Ilustrações

Senhorio

 

Naquele dia, quando Jesus pediu a Pedro que empurrasse seu barco, afastando-o um pouco da praia, isso constituiu um trabalho extra para Pedro, já totalmente exausto por ter trabalhado em vão a noite toda. Em seguida, Jesus sentou-se e pôs-se a ensinar o povo. Sem dúvida, Pedro estava cansado, precisando de um bom sono. Além do mais, precisava terminar de lavar as redes, antes que a salmoura secasse. Os amigos de Pedro quase haviam terminado sua tarefa e estavam quase prontos para ir à cidade, mas ali estava Pedro, compelido a sentar-se no barco até que Jesus terminasse seu ensino. É possível que de início Pedro se sentisse ansioso e preocupado por causa daquela interrupção em seu dia, mas logo ele se ligou nos ensinos de Jesus. A mensagem celestial produziu um êxtase no coração daquele pescador. Quando Jesus entra em sua vida, Ele faz uma exigência definida a respeito de seu trabalho, de seu tempo e de seu dinheiro, os quais devem ser empregados em Seu serviço. O ministério de Cristo deve vir em primeiro lugar em sua vida, antes de todas as demais coisas. (Lucas 5.1-11)

 

Ao título de Senhor, no passado, sempre quando era anunciada a sua chegada, os súditos se prostravam ao chão, caíam de joelhos e exclamavam: "Sim, Cézar é o Senhor! Cézar é o Senhor!"

 

“Quando lhe perguntaram certa vez como vencia o diabo, Martin Luther respondeu. Bem, quando ele bate à porta do meu coração e pergunta “Quem mora aqui?”o querido Senhor Jesus vai até a porta e diz “Martin Luther costumava morar aqui, mas se mudou. Agora eu moro aqui.”O diabo, vendo as marcas de prego em Suas mãos e o lado perfurado, foge de imediato”.

 

Não conheço este Jesus garçom, que me obedece, que se constrange com pressões e acaba fazendo o que quero, o que determino, o que ordeno.

 

"Impossível é governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia" - George Washington.

 

Assim como toda a comunidade evangélica, ficamos perplexos com as notícias levadas ao ar, no dia 25 de abril, pelo Jornal Nacional da Rede Globo de televisão. A reportagem mostrava a justiça arrombando a Primeira Igreja Batista de Goiânia, para garantir a realização de um casamento, justificando que a igreja havia se negado realizar a cerimônia por que a noiva estava grávida.

 

Nossa jornada é montanha acima, com um cadáver às costas – o nosso eu crucificado – e o diabo faz de tudo para puxar-nos para baixo e ressuscitar o cadáver. (Phillip Henry) 18/4/07

 

"O qual nos livrou de tão grande morte, e livrará: em quem esperamos que também nos livrará ainda." Uma garotinha, a quem se perguntou como vivia vitoriosamente, diante dos ata-ques de Satanás, respondeu: "Ora, eu conservo Jesus em meu coração todos os dias. Quando Satanás vem bater à porta, peço a Jesus que vá aten­der". Quando Satanás vê Jesus, ele corre! Sim, nosso presente está seguro, se estiver sob os cuidados do Mestre! 11.2.2008

 

H. G. Wells escreveu: "Cristo é a pessoa mais singular da história. Nin­guém pode escrever a história da raça humana sem dar o primeiro e o mais importante lugar ao humilde mestre de Nazaré". O rabino Stephen Wise disse o seguinte sobre Jesus: "Você descobrirá que ele é divinamente humano. Não é agradável para nós, da casa de Israel, reconhecer, honrar e lembrar, entre os irmãos, Jesus, o judeu, que influenciou o mundo como nenhum outro homem? Este homem chamado Jesus viveu na terra por apenas 33 anos. Nunca se afastou mais de 160 quilômetros de sua casa." Charles Lamb estava certo, ao dizer: "Se todos os homens ilustres da história fossem reunidos e Shakespeare aparecesse, eles se levantariam para renderem-lhe honra; mas se Jesus Cristo aparecesse, ele cairiam de joelhos, em adoração". 14.2.2008

