Ilustrações Ilustrações D

Dúvida

 

Uma lenda dos primeiros séculos de nossa era, diz que Tomé, tempos depois da ascensão de Jesus, voltou a ter dúvidas. Precisando de ajuda, foi procurar outros discípulos. Mas Paulo estava ocupado em refutar alguns ensinos dos helenistas e não pôde atendê-lo. Filipe estava preocupado em escrever uma longa carta ao ministro da rainha dos Etíopes e também não pode atendê-lo. Pedro, por sua vez, tinha partido para Cesaréia a fim de pregar ali o Evangelho. Ninguém pôde ajudar a Tomé. Um tanto desesperado, Tomé resolveu ir a Jope procurar Dorcas, cuja fama de devoção e fé, todos conheciam. Mas Dorcas também estava tão ocupada em trabalhos de costura para socorrer aos pobres, que também não lhe pôde dar atenção. Tomé, então, voltou para casa e no caminho refletiu que ele era o único a ter dúvidas porque estava sem fazer nada. Os outros, imersos em seus trabalhos, nem tinham tempo para alimentar dúvidas. A lenda termina dizendo que Tomé caiu em si e tratou de realizar um velho projeto: a evangelização dos partas. Nunca mais teve dúvidas.

 

Já observamos que há pessoas que trazem em si um cheiro pestilento e horrível. Em vez de comunicarem ânimo, têm ma palavra de pessimismo ou negativismo. Sempre vêem o lado escuro de tudo... andam com "o espírito da suspeita". Duvidam de tudo, questionam tudo e de tudo suspeitam. Como é desagradável estar na companhia de gente assim! (Marcos Witt, em Adoremos, pg 135).

 

"Nossas dúvidas são as traidoras que nos fazem perder tudo de bom que poderíamos haver ganho, caso não houvéssemos sucumbido ao medo do fracasso".(Fonte: rofranco@domain.com.br - William Shakespeare).

 

As zebras são pretas com listras brancas ou brancas com listras pretas?

 

Aquele cientista famoso estava a caminho de uma conferência quando o seu motorista comentou: - "Patrão, já ouvi tantas vezes o seu discurso que tenho certeza de que poderia fazê-lo no seu lugar, se o senhor ficasse doente. - Isso é impossível! - Quer apostar?!" E fizeram a aposta! Trocaram de roupa, e quando chegaram no local da conferência o motorista foi para a Tribuna enquanto o cientista instalou-se na última fila. Depois da palestra, começou a sessão de perguntas, que ele respondeu com precisão. No entanto, em certo momento, levantou-se um sujeito que apresentou uma questão dificílima. Longe de entrar em pânico, ele saiu-se com esta: - "Meu jovem, essa questão é fácil... mas, tão fácil... que vou pedir para o meu motorista responder!"

 

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: - Companheiro, você entende de leis? - Não. - Responde o barqueiro. E o advogado compadecido: - É pena, você perdeu metade da vida! A professora muito social entra na conversa: - Seu barqueiro, você sabe ler e escrever? - Também não. - Responde o remador. - Que pena! - Condói-se a mestra - Você perdeu metade da vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro preocupado pergunta: - Vocês sabem nadar? - Não! - Responderam eles rapidamente. - Então é pena - Conclui o barqueiro - Vocês perderam toda a vida!

 

Diz uma antiga história chinesa que um cachorro vivia entre dois templos, separados por um rio. Ao ouvir o sino de bronze, que indicava o início das cerimônias religiosas, o cachorro lá ia, porque lhe davam comida. Um dia, os sinos das duas igrejas tocaram quase ao mesmo tempo. O cachorro saiu nadando numa direção, mas no meio do rio achou que o outro templo poderia ter comida melhor. E começou a nadar nessa outra direção. Depois, mudou de novo, e de novo, e de novo. De tanto duvidar, indo e vindo, cansou-se e morreu afogado. É impossível mesmo servir a Deus e as riquezas ao mesmo tempo. (João Soares da Fonseca - Revista Compromisso/3º Trim-2001).

 

Um colega no seminário preencheu uma ficha e escreveu lá: “Me batizei aos 9 anos e me converti aos 15”!??

 

O combustível da hesitação são a dúvida, o medo e a preguiça. Os três, ou apenas um deles, são suficientes para amarrá-lo a uma cadeira. Você não se levanta nem anda. Você se prejudica e prejudica os que dependem de você. Em caso de grave indecisão, ouça o profeta Elias: "Até quando vocês vão ficar na dúvida sobre o que fazer?" (1Rs 19.21).

 

Há perguntas que são teimosas. Elas insistem em ressoar no peito da gente. - Ricardo Godim

 

“É melhor morrer crendo do que viver duvidando.” - Smith Wigglesworth.

