Ilustrações Ilustrações H

Humor

 

As mulheres loiras são abençoadas. Mas há no humor uma implicância, que não entendo, com as loiras. Como esta: "Como se faz para uma loira rir na segunda pela manhã?" - Contando-lhe uma piada na sexta feira à noite.

 

Num livro recente, o psiconeurologista norte-americano Robert Provine, lembra que o sorriso é uma forma de comunicação visual, enquanto o riso é uma experiência auditiva. Ambos são mais um meio de comunicação e socialização do que um produto de humor. O sorriso se vê, o riso se ouve, mesmo no escuro. A propósito, o estudo de Provine, desenvolvido a partir de 1.200 situações de riso, mostra que as mulheres riem 20% a mais do que os homens. Devemos rir, devemos sorrir. (O Jornal Batista, pag. 10, de 7 a13/01/2002).

 

Li sobre um estudo que indica que as pessoas que riem vivem mais. O humor é um solvente da tensão. É um antídoto para a ansiedade. É um tranqüilizante sem nenhum efeito colateral. O riso é o amortecedor nos choques da vida. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 95 - Ed Vida).

 

Alguém certa vez perguntou ao presidente Lincoln como lidava com todo o estresse da Guerra da Secessão americana. Ele disse: "Se não fosse o riso, eu não agüentaria". Muitos comediantes famosos cresceram em bairros pobres com uma porção de problemas. Enfrentaram esses problemas aprendendo a rir e fazendo os outros rir. Por isso, aprenda a rir. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 95 - Ed Vida).

 

Rick Warren declarou: "Se conseguir rir de determinada coisa, poderá conviver com ela". (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 95 - Ed Vida).

 

Há o sorriso que toma a iniciativa, mesmo sem saber qual será a resposta. Há o sorriso que responde o sorriso do outro. Quando dois rostos se abrem em sorrisos, um para o outro, a conversa flui melhor, a comunicação acontece, os relacionamentos se tornam possíveis. (Israel Belo de Azevedo, em O Jornal Batista, pg 4b - 28/01 a 03/02/2002).

 

Um pastor recomendou: "Seja alegre, brincalhão, piadista. Isso ajuda a desempoeirar a mente". (Walmir Vieira, em O Jornal Batista, pg 4 - 20 a 26/08/2001).

 

Quando era garoto, ouvi um pastor contar a história de um vovozinho evangélico que sempre dizia para o netinho dele que cristão de verdade não sai por aí mostrando os dentes. — Crente que é crente anda sempre sério, meu filho. Risada é coisa de mundano! – ele falava. E o menino ficou com aquilo na cabeça. Um dia, os dois estavam indo juntos para a igreja e passaram perto de um burro velho, todo empesteado, cara de coitado, mais morto que vivo. A aparência do pobre animal chamou a atenção do menino. Ele se virou para o avô e comentou: — , esse burro aí deve ser crente, ? Olha só a cara dele! Achei engraçada essa história e nunca mais a esqueci. O pastor já nem me lembro quem era, mas a lição que queria ensinar, acho que aprendi. 

 

Rir faz bem para a saúde. “O coração alegre é bom remédio.” – Provérbios 17:22. Salomão disse isso faz quase três mil anos. E hoje, a Medicina comprova que estava absolutamente certo. por exemplo, o médico japonês Kiyoyan Arikawa garante que “umas boas gargalhadas por dia são indispensáveis à boa saúde mental e física.” Na opinião dele, o humor é um dos oito segredos para um viver mais prolongado e saudável. (Internet)

 

Pesquisas recentes demonstraram que o riso é uma espécie de estimulante intelectual, que predispõe a mente para resolver criativamente os problemas, melhora a produtividade dos adultos no trabalho e aumenta o rendimento da aprendizagem de crianças e adolescentes na escola. Quem ri, assimila e produz muito mais!

 

Por incrível que pareça, estudos feitos em hospitais e centros de tratamento de câncer nos Estados Unidos mostraram que o humor é algo tão sério que pode ser usado como complemento no processo de cura. Por isso, muitos hospitais decidiram criar salas, bibliotecas e canais especiais de TV dedicados exclusivamente ao humor para ajudar os pacientes em sua recuperação.

