Ilustrações Ilustrações F

Fracasso

 

Qual o cúmulo do perdedor? Apostar corrida sozinho e chegar em terceiro.

 

Um homem ainda jovem, ambicionando chegar ao topo de sua empresa, entrou na sala do presidente e disse: "Senhor, como é de seu conhecimento, fui apontado pela diretoria para sucedê-lo como o presidente do banco e ficaria muito grato por qualquer conselho e ajuda que o senhor pudesse me dar". O velho homem disse: "Filho, sente-se. Tenho duas palavras que servirão de conselho para você. Duas palavras". "Quais são?" perguntou o jovem executivo. "Decisões certas", disse o chefe. O jovem pensou um momento e disse: "Senhor, isso certamente é muito útil, mas como se faz para tomar as decisões corretas?" O velho homem respondeu: "Uma palavra: experiência". "Obrigado, senhor", disse o jovem. "Estou certo de que isso me ajudará bastante. Mas, como se pode fazer para obter experiência?" O homem sorriu e disse: "Duas palavras: Decisões erradas". – Joel Comiskey, "Multiplicando a Liderança".

 

Eu não vou furar. O Juca Kfouri

 

Edifício - antônimo de "É fácil".

 

A infelicidade é não saber o que se quer e fazer um esforço enorme para conseguí-lo.

 

Nossos fracassos são, às vezes, mais frutíferos que os êxitos.

 

Você nunca será um fracasso até que desista. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 22 - Ed Vida).

 

Já observou um bebê que está começando a andar? Talvez caia uma porção de vezes, mas não pára. Continua tentando e, finalmente, consegue. O bebê aprende a andar pela persistência. Você poderia imaginar onde estaria se tivesse desistido quando tropeçou e caiu duas ou três vezes? "É desanimador. Sou um fracasso. Nunca conseguirei andar. Vamos aceitar os fatos. Algumas pessoas aprendem a andar, e algumas pessoas não aprendem. Eu simplesmente cheguei à conclusão de que não sou uma pessoa que anda porque já tentei e fracassei três vezes!" (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 171 - Ed Vida).

 

Como Thomas Edison disse certa vez: "Não diga que foi um fracasso, diga que foi uma lição! Agora você sabe o que não funciona!" (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 172 - Ed Vida).

 

Talvez você se sinta como o ovo de um passarinho que despencou do muro lá perto de casa: ele ficou tão fragmentado, que nada podia consertá-lo. Talvez seja assim que você se sente – mas considera o poder de Jesus: nunca é tarde demais para começar tudo de novo!

 

Li num livro a história de como um pai perdeu um de seus filhos numa inundação. Ele havia deixado de ir ao trabalho por causa do temporal. Disse aos filhos para que não saíssem de casa e aproveitou para tirar um cochilo. Nisso, três de seus filhos escapuliram; fizeram uma prancha de isopor e foram boiar nas águas do rio inundado. A prancha rebentou. Dois deles conseguiram pular fora, mas o menorzinho de todos não conseguiu. Os dois voltaram correndo para casa e avisaram o pai. Este, pegou a caminhonete e disparou para o local. Tentou alcançar o filho, mas as águas rolavam muito rapidamente e não conseguiu chegar até ele. A correnteza estava forte. O garotinho gritava: "Papai, me ajude! Me ajude, eu não posso agüentar mais!" Então o pai correu para a caminhonete e pegou uma corda. O menino gritava: "Me ajude! Eu não consigo agüentar mais!" Aí, o pai do garoto jogou a corda prá ele, mas a corda... a corda era curta demais. - Amados, através desta história Deus está nos mostrando multidões de aflitos próximos à nossa igreja. Tal como o garotinho, eles se apegaram a qualquer coisa em que pudessem se agarrar. E clamam : "Socorro! Me ajudem! Eu não consigo agüentar mais!" Porém, crentes e igrejas estão jogando cordas para eles, mas as cordas são curtas demais para alcançar... Algumas dessas cordas são: religião social, palavras vazias, simples esforço humano... (Darrel W. Robinson, em Vida Total da Igreja, pg 32).

 

"Vejo as coisas melhores e as aprovo, mas sigo as piores". Confissão e desabafo do poeta latino Ovídeo, que Paulo reflete em outras palavras dizendo: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico" (Rm 7.19).

 

Alguém confidenciou: "Não posso lhe dar a receita do meu sucesso; mas a do fracasso é querer agradar a todos". 

