vara atravessada na pedra. Era uma armadilha. Cautelosa a principio, a grande ave logo estava a apanhar seus peixes, como de costume. Em seus movimentos, porém, des­cuidou-se e pisou na vara, ficando presa na armadilha. E um índio, escondido entre os arbustos, correu para a apanhar sua presa. Satanás sabe camuflar bem as armadilhas que coloca sob nossos pés in­cautos. Demasiado tarde, em geral, descobrimos que temos andado em seu terreno encantado. O Salvador ensinou-nos a orar: "Não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal". Caso nos aventuremos no terreno do Inimigo, não temos nenhuma ga­rantia de proteção contra o seu poder. Cumpre-nos, no que de nós depender, cerrar toda entrada pela qual ele possa encontrar acesso à alma. 25.2.2008

 

Na clássica Odisséia de Homero o protagonista Ulisses tem um conflito com os deuses, e passa por provas magistrais para vencê-Ios e atingir seus desígnios. Numa das provas mais difíceis, ele é obrigado a atravessar com seu navio por uma região de sereias, onde certamente seria seduzido pelo canto delas e nunca chegaria ao seu objetivo. Para vencer este conflito, entre seus desejos e sua racionalidade, Ulisses lança mão de toda astúcia. Depois de colocar cera nos ouvidos de todos seus homens, pede que seja amarrado ao mastro do navio e assim consegue passar pela prova e chegar com sucesso ao final de sua missão. 13.3.2008

 

Martinho Lutero disse que o cristão não pode impedir que os pássaros voem sobre sua cabeça; mas pode evitar que eles façam um ninho nela. Certos desejos maus (concupiscências) voam sobre nossas mentes. A nossa tarefa é não obedecê-Ios. Não podemos tolerar "pecados de estimação". 14.3.2008

 

Satanás entrou em Judas, mas Judas abriu a porta. Nunca o Diabo trabalha na vida de uma pessoa sem que esta, de uma ou de outra forma, concorde com a presença e a ação diabólicas em si. O argumento muito usado por criminosos de que estariam fora de si quando praticaram o delito é inepto. Se estavam fora de si é porque saíram a fim de dar lugar a uma entidade maligna qualquer, sendo que o ato de abrir esse espaço responde, em última análise, pela culpabilidade de quem praticou o crime. Judas Iscariotes deu espaço a Satanás, fechando, com isso, os canais de acesso a Deus. 14.3.2008

 

Parece estranho, mas a negligência da alma é algo que freqüentemente ocorre com o homem maduro e não com o jovem. Foi em sua maturidade e não em sua juventude, que Noé foi vencido pelo vinho. Foi em sua maturidade, e não em sua juventude, que Davi contemplou a Bate-Seba com conseqüências trágicas. Foi em sua maturidade que Salomão multiplicou o número de suas esposas e manchou sua boa reputação, por tolerar as divindades de tais esposas. Foi em sua maturidade, e não em sua juventude, que Ezequias mostrou seus tesouros aos embaixadores estrangeiros. Estas coisas foram escritas para o nosso ensino. Existem armadilhas e ciladas para o crente velho, assim como existem para o crente novo. Talvez devido ao fato de imaginar que já passou da zona de perigo o crente velho acredita que pode aliviar sua vigilância. 17.3.2008

 

Dizem: "Tentei expulsar a fantasia, mas não deu certo". Eu lhes pergunto: "Por quanto tempo fizeram isso?" Quanta rigidez exerceram em sua mente? Lembre: a mente é um músculo. Você pode flexioná-la com violência. Tome o reiino de Deus por esforço (Mt , 11.12). Seja brutal.  John Pipper. 18.3.2008

 

"Sede perfeitos" é o grego "katartizo", que, segundo BroomeII,significa restaurar à antiga posição . É, pois, superar o pecado e viver como Deus deseja que vivamos. 18.3.2008

 

Diga “não” a todo pensamento lascivo, no espaço de cinco segundos. 18.3.2008

 

Conta-se que um homem disse que faria qualquer coisa a fim de ser milionário; então o diabo mostrou-lhe uma mansão maravilhosa e disse que a daria, com uma condição: "Está vendo aquele prego na parede? É meu, sempre será meu, E o homem aceitou. Anos depois ofereceu um banquete em sua mansão. Convidou os homens mais importantes da cidade. A festa estava superando as expectativas, foi quando alguém entrou,e colocou um pedaço de carniça fedorenta no prego.O dono da mansão tentou expulsar aquele intruso, mas então o diabo lhe disse: "Um momento, o prego é meu e eu tenho direito de usá-lo como eu quiser." O inimigo sempre tenta negociar e ficar com um cantinho no coração do cristão. Um sentimento que as vezes você pensa que pode controlar .Quer na área sentimental,emocional ou sexual. Não negocie com o diabo, pois mais cedo ou mais tarde ele cobra a fatura. E vai querer acabar com sua festa. Entregue sua vida,seus projetos,e seus sentimento somente ao Senhor. Nele você pode confiar. 19.3.2008

