Ilustrações Ilustrações M

Mentira

 

O pai da mentira é o diabo. Muitas vezes somos a mãe. Ele ejacula sobre o mal dentro de nós e damos à luz a mentira.

 

"O mundo deseja ser enganado" (Sebastian Brant, 1457-1521, poeta e humanista alemão).

 

"A pessoa mais fácil de você enganar é você mesmo" (Edward Bulwer-Lytton, 1803-1873, romancista e político inglês).

 

"As pessoas nunca mentem tanto como depois de uma caçada, durante uma guerra ou antes de uma eleição" (Otto von Bismarck, 18151898, unificador e consolidador da Alemanha).

 

Como dizia Mario Quintana, nosso poeta gaúcho: disfarçou-se o burro de leão, mas logo descobriram o embuste porque esqueceu as orelhas de fora.

 

Jesus disse que teríamos que dizer "sim" quando é "sim", e "não" quando é "não", porque o que "disto passar é de procedência maligna". Muitas vezes podemos estar praticando o terrível pecado da mentira sem nos darmos conta. Isso acontece quando declaramos um imposto de renda falso; quando não lançamos em nossos livros fiscais (no caso de empresários) todas as vendas realizadas (nem mesmo a nota fiscal foi emitida!), quando dizemos "que o chefe está numa reunião" ao atender alguém no telefone que ele não quer atender, e assim por diante. Esse foi o caso de uma jovem que era secretária. Ao ser ministrada ela disse: "Mas é o meu chefe que me pede para dizer isso ao telefone. Se eu desobedecê-lo, ele pode me mandar embora!" Então ela ouviu o seguinte conselho: "Se ele a mandar embora é porque Deus tem um emprego melhor para você. Mas saiba de uma coisa: se você chegar ao seu chefe e com muito respeito lhe disser que você não mente, e que você dirá somente a verdade, é bem possível que ele venha a ter uma confiança muito maior em você, e que passe a confiar-lhe coisas mais importantes, e quem sabe até a promovê-la! Mas o que você não deve é viver praticando esse pecado!" (Milton Azevedo Andrade, em Vida Em Abundância, pg. 220).

 

Não faça como um adolescente que, prá chamar a atenção de todo mundo, ia à praia e brincava de afogado. Sempre que fazia isso as pessoas corriam para acudi-lo e ele se divertia. Mas da terceira vez em diante, as pessoas desconfiaram e pararam de socorrê-lo. Passado um tempo, lá estava ele de volta à praia e, dessa vez, afogou-se de verdade e ninguém foi acudi-lo.

 

Mais de 60% das pessoas que acessam a Internet não acreditam no conteúdo da rede. A pesquisa, realizada pelo instituto americano Consumers Union com 1.500 adultos do país, mostrou que os internautas têm dificuldade de diferenciar anúncios de notícias.

 

Um engano que anda por aí é aquele que está levando os pais a dizerem, justificando a permissividade de seus filhos para o sexo, álcool: "Melhor aqui em casa do que lá fora".

 

O sujeito discutia todos os dias com a mulher pelas razões mais banais possíveis, xingava-a de tudo quanto era nome feio e, de vez em quando, até batia nela. Mas quase ninguém sabia disso na igreja. Certo domingo, quando foi convidado para pregar e falou justamente sobre o comportamento do homem cristão no lar, ilustrou o sermão com belíssimas experiências aparentemente pessoais. À saída, um de seus filhos comentou com os colegas: — Filmes de ficção, eu já assisti a vários. Mas “sermão de ficção” é a primeira vez... E principalmente com meu próprio pai no papel principal!

 

Antes de começar a pregação, o pastor pergunta à congregação: — Quem se deu ao trabalho de ler o evangelho de São Marcos, capítulo 17, por favor, levante a mão! Metade da congregação ergue o braço. E o pastor anuncia: — No sermão desta manhã, queremos analisar exatamente isso: “O Que Leva uma Pessoa a Mentir?”, como vocês acabam de fazer, uma vez que o livro de Marcos só tem dezesseis capítulos...

 

Eu nunca me enganei. Aliás, minto, me enganei uma vez; foi quando imaginei que eu havia me enganado.