 

Um dos primeiros sinais de queda é deixar a comunhão dos crentes. Quando um crente começa a não freqüentar assiduamente a igreja, alguma coisa de negativo está acontecendo. (Darrel W. Robinson em, Vida Total da Igreja, pg 106)

 

Uma pessoa que ainda não era crente perguntou a uma jovem crente: “Onde está o céu para você?” Aquele rapaz esperava que a moça apontasse para o alto, para o espaço infinito, mas ela não fez isso. Ao contrário, ela pôs a mão na altura do seu coração e falou: “Aqui está o céu”. Então, o rapaz ficou surpreso. Ele refletiu o seu próprio estado de vida e também levou a mão à altura do seu próprio coração e declarou: “Pois aqui está o inferno”.

 

Marcos Witt escreveu o seguinte: "Um dos motivos por que a igreja atual, sob vários aspectos, está sem poder, sem direção e com um fraco testemunho, é que não podemos dizer como Isaías "Eu vi o Senhor". (Marcos Witt, em Adoremos, pg 99).

 

Conta-se uma história na qual o diabo resolveu vender todas as ferramentas que ele costumava usar. Lá estavam: o ódio, a malícia, a inveja, a enfermidade, e muitos outros - instrumentos usados para enfraquecer e desviar as pessoas de Deus. Jogado num canto estava um instrumento aparentemente inofensivo chamado "desânimo". Parecia bem gasto, e era o mais caro de todos. Perguntaram ao diabo por que aquele instrumento custava tanto, e ele respondeu: "Bem, é porque esse é o mais fácil de se usar, pois ninguém sabe que pertence a mim. Com este instrumento, eu posso arrebentar a porta do coração com mais facilidade, do que qualquer outro. O desânimo faz com que as pessoas desistam e deixem o caminho de Deus". Esta história ilustra uma verdade pouco reconhecida. Não se ganha nenhuma batalha com desânimo. Desânimo é sinônimo de fracasso.

 

O marido, chateado: - "Querida, por que você está usando a aliança no dedo errado?" A mulher, chateada: - Porque me casei com o homem errado.

 

Aqueles que não estão errando, provavelmente não estão fazendo nada.

 

Uma senhora comprou uma máquina de costura e logo no dia seguinte reclamou da loja porque a máquina não estava funcionando. O vendedor se desculpou por não lhe ter fornecido o manual de instruções. De posse do manual, a senhora voltou para casa e quando o vendedor lhe telefonou, mais tarde a fim de verificar se tudo ia bem, ela respondeu: "Está ótima, agora! Em lugar de quebrar a cabeça procurando fazer tudo sozinha, tratei de seguir as instruções do livro e tudo deu certo". Há muitos crentes que não seguem as instruções do Livro de Deus, a Bíblia e, nessas condições, tudo em suas vidas dá errado.

 

Lembre-se da banana - quando saiu do cacho, foi descascada. (Pequeno Manual de Instruções de Deus Para Mulheres, pg. 62).

 

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito. Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: "Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes". A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos. Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas. É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades... isto é para os sábios!!!!

 

Recebi pela Internet extrato de cartas reais para Deus, escritas por crianças, (foram traduzidas do original em inglês). Numa delas a criança escreveu: "Querido Deus, Você queria mesmo que a girafa se parecesse assim ou foi acidente?".

 

Durante os dias da Guerra Fria, este título alarmante apareceu no Jornal de Grand Rapids: Erro De Computador Pode Iniciar A Guerra. O artigo que se seguiu era igualmente alarmante. Anunciava: “Pela segunda vez em 7 meses, um computador no centro nacional de detecção de mísseis colocou as forças estratégicas dos EUA em alerta contra um ataque de mísseis Russos sobre os Estados Unidos.” A idéia de uma guerra nuclear é já em si terrível, mas pensar que pode ser causada por um erro de computadores é ainda mais perturbador. Nós que acreditamos no Deus da Bíblia, contudo, sabemos que Ele não abdicou do Seu trono, e que tudo está sob o Seu controle. Ele está a par do que se está a passar, e nada pode acontecer que viole a Sua soberania. O bem a longo prazo que Deus tem preparado para todos que O amam não pode ser deturpado. Isto não quer dizer que não vai haver mais guerras. Mas podemos ter a certeza que Deus reina sobre as nações e gere os assuntos do mundo. Tudo está sob o Seu controle.

 

Toda pessoa deveria ter um cemitério especial onde pudesse enterrar os erros dos amigos e dos amados. (Pequeno Manual de Instruções de Deus Para Mulheres, pg. 88).

 

A questão é simples, gente! Quando é que dois mais dois são cinco? ...quando a conta está errada!

 

“Muitos dos fracassos desta vida estão concentrados nas pessoas que desistiram por não saberem que estavam muito perto da linha de chegada". Thomas Alva Edison, cientista, inventou a lâmpada elétrica e aperfeiçoou o telefone, EUA, 1847-1931.

 

“Se você não está cometendo erros, você não está assumindo riscos, e isso significa que você não está indo a lugar algum”. - John W. Hott Jr.