 

Entre os benefícios comprovados de umas boas risadas está o aumento da imunoglobolina A na saliva. Essa substância ajuda o sistema imunológico a combater gripes, resfriados e sinusites. O riso é também um excelente antídoto contra a insônia. 

 

O humor nos faz bem em todos os sentidos. Desenvolve a inteligência e é útil à sociedade. Distingue os homens dos animais e é a atividade mental mais importante depois do sonho para nossa saúde psicológica. Chega a ser necessário à nossa sobrevivência, porque nos ajuda a entender o meio em que vivemos, a avaliar a estrutura ou a debilidade das pessoas que nos cercam e a obter dados que tornam a vida mais fácil – afirma o professor Nicholas Emler, titular da cadeira de psicologia da Universidade de Dundee, na Escócia. Assim fica fácil entender porque a Bíblia afirma que “do Seu trono lá no Céu, o Senhor ri”. Salmo 2:4. (Internet). 

 

Em lugar de um Deus irado e vingativo, compreendo que Deus é risonho, brincalhão, bem-humorado, capaz de imaginar e criar o chimpanzé, o hipopótamo, o bicho-preguiça e outras piadas da Natureza!

 

Quer um exemplo do bom humor de Cristo? Leia nos Evangelhos sobre a vez em que disse que era mais fácil um camelo todo desengonçado passar pelo buraco de uma agulha do que um rico pão-duro entrar no Céu. Essa comparação exagerada, com certeza, deve ter provocado boas gargalhadas entre o pessoal que O estava ouvindo. 

 

Se Cristo vivesse tão tristonho, sério ou carrancudo, como alguns pensam, teria bem menos que doze discípulos. Quem iria largar tudo para passar o dia todo na companhia de um Mestre que estivesse sempre de cara fechada? Só Judas mesmo, talvez, se pudesse ganhar algum dinheiro com os milagres, como fazem alguns “pastores” hoje. E olhe lá!

 

Há igrejas onde se entra mudo e sai emburrado!

 

Algumas pessoas, por falta de um sorriso, tem a cara de maracujá maduro - toda amassada!

 

J.B. Phillips, no seu livro "Seu Deus é Pequeno Demais", denuncia os conceitos inadequados que muitos têm sobre Deus e um desses conceitos é "o Deus Negativo", que é próprio das pessoas que têm um masoquismo espiritual, achando que Deus não lhe permitirá serem expansivos, alegres e bem sucedidos. (Revista UniJovem Ano XIX Nº 79, pg 21) 

 

Nossa idade não tem que haver com a data do nosso registro (RG), mas com o nosso espírito.

 

Jesus sorria e dizia coisas engraçadas com freqüência. Ele queria dar saúde e uma nova visão de mundo às pessoas também através do humor, revelando uma outra face do Pai. Em lugar de um Deus irado e vingativo, um Deus risonho, brincalhão, bem-humorado, capaz de imaginar e criar o chimpanzé, o hipopótamo, o bicho-preguiça e outras piadas da Natureza! Quer um exemplo do bom humor de Cristo? Leia nos Evangelhos sobre a vez em que disse que era mais fácil um camelo todo desengonçado passar pelo buraco de uma agulha do que um rico pão-duro entrar no Céu. Essa comparação exagerada, com certeza, deve ter provocado boas gargalhadas entre o pessoal que O estava ouvindo. 

 

Se Cristo vivesse tão tristonho, sério ou carrancudo, como alguns pensam, teria bem menos que doze discípulos. Quem iria largar tudo para passar o dia todo na companhia de um Mestre que estivesse sempre de cara fechada? Só Judas mesmo, talvez, se pudesse ganhar algum dinheiro com os milagres, como fazem alguns “pastores” hoje. E olhe lá! 

 

Outra situação divertida do ministério de Jesus foi a vez em que os saduceus, que não acreditavam em anjos nem em ressurreição, prepararam uma “pegadinha” para tentar enrolá-Lo. Eles queriam saber com qual dos maridos uma mulher, que se casara sete vezes na Terra, iria ficar no Céu. Mas Cristo matou a charada no ato, virando o feitiço contra o feiticeiro. Disse-lhes que todos nós seremos como anjos, depois da ressurreição! Assim, quem se deu mal foram eles, que não puderam usar as palavras de Jesus em defesa de suas idéias. Caso contrário, teriam de admitir a existência dos anjos e também a possibilidade da ressurreição. 

