Ilustrações Ilustrações F

Falsidade

 

Palavras de Richard Foster, e eu não me canso de repeti-las: “A superficialidade é a maldição de nosso tempo; a necessidade urgente hoje não é de um maior número de pessoas inteligentes, ou dotadas, mas de pessoas profundas”.

 

Ao receber uma cédula de cem reais, você percebe que a efígie é do Zé Carioca. O que você faz? Muito provavelmente não aceita, pois reconhece que a cédula é falsa. Entretanto, é possível, através da lavagem química e outros métodos, transformar cédulas de um real em cédulas de cem. Muitas pessoas têm aceitado essas cédulas como verdadeiras. Por que não se aceita a primeira cédula e aceita-se a segunda, se ambas são falsas? A resposta é evidente: Por causa da sutileza. (Elierme Mantaia – Revista Desafio – 3 Trimestre de 2000).

 

Cuidado com as falsidades. Tem muito tico-tico pintado de canário por aí!

 

...pode ter cara de gato, miado de gato, cheiro de gato, velocidade de gato, fome de gato; e ser uma gata. (Dercinei Figueiredo Pinto, em O Jornal Batista, pg 4 - 21 a 27/01/2002).

 

Durante 11 años, un funcionario de una universidad comunitaria de Michigan dio la impresión a sus compañeros de trabajo de ser un administrador altamente calificado y fiel. Hacía su trabajo tan bien que el directorio de la universidad lo nombró finalista cuando buscaban a un nuevo presidente para la institución. Lo que sucedió sorprendió a todos. No se halló documentación alguna de los grados de maestría y doctorado del hombre. Cuando le informaron el problema en una reunión especial, el hombre pidió permiso para salir de la habitación a buscar sus documentos. . . y no volvió más. Lo más extraño para sus compañeros de trabajo era que había sido un administrador excelente durante mucho tiempo. De la misma forma en que ese administrador pudo engañar a sus colegas, así los impostores espirituales pueden engañar a sus amigos en la iglesia. Han falsificado credenciales de creencias astutamente y pueden no ser detectados hasta que llegue el juicio de Dios. Sabemos que en nuestras iglesias hay cristianos falsos. Por eso tenemos que estar alertas a los problemas que puedan causar, como la enseñanza falsa y la propagación de contiendas. Pero también tenemos que tener cuidado de no juzgar a otros falsamente. Según Cristo, gran parte de la «cizaña» no será revelada hasta el juicio final (Mateo 13:36-43). (Internet)

 

A história é uma galeria de quadros em que há poucos originais e muitas cópias– Alexis de Toqueville

 

Uma pessoa treinada para reconhecer notas falsas não precisa estudar todas as notas falsas que poderão aparecer. Antes, estuda detalhadamente as verdadeiras. Ao se familiarizar com as verdadeiras, aprende a reconhecer as falsas. Assim, para podermos discernir entre o verdadeiro e o falso no mundo em que vivemos, e saber o que nos convém, temos de nos familiarizar totalmente com a verdade imutável da Palavra de Deus. É contra o padrão que ela nos apresenta que vamos medir o nosso valor, a nossa beleza, etc...

 

Uma jornalista expressou, atônita, a forma como, na publicidade, a verdade é muitas vezes exagerada. Ela recordou o pedido de “salada de fruta fresca” no menu dum restaurante em Boston. Mas quando o prato foi servido, era tudo menos “fresco”. Os pêssegos, ananases, uvas, e cerejas, tinham estado muitos meses a chafurdar no seu próprio molho numa vasilha de latão. Quando a empregada foi interrogada sobre o que tinha acontecido à salada de fruta “fresca”, respondeu com regozijo, “Oh, doçura, isso é simplesmente o nome que lhe dão”. Tal engano não ocorre apenas na publicidade; sucede sempre que as pessoas se afastam dos princípios da verdade e bondade de Deus. O engano, o uso de nomes falseados, e as mentiras sem reservas, são as ferramentas do negócio imoral de uma pessoa. As pessoas egoístas e más chamam-se generosas e boas. Os escravos do pecado denominam-se de livres. Os loucos intitulam-se de iluminados. E os lascivos descrevem os seus atos como relações de amor. Deus não se deixa lograr por nomes falseados. Em Isaías 5.20, Ele ameaçou os que «ao mal chamam bem, e ao bem mal». Independentemente do conceito que o mundo tem de bem ou de mal, tomemos, como nossa, a definição do Deus de toda a verdade. Com Ele não há nomes falseados. - Fonte: gospelcom.net

 

Duas amigas se encontram: - Puxa, que linda pulseira de ouro você está usando - comenta a primeira. - Obrigada, foi presente de aniversário do meu marido, mas não é de ouro! - Você conhece bem os metais? - Não, conheço bem o meu marido!

 

Falsa tristeza: Dois amigos se encontram, um deles está bem desanimado: "Estou muito triste. Minha mãe morreu, coitadinha." "Que pena, meus pêsames. O que ela tinha?", perguntou o outro compungido. E o órfão, infeliz: "Quase nada. Alguns dólares, dois carros, uma casinha na praia...".