 

Como Benjamim Franklin certa vez advertiu: "Uma pequena negligencia pode se transformar num grande erro".

 

É como diz a sabedoria popular: Deus escreve direito por linhas tortas. Então as linhas podem ser tortas. Ou o nosso percurso rumo ao futuro. Por mais sinuosos que sejam as linhas da vida humana, Deus sempre consegue escrever direito nelas, desde que O deixemos escrever. - Rubens Lopes

 

Alguém observou isto: "Quando Satanás não pega alguém no fracasso, ele a pega no seu sucesso".

 

Por que razão os espíritos imundos voltaram para o corpo do homem citado numa parábola de Jesus? Obviamente, porque ele estagnou-se. Parou de lutar. Tornou-se um soldado negligente no campo de batalha espiritual.

 

A pessoa é sempre maior que seus erros.

 

Teddy Roosevelt afirmou: "Quem não comete erros, não progride". - Joel Comiskey, "Multiplicando a Liderança".

 

Conrad Hilton, o famoso executivo de hotéis, disse: "O sucesso parece estar conectado com a ação. Pessoas de sucesso continuam se movendo. Elas cometem erros, mas não param". - Joel Comiskey, "Multiplicando a Liderança".

 

Os erros mostram o raciocínio da criança e são valiosos na hora de planejar as atividades didáticas - Andressa Rovaini.

 

 "Atribuirei todas as aparentes incoerências da Bíblia à minha própria ignorância" (John Newton).

 

"Lembre que os erros cometidos são atenuados com o passar do tempo. É a lembrança deles que os torna inconsoláveis". Sidney J. Harris

 

No Brasil, 14% dos médicos já foram processados por erro médico; 30% deles nos CRMs, 12% na Justiça Criminal e 58% na Justiça Civil. – Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, divulgado pela Revista Seleções-AGO/05. 30/11/06

 

Charles William  Eliot (1834-1926), antigo presidente da Universidade de Harvard, tinha uma marca de nascença em seu rosto que o incomodava muito. Ainda jovem, foi informado que os cirurgiões nada podiam fazer para retirá-la. Alguém descreveu aquele momento como "o tempo escuro de sua alma." Vendo a tristeza do filho, a mãe lhe deu um conselho: "Meu filho, não é possível para você livrar-se deste sofrimento... Mas é possível para você, com a ajuda de Deus, cultivar uma mente e uma alma tão grande a ponto das pessoas esquecerem de olhar para seu rosto." Muitas vezes, por um pequeno fracasso, deixamos de prosseguir na busca de nossos ideais. Trancamo-nos dentro de nós mesmos, tornamo-nos infelizes e não compreendemos que aquele pequeno fracasso será logo esquecido. 13/12/06

 
Filomena estava enrolando um novelo de lã, quando o rolo escapou de suas mãos e foi parar longe. Ela meneou a cabeça e lamentou: “É, tem que enrolar tudo de novo”. Não deixe o seu novelo escapar das mãos de Deus, senão terá que começar tudo outra vez. 18/12/06
 
O primeiro sucesso não significa vitória e o primeiro fracasso não significa derrota. 11/1/07
 
"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos." (Luís de Camões). 12/1/07
 
"Sucesso é uma questão de não desistir, e fracasso é uma questão de desistir cedo demais." Walter Burke. 12/1/07
 
"Errar é humano, mas quando a borracha se gasta mais depressa que o lápis, você está positivamente exagerando". J. Jenkins - 12/1/07
 
Há uma história de que gosto muito: um pescador chegou à praia de madrugada para o trabalho e encontrou um saquinho cheio de pedras. Ainda no escuro começou a jogar as pedras no mar. Enquanto fazia isso, o dia foi clareando até que, ao se preparar para jogar a última pedra, percebeu que era preciosa! Ficou arrependido e comentou o incidente com um amigo que lhe disse: – Realmente, seria melhor se você prestasse mais atenção no que faz, mas ainda bem que sobrou a última pedra! Existem pessoas que não prestam atenção no que fazem e depois passam a vida inteira arrependidas pelo que não fizeram, mas poderiam ter feito, e se martirizam por seus erros. 13/1/07
 
Jesus Cristo conhece os erros que você cometeu. Mas Ele veio para que você viva com a ficha limpa! Isso é muito parecido com um brinquedo que demos ao nosso filho uma vez. Era uma espécie de lousa mágica. Se ele cometer um erro no desenho ou na figura, tudo o que tem de fazer é levantar a lâmina plástica que a recobre para deixar a lousa limpa. Então, pode começar tudo de novo. A Bíblia diz que é isso que Deus faz com os erros que cometemos. Quando O aceitamos, Ele limpou a lousa. 13/1/07
 