 

Na Bíblia a palavra "Senhor" tem um alto significado. É mais do que simplesmente um título recebido por herança. Ao empregar a palavra "Senhor" a Bíblia quer dizer o seguinte: Quando se é senhor de qualquer coisa, tem-se inteira autoridade sobre ela. Pode-se fazer dela o que se quiser. Se você comprar uma bicicleta fica sendo proprietário, o dono, o senhor da bicicleta. Você tem autoridade para dizer como deve ser usada e o que deve ser feito com ela. Meditemos agora, sobre o domínio de Jesus Cristo. 15.3.2008

 

Conta-se que certo facínora depois de cometer um crime bárbaro em Bristol, cidade que fica bem no limite entre os estados do Tenessee e Virgínia, nos Estados Unidos, procurou esconder-se da justiça, cruzando a linha divisória entre os dois Estados. Assim, refugiou-se além do limite, onde deduziu estar fora do alcance da perseguição policial. Um dia, inadvertidamente estendeu a mão, correspondendo a um cordial cumprimento feito por autoridade disfarçada, e isto bem em cima da linha divisória. Apertando-lhe a mão, como um alicate, o policial o puxou para aquém do limite e, em Bristo, ele recebeu a justa punição pelo seu crime. 19.3.2008

 

Duas expressões encontramos na Bíblia para confirmar que Deus é Senhor. A primeira delas é Adonai, talvez a forma plural de Adon, um antiqüíssimo nome de Deus que denota propriedade, controle. Esse termo é aplicado a Deus como o proprietário e o dirigente da terra inteira. Adonai Yaweh aparece em combinação, sendo usualmente traduzido por Senhor Deus. Assim afirmam R. N. Champlin e J. M. Bentes, em sua Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. A outra expressão bíblica é Kúrios. Foi usada como traduçao de dois termos hebraicos, Yahweh e Adonai. No Novo Testamento, Deus Pai é revelado como o Senhor dos céus e da terra. Apocalipse 4.11 "Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas". Esta expressão é normalmente usada no Novo Testamento para indicar o Filho, Jesus Cristo, na sua qualidade de Messias. 5.5.2008

 

Há muitos anos atrás, Carl Reiner e Mel Brooks fizeram uma comédia chamada "O homem de 2013 anos de idade". Na peça, Reiner entrevista Brooks, que é o cavalheiro idoso. Em determinado momento, Reiner pergunta ao velho homem: "Você sempre acreditou no Senhor?" Brooks respondeu: "Não. Nós tivemos um sujeito em nossa aldeia chamado Phil, e por um tempo nós o adoramos". Reiner: "Você adorou um sujeito chamado Phil? Por que?" Brooks: "Porque ele era grande, ou seja, ele podia quebrar você ao meio com suas mãos!" Reiner: "Você fazia orações?" Brooks: "Sim, você gostaria de ouvir uma? Ó Phil, por favor, não seja mau, não nos machuque, não nos quebre ao meio". Reiner: "Quando você começou a adorar o Senhor?" Brooks: "Bem, um dia um grande temporal surgiu e um raio atingiu Phil. Nós nos reunimos ao redor dele e vimos que estava morto. Falamos, então, uns para os outros -- existe alguma coisa maior do que Phil!" Em sua sátira, os atores disseram uma grande verdade: "Existe algo maior que Phil". Sim, o Senhor é maior do que qualquer gigante, do que qualquer adversário, do que qualquer problema que tenhamos de enfrentar. Mesmo que a nossa vida passe por sérias crises materiais ou espirituais, temos a oportunidade de olhar para o Céu e clamar por nosso Pai, que é Onipotente e pode nos dar vitória sobre todas as lutas. 26.8.2008