Ilustrações Ilustrações I

Inteligência

 

quatro espécie de homens: o que não sabe e não sabe que não sabe: é TOLO - evite-o; o que não sabe e sabe que não sabe: é SIMPLES - ensine-o; o que sabe e não sabe que sabe: está DORMINDO – acorde-o; o que sabe e sabe que sabe: é SÁBIO - siga-o.

 

Um sábio que atravessava um rio de barco, perguntou ao barqueiro: "Diga-me uma coisa, você conhece botânica?" O barqueiro olhou para o sábio e respondeu: "Não muito, senhor, não sei o que é isso". "Você não sabe de botânica, a ciência que estuda as plantas? Que pena, você perdeu parte de sua vida." O barqueiro continuava remando. Em seguida, o sábio perguntou se ele conhecia astronomia. O coitado coçou a cabeça e disse: "Não senhor, não sei o que é astronomia". "A astronomia é a ciência que estuda os astros, o espaço, e as estrelas", explicou o sábio. "Que pena, você perdeu parte de sua vida". Assim foi perguntando o sábio a respeito de cada ciência: física, química, teologia. De nada o barqueiro sabia. E o sábio sempre terminava com seu refrão: "Que pena, você perdeu parte de sua vida". De repente o barco bateu em uma rocha, partiu-se e começou a afundar. O barqueiro perguntou ao sábio: "O senhor sabe nadar?" E a resposta foi: não, não sei. Ao que, disse o barqueiro: "Que pena, você perdeu toda a sua vida".

 

É preciso saber de que lado fica a asa da xícara. Você sabe? ...do lado de fora! Hehehe!!

 

Ouvi dizer que no Talmude dos judeus há a história de um rabino que deu um sábio conselho a um seu sobrinho. Este estava querendo estudar a sabedoria dos gregos. Mas ao rabino lhe disse: "Você não vê que temos que meditar na lei do Senhor de dia e de noite? Ache um tempo que não sejam nem dia nem noite, então, para estudar a sabedoria dos gregos!" Entretanto, quantos são os crentes que estudam a sabedoria humana, dedicam tanto tempo a outras coisas, e muito pouco tempo dão ao estudo da Palavra! (Milton Azevedo Andrade, em Vida Em Abundância, pg. 223).

 

A maior prova que existe vida inteligente fora da Terra, é que eles não entraram em contato conosco. (Fonte: Henrique Leite Aurichio, hleite@inatel.br).

 

Um amigo simpático que conhece os meus gostos e interesses literários deu-me um livro fascinante pelo meu aniversário. Intitula-se "Os Mais Brilhantes Pensamentos de Sempre." Não há dúvida quanto à perspicácia e sabedoria das pequenas citações que ele contém. Mas serão eles os mais brilhantes pensamentos de todos os tempos? Não! À luz do esplendor de Jesus Cristo a sabedoria do mundo é apenas uma sombra.

 

"Cada vez mais eu me convenço mais de que sei menos sobre absolutamente nada".

 

O caipira estava sentado num barranco, pitando o seu cigarrinho de palha e apreciando a paisagem quando pára um carro e descem dois sujeitos com um monte de tralhas. O caipira fica um tempão observando-os. Mede daqui, mede dali, torna a conferir, até que o caipira não resiste e pergunta: - Me adescurpe a intromissão, mas o que é que ocêis tão fazeno cum estes trecos tudo aí? Ao que um deles respondeu, todo educado: - É que nós somos engenheiros! Estamos fazendo as medições para fazer uma estrada! E o caipira: - Ah! bão! É que aqui nóis num faiz istrada deste jeito não! E o engenheiro, em tom desafiador: - Ah, não? Então como é que vocês fazem estradas por aqui? - A gente sórta um burro e vai seguindo ele, por onde o bicho passa é sempre o mió caminho pra se fazê a istrada... – E se vocês não tiverem o burro? - Bom... daí a gente chama um engenhero!

 

"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar". - Marilyn vos Savant

 

Eu lembro de um engomador, de um ferro de passar roupas que havia dado defeito lá em casa. Quando Tânia me falou desse problema, desse problemão na verdade, um problema muito sério, eu logo disse: “Deixa eu ver o engomador”. Peguei minhas ferramentas, que naquela época consistiam de uma faca de cozinha e uma tesoura com ponta, e desmontei o negócio. Retirei todos os parafusos, soltei o cabo, fucei onde até alcançava – eu estava lidando com o problema para resolve-lo. Pra encurtar a história, aquele engomador nunca mais voltou a funcionar e até pouco tempo, todas as peças soltas daquele ferro estavam guardadas numa sacola plástica debaixo do tanque... eu fui muito mal pra aquele ferro! É assim que sempre fazemos: Tentamos resolver nossos problemas com a própria força. Como sabemos disso? ...é simples: nós ficamos cansados e o problema não é resolvido.

 

Dizem que há quatro espécie de homens: o que não sabe e não sabe que não sabe: este é TOLO - evite-o; o que não sabe e sabe que não sabe: este é o SIMPLES -- ensine-o; o que sabe e não sabe que sabe: este é o que está DORMINDO - acorde-o; e o que sabe e sabe que sabe: é o SÁBIO - siga-o.