 

“Quem acha que Deus não é um sujeito bem-humorado, ainda não se olhou direito no espelho!” – Autor desconhecido.

 

Ouvi dizer que quem ri por último é porque não entendeu a piada. 

 

"O riso é o sol que afugenta o inverno do rosto humano" (Victor Hugo). - Fonte: http://www.ejesus.com.br

 

Helmutt Thielicke escreveu: "Não deveríamos, porventura, ver que as rugas do riso ao redor dos olhos são marcas genuínas de fé, tanto quanto o são as rugas da preocupação e da seriedade? ... A igreja está em mau caminho quando elimina o riso do santuário, deixando-o para o cabaré, para o clube noturno, para os que gostam de brindar com bebida". 

 

“Você nunca conduzirá os outros muito longe, sem a alegria do Senhor e aquilo que a acompanha, o senso de humor” (A.E.Norrish – missionário na Índia). 

 

Você deve ter a habilidade de rir de si mesmo.

 

Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.

 

Agora, tem gente tão mau humorada dentro da própria casa, que chega a mandar cortar o rabo do cachorro...

 

"A vida não é motivo de riso. Mas, já imaginou ter de viver sem rir?" (Leonid Sukhorukov)

 

Por que será que há tanta gente de cara amarrada nas igrejas? Igreja é lugar de alegria, de paz, de felicidade. E mesmo fisicamente, é muito melhor rir. Sabem por quê? Porque para rir nós movemos dezenove músculos da face, mas para “fechar a cara”, precisamos movimentar quarenta e sete músculos.

 

Um ditado chinês diz: "Quando você nasceu todos riam e só você chorava, viva de tal maneira que ao morrer todos chorem e só você sorria".

 

Uma canção no coração coloca um sorriso no rosto.

 

No livro "Vida Total da Igreja" de Darrel W. Robinson, sempre que ele faz referência ao culto da igreja, ele menciona a necessidade do povo ser envolvido em "cânticos de júbilo", sugerindo uma adoração festiva. (Darrel W. Robinson, em Vida Total da Igreja, pg 88). 

 

A igreja de Cristo deve ser uma comunidade de caras bonitas e felizes. Nunca uma comunidade com gente com cara de pitbul. (Isaltino Gomes Coelho Filho, em O Jornal Batista, pg 7 - 29/04 a 05/05/2002).

 

Maria Inês era uma garotinha de três anos, que freqüentava a casa do pastor. Certa ocasião ela apareceu com uma papeleta onde havia um pensamento escrito sobre o sorriso: "Sorria sempre, ainda que o seu sorriso seja um sorriso triste; porque mais triste que um sorriso triste é a tristeza de não saber sorrir". - Almir Gonçalves

 

Se você não tem motivos para sorrir, pelo menos não dê motivos para os outros chorarem.

 

O poeta grego Homero diz, em seus escritos, que os deuses do Olimpo desejam que os mortais vivam com medo e tristamente. Por que então se apegar à eles? Não é assim o nosso Deus! - Paulo Roberto Sória.

 

"O homem é o único animal que ri, porque o homem é o único animal que pensa" (Umberto Eco, em "O Nome da Rosa".

 

Há um adesivo, colocado em alguns carros que circulam na cidade, que diz o seguinte: "Gosto de viver perigosamente - moro no Rio". Isto faz parte do jeito de ser do carioca, que extrai humor de todas as circunstâncias.

 

"O homem que venceu na vida é aquele que viveu bem, riu muitas vezes e amou muito". Robert Louis Stevenson, escritor, ING, 1850-1894

 

Não se ache horrível pela manhã. Acorde ao meio-dia.