 

Larry Lea conta de um dia em que entrou numa sala onde um grupo de pessoas discutia com um homem possesso. Finalmente, um dos homens agarrou o endemoninhado e gritou com ira: "Diga-me a verdade, seu demônio mentiroso!" Hehehe! Como pode um mentiroso dizer a verdade? Isso é impossível. - Fonte: Larry Lea, em As Armas da Sua Guerra, pg 29.

 

Joseph Goebbles, ministro da propaganda de Adolf Hitler, sustentava: “Se uma mentira for repetida mil vezes, sempre com convicção, tornar-se-á uma verdade”.

 

Tienes que conocer la verdad de Dios para ver las mentiras de Satanás.

 

Um pregador estava a descer uma rua quando reparou num grupo de jovens em pé à volta de um cão. Preocupado com a segurança do animal, ele chegou perto e perguntou-lhes o que estavam a fazer. Um rapaz replicou: "Isto é um velho cão vadio, e todos nós o queremos. Decidimos que aquele que disser a maior mentira ficará com ele." "Eh! Rapazes vocês não deviam organizar uma prova contando mentiras," disse o pregador. "Não sabem que mentir é pecado? Ora, quando eu era da vossa idade nunca disse uma mentira!" Fez-se silêncio durante um minuto. Então, precisamente quando o pregador pensava que os tinha alcançado, um rapaz deu um profundo suspiro e disse: "Muito bem, ele ganhou. Dêem-lhe o cão." Sorrimos, mas o fato é de que todos nós já dissemos algumas grandes mentiras. Oh sim!, nós toleramos algumas mentiras, chamando-lhes de exageros - tal como quando aumentamos alguns centímetros ao grande peixe que pescamos. - Fonte: http://www.gospelcom.net

 

Dois homens da Flórida traçaram uma rota na carta e conduziram a sua embarcação para o Golfo do México. Usando a bússola, dirigiram-se para 100 Km de distância da costa onde esperavam pescar. Pensando que tinham chegado ao local, logo se aperceberam que aquele sítio era tudo menos o objetivo pretendido. Descobriram então que um deles tinha colocado um facho luminoso próximo da bússola, e que o magnete incorporado tinha afetado a leitura da mesma.Do mesmo modo que o íman alterou a bússola, os nossos corações pecaminosos podem influenciar a nossa forma de pensar. Muitos dos conterrâneos do Senhor Jesus, por exemplo, pensavam estar a mover-se na direção certa ao negarem que Ele era o Messias prometido (João 7:41,42). Mas o verdadeiro problema com essas pessoas foi a inclinação dos seus corações. Elas resistiram ao Senhor por causa da ameaça que Ele aparentava representar para as suas tradições religiosas. Em vez de verificarem cuidadosamente todas as Escrituras, que as levariam a ver quem Ele era, resolveram ficar pelo que preferiram acreditar. E rejeitaram-nO. - Fonte: www.gospelcom.net

 

Nós nunca nos deliciaríamos com o pecado se não tivéssemos sido enganados por ele.

 

Para reconheceres as mentiras de Satanás, concentre-se na verdade de Deus.

 

Nos anos 60, muitos jovens inquietos, foram enganados e levados a acreditar que conseguindo atingir um êxtase, através de drogas, era a maneira de encontrar a "realidade" que eles tanto desejavam. Aqueles êxtases, eram contudo apenas ilusões, não algo real. - Fonte: http://www.gospelcom.net/rbc/pd/2000/Junho2000.htm 

 

Um exemplo: Esquentar o pão feito na semana passada no microondas e falar pras visitas: "Acabei de comprar, ta quentinho".

 

"É possível enganar parte do povo, todo tempo; é possível enganar parte do tempo, todo povo; jamais se enganará todo povo, todo tempo". - Abraham Lincoln, político. Fonte: http://www.reflita.brs.com.br/famosas.html 

 

"É inacreditável a capacidade dos homens em acreditar em coisas inacreditáveis" (Thomas Edson) - Fonte: pastores@yahoogroups.com 

 

Em nossa tradição literária há um personagem assim: Frei Tomaz. Diziam os antigos: "Frei Tomaz, façam o que ele diz, não façam o que ele faz".

 

Dois mentirosos conversam na praça: - Você consegue enxergar aquele mosquito lá na torre da igreja? - Qual? - pergunta o outro - O que está sentado ou o que está de pé?