 

Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano. Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada. Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço conseguiu construir uma casinha para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha. Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos: "Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar todinha. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?" Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo: "Vamos, rapaz?" Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo: "Vamos, rapaz. Nós viemos te buscar." "Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?" "Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante." Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus queridos. Quantas vezes "nossa casa se queima" e nós gritamos como aquele homem gritou? Na Bíblia, em Romanos 8:28 lemos que todas as coisa contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Às vezes, é muito difícil aceitar isto, mas é assim mesmo. É preciso acreditar e confiar! - sohsermoes@yahoogrupos.com.br

 

O eminente filósofo patrício Mariano José Pereira da Fonseca, Marques de Maricá (1773-1848), deixou-nos um precioso livro intitulado "Máximas e reflexões", onde lemos o seguinte, a certa altura: "Na Grécia eram só sete os que eram sábios; no Brasil, só sete os que não são". ...é uma frase de fina ironia, e de amarga tristeza.

 

Em certa igreja, encontrei um caso curioso: uma irmã estava sempre de posse de um dicionário para traduzir as palavras do jovem pregador, tão grande era o número de palavras difíceis por ele usadas. Em determinada ocasião ela interrompeu a pregação e traduziu para a igreja a palavra dita pelo orador. Muito estranho! Uma pregação desse tipo, além de causar certo mal estar nos ouvintes, é de pouca valia para a edificação da igreja. - Airton Evangelista da Costa

 

Vale o velho ditado: "Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém".

 

A sabedoria é um dom de Deus, mas o diabo é quem faz um querer ser mais sabido que o outro.

 

Dizem que prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém... quando a canja é bem feita!

 

Aquele que não segue o caminho da sabedoria descobre que sua vida está sem propósito e sem razão de ser. Continua a existir, mas a vida feliz lhe foge. Ele é como o Sísifo da mitologia grega. Por sua culpa foi condenado a empurrar uma grande rocha para cima de uma montanha, só para vê-la rolar para baixo de novo, tendo que repetir incessantemente essa tarefa fatigante.

 

Quem não tem cultura só comete gafes, como a daquele casal que, havendo chegado atrasado ao teatro, no momento exato em que o apresentador anunciava: "Ouviremos agora, a Quinta Sinfonia de Beethoven". O marido desabafou com a mulher: "Viu?! Por sua causa perdemos as outras quatro!"

 

Você vê coisas que existem e se pergunta: por quê? Eu imagino coisas que não existem e me pergunto: por que não? - George Bernard Shaw

 

Aprendemos com William James que "inteligência é a capacidade de se resolver com facilidade os problemas da vida". Há gente com muito conhecimento, e até com o título de Ph D, que não é inteligente. – Jeiel C Ferreira de Souza, em O Jornal Batista.

 

Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários bandidos que queriam matá-lo. O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira: - "Deus Todo Poderoso faça com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem!!!" Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha. A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha. O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado: - "Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha... Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar..." Abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia. Estavam os bandidos entrando na trilha, na qual ele se encontrava esperando apenas a morte. Quando passaram em frente da trilha o homem escutou: - "Vamos entrar nesta trilha!" - "Não, não está vendo que tem até teia de aranha!? Nada entrou por aqui. Vamos continuar procurando nas próximas trilhas". - ibc_propositos.yahoogrupos.com.br

 

"O mundo moderno trouxe muita ciência, mas pouca sabedoria" - Hans Küng.

 

J.C. Ryle diz: "Há ocasiões em que o crente demonstra maior sabedoria ao ficar quieto, orando... do que desafiando seus adversários".

 

Sócrates disse: "De tudo o que sei, só de uma coisa estou certo: é que nada sei".

 

O filho pergunta: - Porque o papai tem pouco cabelo? A mãe responde: -  Ora, filhinho... Porque ele tem muitas coisas para pensar e é muito inteligente! - Então, por que é que você tem tanto cabelo? - Cala a boca e come a sopa, menino.

 

Uma curiosidade oriental é o motivo das xícaras de chá não terem alças naquela região do mundo: se você consegue segurar com as mãos, é porque a temperatura do chá está apropriada para consumo. Se queimar as mãos e não conseguir segurar, é porque pode fazer mal... Isso deve ser assim mesmo, pois normalmente, em termos de saúde, os chineses sabem das coisas. Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência, chá verde) durante as refeições, nunca água gelada ou bebidas geladas. Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino. Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento. 15.4.2009

 

Alguém disse que inteligência “é como um farol que ilumina o caminho, mas que não te faz caminhar”, portanto é aqui que a Sabedoria faz a diferença.10.7.2009

 

Numa mente perturbada a sabedoria não floresce. Karl Master10.9.2009

 

Uma jovem universitária sofria de um complexo de inferioridade. Todos na sua casa eram considerados inteligentes, mas ela era considerada burra. A moça reclamava: "Meu pai diz que não vou conseguir ser uma pessoa bem-sucedida na vida. Diz que meus irmãos são inteligentes porque puxaram a ele, mas que eu tenho a inteligência curta". Aquela moça era cristã, e resolveu apresentar o seu problema a Jesus em oração. Todos os dias, antes de começar as aulas, ela orava da seguinte forma: "Jesus, não permita que Satanás me humilhe diante de meus colegas e levante barreiras impedindo que os meus sonhos sejam realizados. Eu louvo o teu nome pela inteligência que tu me deste. Amém". Suas orações foram ouvidas. Ela se tornou a aluna nº 1 de sua turma, concluiu honrosamente o curso superior e tornou-se a pessoa de melhor situação financeira de sua família. Imensamente feliz e agradecida, ela ofereceu um culto em ação de graças por ter alcançado todas aquelas bênçãos. Os pais jamais devem proferir julgamentos negativos sobre seus filhos, nem pronunciar sobre eles palavras de maldição. Se você é pai, incentive, elogie o seu filho por seu talento e esforços. Ajude-o a lutar pela realização de seus sonhos. Aproveite este dia para pedir a Deus que o abençoe, o proteja e lhe dê a felicidade. Silas Malafaia 27.10.2009