 

George Bush vai a um colégio de ensino fundamental para falar sobre a guerra. Após seu discurso, ele diz às crianças que podem perguntar qualquer coisa a ele. Um menino levanta a mão. Bush pergunta seu nome: - Meu nome é Bob. E qual é a sua pergunta, Bob? Tenho 3 perguntas. Primeira: Por que os EUA invadiram o Iraque sem o apoio da ONU?; Segunda: Por que o senhor é presidente se Al Gore teve mais votos? e Terceira: O que aconteceu com Bin Laden? Quando Bush se preparava para responder a pergunta, o sinal do recreio tocou. Bush disse às crianças que continuariam depois do recreio. Quando acaba o recesso, Bush pergunta: - Onde estávamos? Ah, sim! Estávamos nas perguntas. Alguém quer me perguntar alguma coisa? Outro menino levanta a mão. George pergunta a ele como se chama. - Steve. E qual é a sua pergunta, Steve? Tenho 5 perguntas: Primeira: Por que os EUA invadiram o Iraque sem o apoio da ONU?; Segunda: Por que o senhor é presidente se Al Gore teve mais votos que o senhor?; Terceira: O que aconteceu com Bin Laden?; Quarta: por que o sinal do recreio tocou 20 minutos antes? E quinta: Cadê o BOB? - sorriso@yahoogrupos.com.br

 

Alguém observou isto: "Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas".

 

É a dúvida ocasionada pela síndrome do pisca-pisca: Está funcionando? Você observa de perto e constata: Está, não está; está, não está; está, não está.

 

"Marca uma reunião com a diretoria pra sexta-feira", diz o presidente. "Sexta é com S ou com X", pergunta a secretária. O presidente pensa um pouco e responde: "Marca pra quinta".

 

Examinador: "Vou fazer a primeira pergunta. Se o senhor responder, nada mais lhe perguntarei. Dar-me-ei por satisfeito. Diga-me: quantos fios de cabelos tem o senhor?" E o senhor Doca responde: "Duzentos e sessenta e cinco mil oitocentos e noventa e quatro". Examinador: "Como chegou a essa conclusão?" - Sr Doca: "Caro amigo, não se esqueça de que o senhor garantiu que só faria uma pergunta. Trato é trato!".

 
"É curioso ver como cremos no que dizem os jornais e as revistas e questionamos o que diz a bíblia." Anne Graham. 13/12/06
 
Durante as Olimpíadas de 1984, em Los Angeles, eu pude assistir à Corrida de 110 metros com barreiras. O favorito para vencer era um Americano chamado Greg Foster. Uma grande rede de  Tv americana já havia até feito uma grande reportagem com ele antes da prova, pois, era quase certo que ele ganharia. Logo que o tiro de largada foi ouvido, os corredores arrancaram em direção aos obstáculos. Greg Foster estava obviamente nervoso mas ele se manteve na liderança. Após ultrapassar o último obstáculo ele girou a cabeça levemente para trás para ver a posição dos    demais concorrentes. Foi um grande erro. Apesar de ter-lhe tomado apenas uma fração de segundo, foi suficiente para ele perder a corrida para outro americano, Tom Jefferson. Os grandes sonhos de conquista exigem firmeza e determinação. As dúvidas e incertezas retardam a nossa vitória e servem de bloqueio para atingirmos nossos objetivos. Não podemos nos deixar distrair  pelo que ficou para trás, mesmo que tenham sido duros obstáculos. 13/2/07
 
Um alpinista que sempre procurava superar os desafios resolveu depois de muitos treinos subir um monte mais alto. Ele começou a subir e foi ficando tarde, e ele não havia se preparado para acampar e resolveu subir para alcançar o topo. Escureceu e a noite nas alturas da montanha não se via absolutamente nada, subindo por uma parede a 100mts do topo, ele escorregou e caiu. Caía a uma velocidade vertiginosa, sentia a sensação de ser sugado pela gravidade, de repente ele sentir um puxão forte, havia cravado estacas de segurança com grampos que fixou na cintura suspenso pelos ares gritou: Meu Deus! ajuda-me. O que você quer de mim? que me salve! então corte a corda. O pessoal do resgate no dia seguinte encontrou o alpinista congelado morto agarrado com as duas mãos a uma corda a menos de 2 metros do chão. Duvidou em seu em seu coração. 14/2/07
 
Eu indeciso? Não tenho certeza. Será que sou?
 
Bombarde­ados com dúvidas e medos, devemos tomar posição e dizer: "Jamais desistirei! Deus está do meu lado, ele me ama e ele está me ajudando"! 28.3.2008
 
O rabino Kushner, um dos mais lúcidos do judaísmo contemporâneo, escreveu um livro intitulado Quando Coisas Ruins Acontecem Com Pessoas Boas. Não tratou de teorias ocas e de palavras rebuscadas. Partiu de uma situação pessoal. Seu filho foi acometido de progeria, envelhecimento precoce. Com oito anos de idade já estava calvo, perdera os dentes e tinha a pele enrugada. Faleceu aos treze anos de idade, aparentando oitenta. “Por quê?”, foi a pergunta que ele se fez a si mesmo.9.7.2009