 

Ao chegar de viagem, dona Tereza pergunta para o filho de cinco anos: - E aí, Joãozinho? Correu tubo bem por aqui na minha ausência? - Tudo mamãe! Só teve um dia que deu uma chuva muito forte e eu fiquei com medo e o papai veio dormir com eu. - Comigo, Joãozinho! - corrigiu a empregada. - Não, Maria! Isso foi no sábado! Eu estou falando de domingo, quando choveu! 

 

Outro dia comprei um vaso de plantas, tamanho grande, para um coqueiro ornamental. A loja não entregou o vaso do dia combinado. No dia seguinte, aproveitando que iria levar meu filho à escola, tornei a passar na loja a fim de apressar a entrega do vaso. Então eu disse ao vendedor: "Preciso do vaso hoje à tarde. Amanhã vamos viajar e não haverá ninguém em casa". O bom homem entendeu meu motivo. Mas à caminho da escola, porém, meu filho perguntou: "Pai, a gente vai viajar amanhã?" ...hummm!!! Isso havia sido uma mentira minha para aquele homem. Imediatamente o Espírito Santo me convenceu da justiça, do juízo e do pecado. Ali mesmo na rua, à caminho da escola, assumi o erro e disse ao meu filho: "Papai errou e eu não vou fazer mais isso". Depois entrei na presença de Deus, confessei e pedi perdão.

 

Dizem que a mentira tem pernas curtas, mas como corre veloz...

 

Ouvi de uma estatística que dizia: Em cada 10 casais, 9 brigam e 1 é mentiroso.

 

Um exemplo: Andar com a janela do carro fechada no dia mais quente do ano, para pensarem que o carro tem ar-condicionado.

 

Nossas atitudes, cada uma delas, falam muito alto. Tem até um livro, com mais de 50 mil cópias vendidas, intitulado "Decifrar Pessoas", no qual, os autores afirmam que com base no tom de voz, nos gestos, nas atitudes, nos hábitos e até num corte de cabelo ou aperto de mão, é possível saber se alguém está mentindo. As pessoas passam informações por meio de atitudes. Por exemplo: piscar muito os olhos durante uma conversa pode significar que a pessoa está sendo desonesta. (Revista Tudo, pg 43, 12 de abril de 2002).

 

"Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar, difícil é mentir para o nosso próprio coração". Anônimo

 

A mentira que beneficia vale mais do que a verdade que molesta. - Provérbio Persa

 

Às vezes o disfarce acontece quando você vai ao supermercado e passa várias vezes para pegar a torradinha de amostra grátis.

 

Um menino se saiu com essa: "Eu não minto. Eu modifico a verdade".

 

Dizem que duas vacas estavam pastando quando, de repente, uma delas falou para a outra: "Você já ouviu falar da doença das Vacas Loucas?" - "Claro!" - "E você não fica com medo?" - Ao que a vaquinha respondeu: "Eu não! Não vendo que eu sou um sapo!?"

 

Histórico da Mentira: O 1º de abril parece ter nascido em 1564, quando o rei Carlos IX da França ordenou que o calendário francês começasse no dia 1º de janeiro. Até então, o ano dos franceses começava dia 1º de abril, data em que se festejava a Assunção da Virgem Maria. A mudança não agradou a população, que continuou a mandar presentes, felicitações e convites no dia l° de abril, como se ainda fosse o primeiro dia do ano. Com o tempo, porém, aceitou-se o de janeiro como o primeiro dia do ano. O 1º de abril passou, então, a ser o dia de enganar os bobos. Da França, a brincadeira espalhou-se pelo resto do mundo, transformando-se numa data "oficial" que, em alguns casos, é comemorada no mês de abril inteiro.

 

Um exemplo de como a mentira tem pernas curtas: Na Copa do Mundo de 1990, no jogo Brasil X Argentina, os argentinos deram água gelada com o tranquilizante Ropyhnol para o jogador brasileiro, Branco - o principal batedor de faltas do time, que topado e com sonolência, não teve bom rendimento no jogo, atrapalhando a equipe. Porém, disso ninguém sabia, até que em 2005, portanto, 15 anos depois, o ex-jogador Diego Armando Maradona, deixou "escapulir", numa entrevista, e a imprensa começou a divulgar o fato. Os argentinas venceram o jogo, 1 a 0.