 

“Eu penso que o humor é a chave para o coração das pessoas. Mostre-me alguém que não gosta de rir e eu lhe provarei que ele está morto”, declarou Julia Roberts, no Entertainment Weekly. – Revista Seleções. 15/12/06

 

Ginástica Facial: Sorrir, sorria sempre ( I Tes 5:16, Sl 126:5). 11/1/07

 

"TENS TU RAZÃO EM TE IRRITARES?" O Senhor fez essa pergunta a Jonas e, pode muito bem estar fazendo a cada um de nós. Terei razão em me irritar dessa maneira? Não estarei superdimensionando o problema, se é q ele existe? Jonas estava irritado por causa da ausência de uma sombra e de um mamoneiro. Irritado a ponde de morrer, segundo suas palavras. Nós sabemos q no fundo o aborrecimento de Jonas era por causa do povo de Nínive, pois o Senhor queria q ele fosse levar a Palavra, Palavra essa, aceita a começar pelo rei. Qual será o motivo real de sua irritação; de seu mal-humor; do fato de você não estar de "bem com a vida"? 29/1/07

 

Pessoas que sorriem adquirem toneladas mais atenção que as que tem uma carranca ou olhar sério na face deles/delas.  O poder atraente de um sorriso é bem documentado. 5/3/07

 

Na volta de uma longa viagem ao Egito, o arqueólogo reúne-se com os amigos e comenta: - Nossa equipe encontrou um papiro de mais de cinco mil anos, cheio de anedotas. - Tem alguma legal? - perguntou um deles. - Que nada, só tinha piada velha! 26/3/07

 

"Tenho a impressão de que os homens estão perdendo o dom de rir". Charles Spencer Chaplin, cineasta, considerado um dos maiores gênios do cinema, ING, 1889- 1977. 16/4/07

 

É impossível ter raiva de alguém que faz você rir. Jay Leno. 8.1.2008

 

Um boletim de ocorrência foi formulado assim, frase retirada dos registros da Polícia Civil de Belo Horizonte (MG): "Senhor delegado, deu entrada no Pronto-socorro Municipal (PSM) um cidadão vítima de gargalhada. Evidências de gargalhada no peito, no rosto e nas costas. Segue anexo o gargalho da garrafa." 10.1.2008

 

Uma mulher acordou uma manhã para a quimioterapia, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.  - Bom (ela disse), acho que vou trançar meus cabelos hoje. Assim ela fez e teve um dia maravilhoso. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça. - Hummm (ela disse), acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje. Assim ela fez e teve um dia magnífico. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça. - Bem (ela disse), hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo. Assim ela fez e teve um dia divertido. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça. - Yeeesss... (ela exclamou), hoje não tenho que pentear meu cabelo. ATITUDE ? TUDO! Seja mais humano e agradável consigo mesmo e com as pessoas. 24.1.2008

 

"Pare com isso, filhinha", disse a mãe ao perceber que sua filha fazia caretas para o bulldog do vizinho. E a menina respondeu, "Mas foi ele que começou." Em parte ela estava certa, o bulldog tem naturalmente uma cara antipática e malvada, mas ela não ganhou nada tentando competir com ele. Assim é a pessoa que tenta pagar de igual modo tudo o que recebe. Na verdade, o esforço é inútil e ela é que sofre mais. 29.1.2008

 

Lutero, grande teólogo do séc XVI, em um longo período de abatimento. Vê sua esposa vestir roupas pretas como de luto. "Quem morreu?" pergunta Lutero. "Deus," diz à esposa. "Deus?" diz Lutero. "Como pode dizer isto?" Ela replicou: "Estou revelando a forma como estás vivendo." Lutero percebe que vivera como se Deus não estivesse vivo e não o visse com amor. Ele mudou seu aspecto triste por atitude de gratidão. As vezes vivemos como se Deus estivesse morto. Se desanimamos podemos ver na Bíblia. Alguns dos escritores enfrentaram tempos áridos, mas todos tiveram um hábito comum que os impediu de se tornarem amargos: deram graças a Deus. Ex, Davi: "Tornaste o meu pranto em folguedo... Senhor meu Deus, eu Te louvarei pra sempre" (Sl. 30:11-12). Ir ao encontro da situação com ação de graças não é negar a dificuldade. Isso ajuda-nos a ver a situação segundo a ótica de Deus, ou seja, como oportunidades pra descobrir Seu poder e amor. Expressar gratidão a Deus numa situação difícil, é declarar: "Deus está vivo!" 29.1.2008

 

