Ilustrações Ilustrações Q

Quebrantamento

 

Juan Spyker, um grande amigo de Marcos Witt, certa vez disse-lhe o seguinte: "Quando Deus nos quebranta, seu objetivo não é nos destruir. Ele quer destruir as atitudes incorretas que há em nós, para que assim a sua glória possa refletir-se por nosso intermédio". (Marcos Witt, em Adoremos, pg 185)

 

Como afirmou Henrieta Mears: "Quanto menores formos, mais espaço Deus terá". (Roberto do Amaral Silva, em O Jornal Batista, pg 1b - 17 a 23/09/2001).

 

Quando esquecemos de nós mesmos é que fazemos as coisas que são lembradas.

 

Cuando yo era muchacho, unos cuantos de mis amigos tenían papás que dirigían a sus familias en la lectura diaria de la Biblia y nunca faltaban a un culto de la iglesia. Pero también sabía que algunos de ellos eran orgullosos, tiranos en el hogar, crueles en sus tratos de negocios, y desalmados para con los necesitados. Aunque yo era joven sabía que esa hipocresía no agradaba a Dios. Daba gracias porque mi padre y varios otros hombres que conocía eran un ejemplo de verdadera fe y humildad. Admitían sus errores rápidamente y trataban a los demás con compasión. Obviamente se veían a sí mismos como receptores indignos de la maravillosa gracia de Dios.

 

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. E você o que é? Uma pipoca estourada ou um piruá? - Fonte: Pr. Renato Vargens rvargens@ar.microlink.com.br

 

Veja como é um ciclo: Quebrantamento leva ao arrependimento, e arrependimento leva ao perdão; perdão leva à liberdade e liberdade nos proporciona uma maior capacidade de amar; o amor sempre nos leva de volta para a verdadeira adoração a Deus, e adoração a Deus nos leva a níveis mais profundos de quebrantamento.

 

"Nenhum pregador pode subir ao púlpito sem antes ter descido, pela oração, os degraus da humildade. Na oração, o egoísmo se quebranta. O medo se desfaz, e a certeza da vitória aparece clara como a luz do sol ao meio-dia" (Cabral, p. 43). (Ler Pv 15.33). Um jovem vivia criticando quem ia pregar, dizendo que, se fosse ele, pregaria muito melhor. Um dia, o pastor deu oportunidade ao moço para pregar. Ele subiu ao púlpito, orgulhoso, sorridente. Tentou achar um texto na Bíblia, de um lado para outro, e nada. Suou, pediu desculpa, e desceu cabisbaixo. Sentou noutro lugar, junto a um irmão experiente, que, percebendo sua tristeza, disse: "Moço, se você tivesse subido como desceu (humilde), teria descido como subiu (alegre)". É uma grande lição para todo pregador. (Internet)

 

Se você sair lá fora e olhar para o sol, e lágrimas não encherem seus olhos, você ficará cego. A pessoa que se encontra diante do trono de Deus, experimenta a mesma coisa.

 

A palavra "adorador" significa "prostrador". Esse é o tipo de adorador que o Pai procura. Vemos que, no céu, os adoradores se prostram diante do trono (Ap 4.10). (Marcos Witt, em Adoremos, pg 147).

 

Neemias era o tipo de líder que se preocupava com a glória de Deus. Ele lamentou e chorou, jejuou e orou, não porque viu a cidade dos seus pais em ruína, mas porque o Deus dos seus pais servia de opróbrio perante o inimigo. A tristeza foi tão intensa que estampou-se em seu rosto, que o rei a percebeu. Quantos de nós haverá, nos assentamos e choramos quando sabemos que líder cristão pecou ou um ministério fracassou?

 

"Que o meu coração seja quebrantado pelas coisas que quebrantam o coração de Deus.” Bob Pierce.

 

É certo que precisamos cantar canções diante do trono, mas penso que precisamos muito mais, cantar canções que nos coloquem diante da cruz.