O botão errado apertado por um técnico na usina nuclear de Chernobyl e que levou ao famoso acidente de 1986 é somente um dos exemplos de como a vida humana está na ponta dos dedos de algumas poucas pessoas. Basta que elas façam uma besteira. 25-12-2007
 
Algumas pessoas cometem o mesmo erro duas vezes. Outras são mais inteligentes: encontram novos erros para cometer. – Edson Athayde. 25-12-2007
 

Fazer o certo na hora errada: Outro dia eu estava varrendo a calçada em frente de casa, numa hora em que os ventos sopram em sentido contrário ao da vassoura. Não deu certo varrer mesmo naquela hora! 25-12-2007

 

Um guarda de farol recebeu o óleo para o seu abastecimento por trinta dias; mas, sem pensar nas conseqüências, foi suprindo as lamparinas dos pescadores até que numa noite escura, sem combustível para o farol, três navios colidiram, levando à morte dezenas de pessoas. Não podemos olvidar as prioridades. – Manancial 1T2000. 25-12-2007

 

Metade dos nossos erros na vida nascem do fato de sentirmos quando devíamos pensar e pensarmos quando devíamos sentir. (J. Collins) - 28/12/2007

 

O grande inventor Charles Kettering sugeriu que nós precisamos aprender a fracassar inteligentemente. Ele disse "Quando você fracassar, analise o problema e descubra o porquê, por que cada fracasso é um passo a mais para o sucesso. A única vez que você não deseja falhar é na última vez que você tentar. Kettering deu algumas sugestões para transformar os fracassos em sucesso: - Enfrente a derrota honestamente, nunca falsifique um sucesso. - Explore o fracasso, não o desperdice - aprenda tudo o que você pode dele. - Nunca use o fracasso com uma desculpa para não tentar outra vez. A sabedoria prática do inventor tem uma aplicação incrível na nossa vida espiritual. Porque Deus está trabalhando constantemente em nós para atingir os seus objetivos. 29.1.2008
 
Um dia orou Lutero assim: "Tu somente tens poder. A Causa é tua e não minha. Eu não me apóio em homem algum. Tudo que é humano é falho". 22-02-2008
 
O homem que faz as coisas comete muitos enganos; mas o maior erro é não fazer nada. Benjamim Franklin. 26-03-2008
 
Quando falhar (o que vai acontecer), isso não significa que você é um fracasso. Significa simplesmente que você não faz tudo certo. Nós todos temos de aceitar o fato de que temos pontos fortes e pontos fracos. 28.3.2008
 
Vamos dizer que você está planejando ir fazer compras. Você entra no carro e ele não funciona. Há duas maneiras de você olhar para essa situação. Você pode dizer: "Eu sabia! Nunca falha. Toda vez que quero fazer alguma coisa algo errado acontece. Eu tinha mesmo imaginado que esta ida às compras acabaria em fiasco; isso sempre acontece com meus planos". Ou você pode dizer: "Bem, eu queria ir fazer compras, mas parece que não vai ser agora. Vou mais tarde, quando o carro estiver pronto. Nesse meio tempo, acredito que essa mudança nos planos vai funcionar para o meu bem. Prova­velmente há uma razão por que preciso estar em casa hoje, então vou aproveitar meu tempo aqui". 28.3.2008
 
Uma vez tomado o primeiro passo para baixo, o seguinte fica mais fácil. 3.4.2008
 
É por causa de sua desobediência que você está em apuros; não obstante, há um Deus misericordioso que ouve o clamor de Seus filhos. 5.4.2008
 
Muita gente, ao redor do mundo, usa o Post-It, um marcador de papel em que se pode escrever e que pode ser colocado numa folha sem danificá-la. Foi inventado por acaso em 1970. Um homem chamado Spencer Silver trabalhava nos laboratórios da 3M para desenvolver um adesivo forte. Ele criou o novo adesivo, que foi reprovado porque era muito fraco e sua empresa nunca o produziu. Ele colava nos objetos, mas se desgrudava com muita facilidade. O inventor, porém, nunca o descartou. Num domingo, quatro anos depois, outro cientista da 3M, de nome Arthur Fry, estava cantando no coro da sua igreja. Ele marcava os hinos, mas os marcadores caiam do hinário. Ele se lembrou do adesivo de Silver, usando-o para cobrir seus marcadores. Foi um sucesso. Como o adesivo era fraco, os marcadores ficavam firmes no lugar sem danificar as páginas marcadas. A companhia começou a distribuir o Post-it, que se tornou um sucesso mundial de vendas, dez anos depois do "fracasso" de Silver. 19.8.2008
 