Um ajudante de sapateiro trabalhava para um patrão muito paciente; não fosse isto, ele teria sido despedido por incapacidade. Cada manhã ele iniciava o trabalho com blasfêmias, praguejando e maldizendo a sorte de ter que tra­balhar para ganhar o pão, em mister tão pesado. Jogava, em todas as dire­ções contra as paredes, os sapatos que ia fazendo. Um dia, aceitou Cristo, e sua mente e coração começaram a refletir a mente daquele que foi também operário e que abençoou com sua dignidade o ofício de carpinteiro. O ajudante de sapateiro começou a descobrir novos inte­resses em seu trabalho diurno. Agora, o trabalho era uma alegria e uma bên­ção. Quando chegava o domingo, ele descansava com alegria, tomando em consideração o mandamento do Senhor. Sua aparência e sua atividade eram agora diferentes. Ao invés de praguejar, despendia seu tempo em meditação e louvor a Deus, nosso Pai. Afonso Romano Filho (Brasil). 14.2.2008

 

O que se vê em um rosto? Chesterfield, político inglês, escreveu: "Olhai o rosto da pessoa a quem falais, se lhe quereis conhecer os verdadeiros sen­timentos, pois lhe é mais fácil dominar as palavras do que a fisionomia". Tryon Edwards define-o nestes termos: "O rosto é a expressão visível da al­ma, a manifestação exterior dos sentimentos e do caráter interiores". 25.2.2008

 

O riso propicia excelente massagem interna no trato digestivo, aumentando o fluxo sanguíneo para fígado, baço, rins, pâncreas e glândulas supra-renais. www.laughteryoga.org Seleções Out/2007. 17.3.2008

 

Não é divertido estar com uma pessoa negativa. 28.3.2008

 

O diretor da firma conta uma piada e todos caem na gargalhada, exceto um dos presentes. - Não gostou da piada? - pergunta o diretor. - Não. Eu não trabalho aqui.

 

Diz-se que rir faz bem para a alma. Na conhecida e popular revista Seleçães existe uma seção de boas piadas intitulada "Rir é o Melhor Remédio". Mas isto depende do tipo de riso. Há o riso provocado por uma história ou situação engraçada. Há o riso de alegria e gratidão por uma promessa tornada verdadeira. E há também o riso da dúvida, que diz: "Você está brincando!" Ou de descrença: "Impossível, ridículo!" Estas e outras formas de riso podem também ocorrer em associação uma com a outra. 14.5.2008

 

Quem ri por último, perdeu todo o tempo que passou sem rir. Eno Teodoro Wanke 26.8.2008

 

A escola onde meus filhos estudam tem uma estrutura muito interessante denominada “vivência”. Nesta estrutura, os pais uma vez ao ano são convidados a assistirem juntos com os seus filhos um dia de aula. Na ocasião, cada professor ministra sua aula normalmente, com a diferença é claro, da presença dos pais. Na vivência do ano passado pude perceber em Luiz Filipe, meu filho de 10 anos um enorme sentimento de satisfação. Até porque, juntos, participamos de todas as atividades o que gerou em nós um sentimento de cumplicidade. No entanto, o que mais nos marcou foi o momento em que participamos da aula de educação física. Na ocasião, brincamos de bandeirinha, corremos, saltamos e como não poderia deixar de ser, rimos muito. Certa vez eu li um artigo escrito por um pastor bem idoso, que se ele pudesse regressar no tempo e recomeçar sua família de novo, uma das coisas que faria, seria desenvolver com seus filhos uma relação onde o riso sempre se mostrasse presente. Rir faz bem, e rir juntamente com os filhos faz a gente se sentir melhor ainda. Tenho aprendido que a relação entre pais e filhos deve ser uma relação onde à festa e a celebração se fazem presentes em quase todo tempo. Renato Vargens. 23.10.2008

 

Conta-se a história de dois escultores a quem perguntaram o que estavam fazendo. Um deles respondeu: "Estou cortando pedras em blocos." O outro deu uma resposta totalmente diferente:"Faço parte de uma equipe que está construindo uma catedral." Ao encarar seu trabalho hoje, o que você estará fazendo: simplesmente cortando pedras em blocos, ou participando da construção de uma catedral? 14.11.2008

 

Minha mãe ensinou a VALORIZAR O SORRISO... 'me responde de novo e eu te arrebento os dentes!' 16.1.2009