 

A mente é, freqüentemente, uma área na qual as pessoas brin­cam com o pecado. 29.3.2008

 

O caminho para ações pecaminosas é pavimentado com pensamentos pecaminosos. Joyce Meyer. 29.3.2008

 

"O tormento da tentação para pecar é nada, se comparado com as conseqüências do pecado". Steve Gallagher. 3.4.2008

 

Toda vez que o diabo balança a isca de algum prazer torturante na frente do homem, este perde rapidamente qualquer senso da realidade de Deus que possa ainda possuir e mergulha no mar da satisfação [daquele prazer]. Steve Gallagher, em No Altar da Idolatria Sexual. 04.04.2008

 

Na Odisséia de Homero, lemos as aventuras de um herói grego com o nome de Ulisses. Durante uma de suas aventuras, ele encon­tra as sereias cujos cantos sedutores invocavam a loucura total que resultava na morte de qualquer um que os ouvisse. Quando o bar­co de Ulisses estava prestes a navegar pelo mar das sereias, ele tampou os ouvidos de seus homens com cera, de forma que não pudessem ouvir o canto de morte, enquanto ele o ouvia agarrado com firmeza ao mastro. Somente as cordas puderam conter a loucura que se apoderou dele. Isso ilustra o viciado sexual sendo tentado. Quando o pensamento fascinante começa a se assomar, freqüentemente o único jeito de resistir a ele é agarrando-se com firmeza a um mastro. Steve Gallagher, em No Altar da Idolatria Sexual. 04.04.2008

 

Deus sempre tem um escape para nós diante da tentação. Muitas vezes estamos tão ema­ranhados em nosso pecado e com o hábito tão arraigado de ceder à tentação, que não estávamos sintonizado com a direção do Espírito Santo. Ou eu não víamos o escape ou preferíamos ignorá-lo. Andávamos tão acostumados a perder essas batalhas, que resolvemos em nossa mente que simplesmente não podíamos ganhar, então, para que tentar? Estávamos tão condicionados a ceder à tentação, que nos convencemos de que não poderíamos dominá-la. Além disso, estávamos tão escravizados por nosso pecado, que não queríamos encontrar um escape. Mas a verdade é que há sempre um escape à nossa disposição. 4.4.2008

 

Paulo disse que Deus não vos deixará tentar acima do que podeis, Uma ilustração da palavra capaz (poder) é a linha traçada no lado de um navio. Conforme o navio é carregado com as cargas e afunda na água, ele se aproxima do ponto em que a "linha-limite" fica paralela com o nível da água, indicando que o navio atingiu sua capacidade de carregamento. Quando o navio carregado afunda abaixo da linha, sabe-se que o navio foi sobrecarregado. Nunca somos tentados além de nossa "linha-limite". Nunca seremos carregados com mais tentação ou prova do que podemos suportar. Deus nunca permite que nossas tentações passem daquela linha. Ele sempre nos fornece um escape! Steve Gallagher, em No Altar da Idolatria Sexual. 04.04.2008

 

Erwin Lutzer dá seu ponto de vista do raciocínio da sociedade: “Para aqueles que acreditam em sexo livre, o sexo é primeiramente uma experiência física. Quando você tem fome, você come, quando está cansado, dorme e, quando está excitado, faz sexo. Tal raciocínio pode soar certo, mas está a quilômetros de distância do alvo”. 7.4.2008

 

O único modo de escapar ao diabo e enfrentá-lo com determinação. Não há outro jeito de evitarmos suas garras e permanecermos livres de seu poder. (Extraído do livro "Ouse Ser Firme", Editora Fiel, pp.86,88). 7.5.2008

 

O diabo pode nos tentar, a carne pode nos tentar, o mundo pode nos tentar, mas somos nós mesmos que pecamos. Geikie & Cowper. 7.5.2008

 

Um adolescente, após ter sido castigado por seus pais várias vezes, e chegado à conclusão de que não conseguiria se corrigir, dirigiu-se ao diretor do colégio e humildemente perguntou: "Professor, o que devo fazer para não cometer esses erros novamente? Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo!" O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e entregou-o ao jovem, dizendo: "Filho, ande com esse copo por todo o colégio, entre em todas as salas, suba e desça todas as escadas, entre em todos os cantos e becos, nos jardins, no sótão e volte aqui sem derramar uma só gota dessa água". "Impossível" - disse o jovem. "Não vou conseguir!" "Se você quiser, vai conseguir sim" - disse o mestre. O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas, entrou e saiu de salas, cantos e becos, sótão, jardins, e voltou sem ter derramado a água. O mestre olha-o, bate-lhe nos ombros carinhosamente e diz: "Não viu as garotas que passeavam pelo jardim no horário de aulas? Os colegas que te convidavam para um copo de bebida, ou uma tragadinha, um cigarrinho?". "Não" - responde o jovem. "Eu estava com os olhos fixos no copo". O mestre sorri, e diz: "Se você fixar os olhos em Deus, como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as tentações e não cometerá mais as faltas pelas quais tem sido castigado. Olha para Deus, e deixe-o ser o rumo da sua vida!" 3.12.2008