Bill Hybels não experimentou os resultados tão sonhados por muitos... É exatamente neste ponto que reside a vital importância de suas recentes declarações feitas na famosa conferência de liderança realizada anualmente na Willow Creek, igreja da qual é pastor, retransmitida para várias partes do mundo. As conclusões a que chegou após uma pesquisa feita no âmbito do seu ministério local e em outras igrejas ligadas à sua rede ministerial, sobre o crescimento e maturidade espiritual das pessoas que afluíam atraídas pelos excelentes programas oferecidos, o levaram a fazer as seguintes afirmações, conforme reportagem publicada aqui mesmo, na segunda edição de CRISTIANISMO HOJE: “Algumas das coisas em que investimos milhões de dólares, pensando que auxiliariam as pessoas a crescer e se desenvolver espiritualmente, não estavam ajudando tanto”. Segundo Hybles, os estudos mostraram que outros aspectos mais convencionais da vida cristã – e que não requerem tantos recursos financeiros e humanos – são justamente “as coisas pelas quais as pessoas estão clamando”. E confessa, de forma literal e taxativa: "Nós cometemos um erro". O que deveríamos ter dito e ensinado às pessoas quando elas atravessaram a linha da fé e se tornaram cristãs é que devem tomar responsabilidade para se nutrirem. Nós deveríamos ter cuidado das pessoas, ensinado-as a ler suas Bíblias entre os cultos, bem como a praticar suas disciplinas espirituais mais agressivamente, de forma individual”. 22.8.2008
 
O Apóstolo Paulo falhou; Pedro falhou; todos os doze apóstolos falharam. Davi, o Maior rei de Israel, "um homem segundo o coração de Deus", falhou. Moisés, gigante entre os Israelitas, que deu a Lei, libertador de seu povo, falhou. Jacó, pai de Israel, falhou; Isaque, filho da promessa, falhou. Abraão, pai da fé, modelo daqueles que são íntegros e fiéis, falhou. Até nossos primeiros pais, em sua perfeição humana, falharam. Quem não falhou? Falhar não é o problema e sim o que se faz depois da falha. Quem faz do fracasso um ponto final é um fracassado. Aquele que vê no fracasso uma escola do Espírito deixa que o fracasso contribua para seu crescimento em Cristo. 25.8.2008
 
Depois que um time de beisebol da Georgia derrotou um time do Japão, um repórter escreveu: "Os meninos... deixaram uma impressão duradoura de seu caráter interior para ser visto pelo mundo. Eles provaram, novamente, que o que conta não é ganhar ou perder, mas como você joga o jogo". Quando os jogadores que perderam caíram em prantos, os membros do time vencedor pararam seus festejos de vitória e foram consolá-los. Um deles disse: "Eu simplesmente não suportei vê-los chorar e só queria que soubessem que me importava com eles". Alguns se referiram a esse momento como o "melhor do espírito esportivo". Foi de fato emocionante, mas isso destaca que os esportes - mesmo nos melhores momentos - são uma metáfora imperfeita para o Cristianismo. Nos esportes, alguém sempre perde. Mas quando alguém é ganho para Cristo, o único perdedor é Satanás. 26.8.2008
 
O orador de uma cerimônia de formatura era o presidente de uma grande empresa. Ele foi o convidado escolhido por causa do seu sucesso. No entanto, o discurso aos formandos foi totalmente incomum. O orador disse aos estudantes, sentados diante dele em suas becas de formatura: "…Se eu pudesse desejar uma coisa para voces, que saem ao mundo como conquistadores, seria isto: EU ESPERO QUE VOCES FRACASSEM EM ALGO QUE SEJA IMPORTANTE PARA VOCES…" E o orador falou de sua propria vida, quando jovem, havia sido um verdadeiro fracasso, um após o outro, até que ele aprendeu a ver o fracasso como professor eficaz, e isto não se aprende nos colégios ou universidades. 26.9.2008
 
"O que quero saber, antes de tudo, não é se fracassaste, mas se soubeste aproveitar o teu fracasso". Abraham Lincoln, 16º presidente, abolicionista, que morreu assassinado, EUA, 1809-1865
 
O Apóstolo Paulo falhou; Pedro falhou; todos os doze apóstolos falharam. Davi, o Maior rei de Israel, "um homem segundo o coração de Deus", falhou. Moisés, gigante entre os Israelitas, que deu a Lei, libertador de seu povo, falhou. Jacó, pai de Israel, falhou; Isaque, filho da promessa, falhou. Abraão, pai da fé, modelo daqueles que são íntegros e fiéis, falhou. Até nossos primeiros pais, em sua perfeição humana, falharam. Quem não falhou? Falhar não é o problema e sim o que se faz depois da falha. Quem faz do fracasso um ponto final é um fracassado. Aquele que vê no fracasso uma escola do Espírito deixa que o fracasso contribua para seu crescimento em Cristo. A Palavra de Deus está repleta de exemplos de grandes homens que experimentaram momentos de falhas e decepções. Eram homens e, portanto, tinham seus erros. Mas Deus os amava e eles superaram os fracassos e tornaram-se vitoriosos na força do Senhor. Seria diferente conosco? 28.10.2008
 
