Ilustrações Ilustrações S

Superioridade

 

"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se"

 

C.S. Lewis, antes de sua conversão, costumava perguntar a si mesmo: "Que Deus vaidoso é esse a exigir sempre que seus súditos o adorem?" Após tornar-se cristão anglicano, Lewis descobriu que não é Deus quem precisa ser adorado. Adorado ou não, Ele continua sendo o mesmo Deus. Nós é que precisamos adorá-Lo. Nós temos essa necessidade interior de prestar culto e de reconhecer o amor e o cuidado de um Ser superior dando sentido à vida e à história. (Carlos Cesar P. Novaes, em O Jornal Batista, pg 6 - 3 a 9/12/2001). 

 

Um garoto brincava no quintal de sua casa, inventou de empurrar uma enorme pedra, claramente superior às suas próprias forças. Empurrou-a com as mãos, com os pés, com as mãos e uns dos pés, com o corpo, de costas, e a pedra não se movia. Aí, seu pai que observava disse: “Você ainda não usou todos os recursos, filho”. “Usei, sim, papai”, respondeu o pequeno já quase chorando. “Não”, replicou o pai, “você ainda não pediu a minha ajuda”. Não é o que fazemos muitas vezes tentando resolver ou remover sozinhos certos problemas, esquecidos dAquele que é o nosso Ajudador?

 

Isto é do famoso filósofo e teólogo dinarmaquês Kierkegaard: “O que está sem Deus no mundo, logo se cansa de si mesmo e o expressa, com ar de superioridade, dizendo que está cansado da vida. Mas o que anda na companhia de Deus vive sempre com Alguém cuja presença dá um significado infinito, mesmo às coisas mais insignificantes".