 

Você acredita mesmo que pitbull não morde?

 

Conta-se a história de um pequeno índio que andava pela floresta, e derrepente encontrou um ovo de uma águia. Ele pega aquele ovo e coloca para chocar juntamente com os demais ovos da galinha. Depois de chocar nasce a aguiazinha. A aguiazinha começa a ciscar da mesma maneira do pintinhos. Os dias passaram, e a Águia já bem grande, olha para o céu e vê uma Águia voando, era um vôo muito lindo. Ela sentiu um desejo muito forte de voar. A galinha percebendo isso, disse a ela: não adianta você pensar que um dia terá possibilidades de voar. Você nasceu para ciscar, andar aqui no chão, comer insetos e mais nada. A Águia ao receber estas informações perdeu toda a esperança de voar. Os dias passaram e ela morreu, sem nunca Ter desfrutado nem sequer de um pequeno vôo. Podemos analisar que aquele pássaro, também era uma Águia, e no entanto a sua natureza era voar. Dominar o espaço voando livremente. Mas a galinha injetou uma mensagem de incapacidade, sugando todas as suas possibilidades de voar. O diabo está fazendo justamente isso na vida de muitas pessoas.

 

Outro dia vi um garotinho fazendo um lindo castelo na areia da praia. Levou quase a manhã toda construindo com destreza uma "fortaleza" de areia. Lá pelas três da tarde, a maré subiu, e bastou uma vez para a água desmanchar aquela obra. Construir castelos de areia pode dar nisso. Por maior e mais bonito que seja, a água vem e o destrói.

 

Um mago, sentado em um shopping, adivinhava o futuro de todos que passavam por ele. De repente, alguém chegou apressado e lhe comunicou que a porta de sua casa havia sido arrombada e que estavam roubando todos os seus bens. Tomado pelo choque da notícia, ele suspirou fortemente e saiu em disparada em direção à sua casa. Um vizinho, que o viu correr daquela forma, lhe falou: "Você diz que é capaz de prever o futuro das pessoas; como não previu o seu próprio?" Quantas vezes corremos para todos os lados numa busca incansável de alguém ou alguma coisa que venha a mudar nossa sorte e proporcionar-nos dias melhores e mais seguros. Ficamos tão ansiosos pelas soluções prometidas que nem nos damos conta de que estamos indo de mal a pior!

 

"A mentira é qual martelo/que rebenta qualquer pedra,/no lar em que ela perdura/felicidade não medra". - Gorgônio Barbosa Alves.

 

São os cavalos-de-tróia. Na Internet, eles roubam ou induzem o internauta a entregar dados sigilosos, como número e senha de conta bancária. Na mitologia grega o cavalo de Tróia parecia um presente, mas era um golpe.

 

...é como aquela história de pescador: Um diz que pescou um lambari de 5 metros. O outro já diz ter pescado um lampião aceso. Na disputa, o primeiro resolve terminar a discussão e vai logo dizendo: "Não acredito. Você está mentindo". Ao que o outro responde: "Está bom. Diminui o lambari que eu apago o lampião".

 

A mentira pode até ter pernas curtas. Mas está sempre chegando na frente.

 

O brasileiro tem uma inventividade que tem o seu lado negativo. Ele fala de "amanhã", que nunca chega; ele diz "apareça lá em casa", que na realidade não é um convite, mas um modo cordial de se despedir, assim como " cedo, não vá embora ainda", "irei se Deus quiser", significa "não conte com a minha presença"; "já foi providenciado", que quer dizer "ainda não vi o caso, nem sei de que se trata"; "eu telefono mais tarde", é para entender "eu não tenho tempo para tratar disso". - Lourenço Stelio Rega

 

O filho do mentiroso encontrou o pai numa roda de conversa, mandando ver: "Com um tiro só acertei 53 marrecos na beira do rio! "53 marrecos e um macaco!", interveio o filho, que também adorava mentir. "Isso mesmo! Um macaco que tinha descido da árvore para beber água!" Em casa, o moleque levou a maior bronca.: "Não se meta mais na minha conversa! Deu um trabalho danado botar o seu macaco no meio daquela marrecada toda!" - Luiz Pimentel