Ao receber o Prêmio Nobel de Física pela descoberta da teoria quântica, Max Planck citou Goethe, escritor e filosofo alemão: “Enquanto lutar por alguma coisa, o homem sempre estará sujeito a cometer erros”.  Em outras palavras, para avançar efetivamente não apenas cometeremos erros, como também aprenderemos com eles. 19.11.2008
 
Quando o grande pianista polonês, Ignace Paderewski, escolheu estudar piano, seu professor de música disse que suas mãos eram muito pequenas para dominar o teclado. Quando o grande tenor italiano, Enrico Caruso, buscou as primeiras orientações, o professor lhe disse que sua voz soava como o vento assobiando pela janela. Quando o grande estadista da Inglaterra vitoriana, Benjamin Disraeli, tentou falar no Parlamento pela primeira vez, membros o vaiaram e riram quando ele disse: "Eu me sento agora, mas chegará o tempo quando vocês ouvirão falar de mim." Henry Ford esqueceu de pôr uma marcha à ré em seu primeiro carro. Albert Einstein não conseguiu passar nos exames de entrada da universidade em sua primeira tentativa. Thomas Edison gastou dois milhões de dólares em uma invenção que provou ser de pouco valor. Muito poucos conseguem êxito em sua primeira vez. Fracassos, fracassos repetidos, são impressões digitais na estrada que conduz ao sucesso. A vida de Abraão Lincoln pôde demonstrar que a única vez que você não falha é a última vez que você tenta algo e funciona. O caminho para a vitória pode estar repleto de "fracassos". Muitas vezes passamos os dias a murmurar pela falta de sorte ou por nossa aparente incompetência para as grandes conquistas. Tentamos e tentamos e parece que nada dá certo. A frustração nos assola, as decepções se acumulam, parece que todo mundo ri de nossos fracassos. Mas há alguém que está ao nosso lado e nos incentiva a prosseguir. Alguém que nos ama e jamais deixará de confiar em nós. Alguém que sabe que cada tropeço e cada falha significam um aprendizado a mais na busca pela vitória. Alguém que vê em todos os momentos ruins os primeiros passos para a conquista de nossa felicidade. Esse alguém é o Senhor Jesus e Ele tudo fará para que você alcance seus propósitos. 4.12.2008
 
As cataratas do Niágara, na divisa entre os EUA e o Canadá, tem atraído muitas pessoas por sua beleza e até incentivado desafios malucos, como descer as cataratas dentro de um barril e sobreviver. Certa vez uma professora, de 43 anos de idade, tentou. Ao sair viva do barril, e após receber atendimento médico, ela disse aos repórteres e aos que a ouviam: Jamais tentem fazer isso. O que eu fiz foi algo muito tolo. Infelizmente muitos não levam a sério a recomendação da professoram: tentaram e morreram. Há entre as pessoas, especialmente entre os jovens, a teoria do "quebrar a cara". Ela prega mais ou menos o seguinte: cada pessoa precisa experimentar o que quer, para que aprenda "quebrando a cara". Isso significa que a experiência dos outros não tem valor, mas que nós mesmos precisamos experimentar as coisas da vida. Graças a essa tão "brilhante" doutrina, muitas pessoas tem perdido a vida ou sofrido danos irreparáveis. Se formos sábios, não repetiremos as tolices dos outros. A própria Palavra de Deus ensina isso, ao registrar experiências negativas, que outra utilidade não tem a não ser advertir-nos para não cairmos nos mesmos erros (conforme 1 Coríntios 10:1-6). 9.12.2008
 
"Alguns de vocês, cristãos, são um tanto estranhos," disse um jovem para um velho homem de Deus, que falava com ele sobre sua salvação pessoal. "Nós não somos perfeitos, mas nós temos um Salvador perfeito, e nele nós confiamos," disse o velho Cristão, que pareceu silenciar o jovem. Então colocando a mão em seu ombro, o homem velho ternamente disse, "O que incomoda você em Jesus, pode você achar qualquer falha nEle?" Aquela palavra trouxe àquele jovem para Cristo. Os cristãos têm suas falhas; Cristo não tem nenhuma. Sim, nós, cristãos, temos muitas falhas, mas o nosso Senhor, que é perfeito, têm toda paciência para nos perdoar, corrigir e transformar. E quanto mais reconhecemos a profundidade do abismo de que temos sido arrancados, e a extensão em que temos sido perdoados, tanto mais prontos estaremos a perdoar e proclamar a salvação naquele que é tudo em nós. Há muitos que dizem que não são cristãos por causa das faltas e culpas daqueles que se declaram seguidores de Cristo, mas o que deve ser levado em conta é que o Salvador é Jesus Cristo e não os seus discípulos. Se você olhar apenas para Cristo, com certeza nunca se decepcionará! 18.12.2008
 