 

"Tal como a água sempre procura o ponto mais baixo - disse Andrew Murray - assim, o momento em que Deus te achar humilhado e vazio, será aquele em que Sua glória e poder te penetrarão".

 

“A melhor coisa que podemos fazer é abandonar os nossos planos, esmigalhar nosso discurso, afastar os bancos de nossas igrejas e cair de joelhos.” - Tommy Tenney.

 

Coração de crente o Senhor também não invade.

 

Em uma certa catedral da Europa, um novo administrador assumia o cargo e a primeira coisa que fez foi vistoriar o prédio e tudo o que nele havia. Chegando à parte mais alta da catedral, encontrou, perto do teto de um dos cômodos, cerca de uma dezena de estátuas de prata. "O que aquelas estátuas estão fazendo lá em cima?", perguntou. Após ser informado, falou: "Tire-as lá de cima e traga-as para baixo." Elas foram derretidas e o resultado apurado colocado na tesouraria da catedral. Antes de usar aquelas estátuas para um fim proveitoso, o administrador precisou trazê-las para baixo. Da mesma forma, para Cristo poder nos usar, muitas vezes é necessário que nos faça descer do alto em que nos colocamos. Com freqüência, a oração de Cristo ao Pai, por seus discípulos, deve ser: "Faça-os descer." - Paulo Roberto Barbosa

 

Antigamente, para se quebrantar, se humilhar, a pessoa vestia pano de saco... hoje, se você vestir um pano de saco, o pessoal vai dizer: “Que manero, meu irmão! É dez, aí! Onde você comprou?”

 

"Quanto mais me despedaço, mais fico inteira e serena". Cecília Meireles, poeta, educadora, RJ, 1901-1964

 

Os índios de uma reserva para a qual eu seria enviado em missão faziam um vaso de barro muito bonito. Meu amigo, capitão do esquadrão em Manaus, pediu ao tenente: “Já que você está nesse vôo, traga um vaso daqueles para mim”. O tenente o achou tão bonito que quis um também. Ao desembarcar, um dos vasos se quebrou. O capitão perguntou: “E aí, trouxe o vaso?” “Sim, senhor. Trouxe dois, só que o seu quebrou no desembarque”. – Luiz de Abreu. 30/11/06

 

Gióia Jr tem um poema no qual diz que o nosso coração tem um trono e uma cruz. Quando estamos na cruz, o Senhor Jesus está no trono. Mas se quisermos sentar no trono, o Senhor é quem irá para a cruz.  23/12/06

 

Uma barra de aço no valor de quinze reais, quando transformada em ferraduras passa a valer duas vezes mais. Se em lâminas de canivete, seis vezes mais; se em molas de relógio, cinqüenta mil vezes mais. Por que a pobre barra tem que passar por processos para ficar valendo isso? Quanto mais ela é manipulada, e golpeada, e introduzida no fogo, e batida, e prensada, e polida, maior o seu valor. Possa esta parábola ajudar-nos a ficar quietos, em silêncio e pacientes. Os que sofrem mais são capazes de submeter-se mais; e é através da dor que Deus está conseguindo mais de nós para a Sua glória e a bênção de outros. 27/3/07

 

“Estou andando com Deus. Só tenho este probleminha”. Essa é a mentalidade de alguém que deseja minimizar o mal de seu pecado de forma que possa continuar com ele. Não há quebrantamento. Steve Gallagher, em No Altar da Idolatria Sexual. 3.4.2008

 

Toda vez que uma pessoa é quebrantada por Deus, o ego perde o grande controle sobre a vida. 8.4.2008

 

Michelângelo, artista da renascença, um escultor notável, disse que, "quanto mais se gasta o mármore, tanto mais cresce a estátua". Nossa geração carece de homens que estejam sendo mortificados e transformados na imagem de Cristo. 14.5.2008

 

Há crentes que só funcionam quebrados. Então, Deus permite que alguma coisa sempre aconteça para mantê-los assim.15.1.2009