 

Uma senhora de 80 anos era muito admirada pela imensa alegria e entusiasmo que expressava, apesar de sua idade avançada. Vivia sempre bem-humorada e sorridente. Quando uma jornalista certa vez lhe perguntou qual era o segredo de tão grande felicidade, ela sorriu e disse: "Tudo posso naquele que me fortalece…". Aquela senhora revelou que, antes de dormir, se ajoelhava todas as noites à beira de sua cama agradecendo ao Senhor por mais aquele dia, e pedia que Deus fortalecesse cada dia a sua fé e inundasse o seu coração de otimismo, alegria e paz. Estas são as características de um cristão espiritualmente amadurecido: firmeza na fé, e na esperança, nas misericórdias e no amor do Senhor Jesus. 28.1.2009

 

Um velho sábio perguntou a seus jovens discípulos: "Quando termina a noite e começa o dia?" Um deles respondeu: "Quando alguém pode ver a diferença entre uma ovelha e um tigre?" "Não". Outro arriscou: "Quando alguém pode ver a diferença entre uma árvore e um homem?" "Não". "Então nos diga, sábio". Ele respondeu: "A noite termina e o dia começa quando você pode ver Deus no rosto de um irmão e uma irmã". O que temos visto ao nosso redor? O que tem marcado significativamente os nossos dias? Que experiências temos tirado dos acontecimentos que temos presenciado? Temos vislumbrado mais a noite ou o dia? Quando o nosso coração está vazio de Deus e a vida espiritual tem sido relegada a um plano inferior, facilmente somos induzidos a perceber o lado negativo de todas as coisas. O vizinho é antipático, a moça do caixa do supermercado nos trata com indiferença, os colegas do trabalho não nos dão atenção, tudo é aborrecido e desagradável. Os nossos olhos são incapazes de enxergar qualquer coisa boa. A vida não passa de uma noite escura e interminável. Quando abrimos o nosso coração para o Salvador Jesus Cristo e pedimos a Ele que nos guie pelas sendas do amor e da felicidade, todo o cenário se torna diferente. As cores são mais vivas e encantadoras. Os jardins são sempre floridos e perfumados, a alegria parece estar de pé para nos abraçar em cada esquina do caminho. Aquele vizinho se mostra agora gentil e amigo. A atendente do supermercado é solícita e sorridente. Os companheiros do trabalho não poderiam ser mais atenciosos. O vento que entra pela janela traz consigo uma melodia que nos induz a cantar e dançar. Tudo que vemos é bonito e nos enche de vontade de viver. Nossos dias são ensolarados e não conseguimos imaginar se a noite um dia voltará. Quando Deus está em nós, as bênçãos do Senhor transformam as trevas em dias brilhantes e cheios de prazer. 5.2.2009

 