Aprenda com seus fracassos, senão você vai fracassar em aprender. 28.1.2009
 
O orador de uma cerimônia de formatura era o presidente de uma grande empresa. Ele foi o convidado escolhido por causa de seu sucesso. No entanto, o discurso aos formandos foi totalmente incomum. O orador disse aos estudantes, sentados diante dele em suas becas de formatura: "Se eu pudesse desejar uma coisa para vocês, que saem ao mundo, seria isto: eu espero que vocês fracassem. Espero que vocês fracassem em algo que seja importante para vocês". E o orador falou de como a sua própria vida, quando jovem, havia sido de um fracasso após o outro, até que ele aprendeu a ver o fracasso como um professor eficaz. Muitos dos cânticos de Israel surgiram em épocas de fracasso. Do fundo do desespero surgiu o clamor: "Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo" (Salmo 42:1-2). Às vezes acontece de nós só estarmos preparados para ver as maravilhas da sabedoria e da força de Deus depois de chegarmos ao ponto de quase não podermos mais respirar, depois de termos esgotado as nossas próprias forças. Esta é uma história que se repete na Bíblia: montanhas de fé surgem nos vales de fracassos. Antes de descobrirmos as alturas que estamos procurando, talvez precisemos ver o fracasso dos sonhos que guardamos em nossos corações, e confiar no amor, sabedoria e orientação de nosso Deus. 28.1.2009
 
Você quer que eu lhe dê a fórmula do sucesso? É muito simples. Dobre a sua cota de fracassos. (Thomas Watson - fundador da IBM) 5.2.2009
 
Certa ocasião, um funcionário da IBM, fundada por Thomas Watson, cometeu um tremendo erro, erro esse que custou à companhia meio milhão de dólares. Watson chamou aquele funcionário para uma conversa. Ao entrar no gabinete do chefe, o funcionário foi logo perguntando: "Estou sendo despedido, não é mesmo?" A resposta de Watson foi: "De maneira alguma; acabei de fazer um investimento de meio milhão de dólares em você. Você é nosso." Deus, mediante as Escrituras, nos ensina que seus melhores homens e mulheres passaram por retumbantes fracassos, antes de serem usado poderosamente por Ele. E o nosso Deus amorosamente nos tem ensinado que usar desapontamentos e fracassos como nossos valiosos mestres pode ser um instrumento poderoso a fim de nos ajudar a alcançar nossas mais nobres realizações. 5.2.2009
 
Será que hoje existem pessoas perfeitas, vivas? Não na opinião do psiquiatra da Universidade de Harvard, Jerome Groopman. No seu envolvente livro "Como Pensam os Médicos", ele revela concordar com a profunda visão encontrada na Bíblia. Ele escreve, "Todos falhamos alguma vez, em pensamento ou ação, desde Abraão a Moisés e aos Apóstolos." 18.2.2009
 
Em regiões quentes do Irã, água potável é coisa preciosa. Colhida em cisternas especiais, geralmente levada em cântaros por grandes distâncias. Um pai envia o filho pra buscar água. Disse ele, "leve este cântaro e traga água, mas toma cuidado pra não derrubar a vasilha e derramar a água." Depois estendeu o braço e deu uma sonora bofetada no lado da cabeça do filho. Lacrimejando, mas segurando o cântaro, o filho dirigiu-se pra cisterna. "Porque bateste em nosso filho", perguntou a mãe zangada. "Ele nada fez!" O pai retrucou: "Essa bofetada será uma escora pra memória dele. Afirmo que, por toda vida, jamais ele ousará derrubar um cântaro cheio dágua. De que valeria lhe bater depois de ter quebrado o pote?" A história transmite, através de uma situação um tanto hostil, que grandes lições aprendidas, não são porventura aquelas que corrijam erros, mas sim as que não os deixam ocorrer. Na vida, nem sempre o aprendizado é anterior ao erro, isso certamente não o invalida, mas torna-o bem mais árduo e doloroso. 28.4.2009
 
A diferença entre grandeza e mediocridade é freqüentemente demonstrada na maneira como um indivíduo encara seus próprios erros. Nelson Boswell 14.5.2009
 
A sua mente pode focalizar o medo, a preocupação, o problema, o negativismo ou o desespero. Ou pode focalizar a confiança, as soluções, o otimismo e o sucesso. Você decide. Don Ward12.6.2009
 