 

Esopo, um escravo grego que viveu cerca de seiscentos anos antes de Cristo, escreveu muitas fábulas cuja finalidade era ensinara importância da verdade. Uma das fábulas de Esopo era sobre um fazendeiro e uma cobra. Num inverno rigoroso, um homem estava andando por uma estrada de terra, perto de sua fazenda quando avistou uma cobra no meio do caminho, dura e congelada pelo frio. O fazendeiro sentiu pena da cobra e a pegou. Ele colocou a criatura venenosa contra o seu peito, e após um certo tempo o calor do seu corpo começou a reanimá-la. Assim que os músculos dela começaram a funcionar, a cobra picou o fazendeiro formando uma ferida mortal. O fazendeiro foi tolo, é claro. Ele devia ter sido mais cuidadoso. Ele não devia ter arriscado sua vida com uma cobra venenosa. Muitas pessoas fazem o mesmo erro hoje em dia. Talvez elas não peguem uma cobra na estrada, mas fazem coisas que são infinitamente mais perigosas. Elas pecam. Brincam com a tentação. Fazem as escolhas erradas. Depois elas ficam pensando porque não encontram a felicidade e a realização. Às vezes suas escolhas erradas têm conseqüências trágicas, e elas olham para suas vidas arruinadas e perguntam: "Como é que Deus fez isto comigo?" "As pessoas arruínam suas vidas por causa de sua própria tolice", disse Salomão "e depois elas ficam bravas com Deus" (Provérbios 19:3). Mas Deus não tem culpa se as pessoas que o desobedecem sofrem as conseqüências. Pessoas que brincam com cobra devem esperar a picada. REFLITA: A leitura acima compara o pecado com uma cobra. De que maneira você acha que o pecado se assemelha com uma cobra? De que maneira eles diferem? Você está brincando com algum pecado ou flertando com alguma tentação na sua vida? Deus pode ajuda-lo a ficar longe do pecado e tentação se você permitir. Josh McDowell e Bob Hostetler 26.1.2009

 

Homero escreveu uma epopéia intitulada "Iliada e Odisséia", nela ele conta uma das façanhas do mitológico Ulisses. Certa feita temendo ser assediado por sereias e acabar caindo no encanto delas e sendo consequentemente morto, ele resolveu pedir que o amarrassem numa haste dentro do navio, para que, mesmo ouvindo o canto sedutor não fosse possível sua ida até elas. Uma estratégia que acabou lhe preservando a vida. Lembrei domingo passado dessa historieta para ilustrar a "voz dos estranhos" que precisamos estar atentos para não darmos ouvidos, caso estejamos interessados em nossa saúde espiritual. 27.1.2009

 

Um caçador levantou seu rifle e apontou cuidadosamente para um grande urso. Quando ia puxar o gatilho, o urso lhe falou com voz suave e mansa: "Não acha melhor sentarmos para conversar em vez de atirar? O que você deseja? Vamos negociar". Abaixando seu rifle, o caçador respondeu: "Eu quero um casaco de pele". "Bom", disse o urso, "esse é um assunto negociável. Eu só quero um estômago cheio. Vamos conversar". Eles se sentaram para negociar e depois de algum tempo o urso foi embora sozinho. As negociações haviam sido bem sucedidas. O urso teve seu estômago cheio e o caçador seu casaco de pele! Satanás diz para você: "vamos negociar". Mas existem algumas coisas que não podem ser negociáveis. Nós não podemos comprometer nossa vida espiritual com o mundo. Cristo e Sua igreja merecem o nosso melhor e a nossa total lealdade. 18.2.2009

 

Internet: aproveita que a banda é larga, mas esquece que a porta que leva à perdição é mais larga ainda!2.10.2009

 

Você conhece a história do prego do diabo? A história conta que um homem estava disposto a fazer qualquer coisa a fim de ser milionário; então o diabo mostrou-lhe uma mansão maravilhosa e disse que a daria, com uma condição: "Está vendo aquele prego na parede? É meu, sempre será meu, você aceita?" E o homem aceitou. Anos depois, o homem ofereceu um banquete em sua mansão. Foram convidados os homens mais importantes da cidade. A festa era um luxo, e tudo estava superando as expectativas, quando alguém entrou e colocou um pedaço d carniça fedorenta no prego da parede. O dono da mansão mandou chamar os seguranças e expulsou aquele intruso, mas então o diabo apareceu e disse: "Um momento, o prego é meu e eu tenho direito de usá-lo como eu quiser." Se deixarmos Satanás dominar um pequeno cantinho do nosso coração isto é o suficiente para que ele transtorne toda a nossa vida.3.10.2009