A filosofia do gari Renato Sorriso -  Mauricio Stycer (repórter especial do iG) conversa com o gari mais famoso do carnaval brasileiro - Renato Luiz. F. Conceição é figura manjada no sambódromo carioca. Ao final de cada desfile, ele é o mais animado dos homens vestidos de abóbora que passam pela avenida, vassoura na mão, limpando-a para a escola seguinte. O seu sorriso, exibido publicamente desde 1997, entrou para a galeria das imagens clássicas do carnaval. Graças ao trabalho como gari, Renato Sorriso tornou-se uma celebridade. Já conheceu a Europa, em shows ao lado de Elza Soares, Jair Rodrigues e Alaíde Costa, participou da novela “America”, de Gloria Perez, e atuou em comerciais ao lado de Gisele Bündchen e, mais recentemente, de Zeca Pagodinho. Não bastasse, também costuma ser contratado para palestras motivacionais em grandes empresas, onde discorre, de improviso, sobre a sua filosofia de vida. “Falo sobre crescer, fazer a diferença numa empresa”, diz Renato, instalado, como diz, em seu “escritório”, um banco na Praça Xavier de Brito, na Tijuca, zona norte do Rio.  “Acho bacana o que eu faço. Acho bonito ser responsável por uma área, por uma rua. Os moradores confiam em mim, me valorizam muito”, diz. “Só peço uma coisa: se um dia eu errar, não venha me dar uma bronca, venha me explicar como é o certo. Porque eu faço com coração”. Aos 44 anos, casado, três filhos, Renato planeja escrever um livro sobre a sua experiência de vida. “Quero escrever sobre a minha vontade de crescer, de viver”, diz. “Estou galgando”, observa, referindo-se à sua formação. Em 2009, vai cursar o terceiro ano do ensino médio. “Uma assessora da Comlurb chamou a minha atenção que eu falava muito ‘os gari’. Hoje eu falo ‘os garis’. Aprendi”, diz, abrindo aquele sorriso. Este ano, além de passar com a vassoura na avenida, Renato vai sair como destaque no chão na Portela, caracterizado como malandro, e como passista na União da Ilha, que  desfila no Grupo de Acesso. Enquanto conversava com o iG, na última quarta-feira, também foi convidado a desfilar pela Parque Curicica, que está no Grupo B. Apesar de todo o sucesso e fama, Renato não cogita abandonar a profissão de gari. “Não estudei para ser ator. Se um dia eu largar a vassoura, tudo isso vai acabar”, diz. O salário básico de um gari da Comlurb é de R$ 631,34, aí já incluídos os R$ 166,34 recebidos a título de insalubridade. Renato não revela quanto ganha – além de ser responsável pela varrição de três ruas na Tijuca, no turno matinal, ele também funciona como um relações públicas informal do seu trabalho, sobre a qual fala com entusiasmo. “Se a população se conscientizar, não tem necessidade limpar uma rua três, quatro vezes por dia. O correto seria limpar apenas uma”, ensina. “As pessoas não entendem a importância de colocar um pedaço de papel na papeleira, a importância de não colocar um vidro dentro do saco de lixo”, prossegue. “Um toco de cigarro jogado na rua leva seis meses para se decompor. Uma maçã, oito meses”. Outra reflexão de Renato sobre o trabalho dos garis diz respeito à imagem pública dos profissionais: “O gari pede um copo de água numa casa e ouve que não tem copo, que não tem água. Aquela pessoa que negou não sabe que foi você que limpou a rua dele”, diz. “A mão do gari pode estar suja do trabalho, mas é limpa de honestidade”. Renato percebe, claramente, em seu cotidiano os reflexos da notoriedade alcançada como gari. “Sempre como numa churrascaria no Norte Shopping. Antes, quando eu ia me servir, o cara me servia seis corações de galinha. Aí falaram pra ele quem eu era e ele encheu meu prato de coração”, conta, abrindo aquele sorriso famoso. Ele sabe, porém, que a sua fama desperta ao mesmo tempo admiração e inveja. E diz tirar isso de letra: “A inveja eu consigo carregar... Não é todo mundo que vai ser Pelé, vai ser Roberto Carlos, vai ser o gari Sorriso”, observa. “Combato isso tratando todo mundo bem”. Em particular, Renato agradece o público que assiste o carnaval do Setor 1, onde os ingressos são mais baratos. Foi lá que ele alcançou a notoriedade. Na primeira vez em que dançou na avenida com a sua vassoura, foi advertido, ainda na pista, por um funcionário da Comlurb. Ao perceber o que ocorria, o público no Setor 1 vaiou. Até que Sorriso foi autorizado a se divertir – e divertir o povo – na avenida. 13.2.2009

 

Uma atitude positiva pode fazer muito mais por você do que simplesmente levá-lo a um melhor humor. Jason Garcia1.7.2009

 

Minha esposa sentou-se no sofá junto a mim enquanto eu passava pelos canais. Ela perguntou, "O que tem na TV? "Eu disse, "Poeira." E a briga começou...25.8.2009

 

Tudo tem o seu contexto... Outro dia fui à uma loja e as meninas falavam de uma colega que ria à torto e à direito. Percebi a conversa e comentei, brincando com elas: “Que coisa boa! Deixe a moça rir!”. Aí uma delas me perguntou: “Mas o senhor sabe por quê ela ri? ...fulano levou um tombo, quase se machucou e... por isso que ela ri.”15.10.2009

 

"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: bastam amor no coração e um sorriso nos lábios". Martin Luther King Jr., orador, pastor protestante, EUA, 1929-1968 29.10.2009