Prefiro fracassar em algo que gosto de fazer a ser bem- sucedido em algo que detesto. George Burns16.6.2009
 
O artista James Taylor explodiu no cenário musical, no início dos anos 70, com a canção “Fogo e Chuva”. Nesta canção, ele descrevia as decepções da vida como “doces sonhos e máquinas voadoras em pedaços caídos ao chão”. Era uma referência à banda original de Taylor – Máquina Voadora – cuja tentativa de entrar no mercado fonográfico falhou tremendamente. Ele questionou se os seus sonhos de carreira musical algum dia se tornariam reais. As expectativas despedaçadas tinham pago o seu preço, deixando Taylor sentir-se perdido e sem esperança. O salmista Davi também experimentou desespero sem igual, ao lutar com seus próprios fracassos, com os ataques de outros e as decepções da vida. No Salmo 6:6 ele disse: “Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago”. A profundidade de sua tristeza e das perdas o levaram ao desgosto; mas naquele sofrimento, ele se voltou para o Deus de todo o conforto. As suas próprias “máquinas voadoras” quebradas e despedaçadas deram lugar à certeza do cuidado de Deus. levando-o a dizer: “o SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR acolhe a minha oração” (Salmo 6:9). Em nossas decepções também podemos encontrar conforto em Deus, que cuida dos nossos corações quebrantados. William E. Crowder29.6.2009
 
"As horas em que mais errei foram as que mais me ensinaram". Moraes Moreira, cantor e compositor, BA9.7.2009
 
"Grande parte daquilo que chamamos mal pode ser transformado muitas vezes em bem, bastando apenas a mudança de uma atitude de medo e tristeza por outra de alegria e luta", disse certa vez o Dr. James Dobson. Um provérbio chinês diz que "uma pessoa inteligente recupera-se logo do fracasso".02-10-2009
 
Tem gente que em vez de orar, fica falando consigo mesmo como que adepto do pensamento positivo: "Vai, rapaz! Você consegue. Vai à luta". Em vez disso, devemos é orar: "Pai, me ajuda, me dê força... contigo eu posso, contigo sou mais que vencedor, mas sentigo, sou um fracasso...".2.10.2009
 
"Maior que a tristeza de não ter vencido é a vergonha de não ter lutado". Ruy Barbosa, diplomata, jornalista, ensaísta, advogado, fundador da Academia Brasileira de Letras, BA, 1849-19232.10.2009
 
"O fracasso sempre me levou a tentar novamente e com mais determinação. Por isso eu sempre aconselho àqueles que sofrem  uma derrota a "pensar de forma positiva" para encontrar o combustível para a nova tentativa. Geralmente o fracasso leva você a aproximar-se mais do seu objetivo e ao lugar onde deseja estar. Se eu tento consertar o carro, cada vez que algo sai errado, a possibilidade de eu acertar se torna maior. As maiores invenções do mundo tiveram centenas de fracassos antes de se conseguir  encontrar a solução definitiva." (Michael Jordan). Quando cremos em Deus e nas Suas promessas, temos o combustível da fé para perseverar e jamais desistir. Sabemos que Ele está conosco, que nos assegurou vitórias e, por isso, desistir e desanimar são atitudes que já foram riscadas do dicionário espiritual de nossas vidas. Continuar lutando por nossos propósitos é mais do que "pensar positivo." É testificar de que o Senhor que em nós habita transformou nossa velha natureza de dúvidas e incertezas em uma fonte de confiança e poder. Se o meu Deus disse que posso, eu poderei. Se Ele diz que está comigo por onde quer que eu ande, seguirei em frente, com decisão e coragem, com a certeza de que chegarei lá para hastear a bandeira da minha conquista e agradecê-Lo por tão grande bênção. O fracasso não é o fim da linha. Pelo contrário, pode ser o princípio de uma nova fase, mais edificante e mais prazerosa. Quando aprendemos a colocar em prática a nossa fé, temos todo o combustível de que necessitamos  para levantar novamente, sacudir a poeira oriunda da derrota anterior e, seguros nas mãos do Senhor, arrancar com intrepidez em direção ao sonho almejado. O fracasso faz parar seu carro espiritual ou enche o tanque para seguir avante?3.10.2009
 
Às vezes eu acordo durante a noite e aproveito para me perguntar em que tenho errado. Uma voz sempre me responde: "A resposta tomará mais de uma noite." (Charlie Brown)3.10.2009
 
Eu aprendi muito mais com os meus erros do que com meus acertos. Thomas Edison15.10.2009
 
Eu não sei qual é a chave para o sucesso, mas sei qual é a chave para o fracasso. A chave para o fracasso consiste na tentativa de agradar a todo o mundo! Bill Cosby15.10.2009