Ilustrações Ilustrações D

Devoção

 

A pergunta que nosso Senhor dirigiu a Pedro, Ele também nos faz hoje: "Amas-me mais do que estes?" O mais importante é que amemos a Jesus!

 

Na profecia de Jeremias pelo menos 11 vezes o Senhor disse à Nação: "Eu vos falei, começando de madrugada". Deus buscou-os persistentemente. Mas o Seu povo preferiu cisternas rotas ao manancial de águas vivas.

 

Foi dito que John Wesley pregou mais de 44 mil sermões durante sua vida. Ele viajou a cavalo quase 500 mil quilômetros, escreveu livros de gramática e teologia em quatro línguas, mas sempre teve tempo para a sua hora devocional. Enquanto criança, Wesley decidiu dedicar uma hora todas as manhãs e todas as noites ao estudo bíblico e oração. E ele manteve sua promessa durante a vida inteira.

 

J.B. Phillips, no seu livro "Seu Deus é Pequeno Demais", denuncia os conceitos inadequados que muitos têm sobre Deus e um desses conceitos é "o Deus de Segunda-Mão", que é próprio das pessoas que só conhecem a Deus pelo que os outros dizem. (Revista UniJovem Ano XIX Nº 79, pg 21).

 

O maná se não fosse colhido logo cedo, se derretia com o Sol. Em outras palavras, ou a pessoa começava seu dia com aquela atividade prioritária, ou acabava ficando sem ele. Com nosso devocional não deve ser diferente. (Luciano Subirá)

 

A Revista Enfoque Gospel trouxe uma matéria sobre "A Volta do Culto Em casa", uma referência aos cultos domésticos. Na matéria ficou claro que não faltam opções para os momentos devocionais da família. Existem mais 21 livros devocionais disponíveis no mercado, incluindo best-seller como "Mananciais no Deserto". - Fonte; Revista Enfoque Gospel, pg 18, agosto/2002.

 

Alguém disse: "Bendito é o dia cuja manhã é santificada!"

 

"...o sertão está em toda parte", como expressa Guimarães Rosa em "Grande Sertão - Veredas". A vida espiritual está desértica...

 

O grande missionário Hudson Taylor, costumava dizer: “Escolha para comungar com seu Deus a melhor hora do seu dia”. Alguns indivíduos acordam depressa... outros devagar... Uns são feitos galos, outros são corujas...

 

Há muitos anos atrás, uma evangelista negra, Amanda Smith, viajou quase todo o mundo, alcançando fama e sucesso como poucos ministros eruditos conseguiram. Seu sucesso foi obtido porque teve o privilégio de caminhar sempre pela estrada da consagração. Ela mesma contou a sua experiência com Deus: "Precisamos consagrar nossas vidas completamente e para sempre. Este relacionamento com Deus não pode ser temporário, mas pleno e eterno. Eu dei tudo a Deus. A única coisa que eu tenho é o negro de minha pele e um balde e tábua para lavar e passar roupas. Entreguei tudo mais a Deus e o Espírito veio e santificou minha vida." A experiência de Amanda pode ser também a nossa experiência! Que porcentagem de nosso tempo e de nossas vidas temos oferecido ao Senhor? Procuramos estar em sua presença continuamente, nos maus e nos bons momentos, ou Lembramos que somos seus filhos apenas para lhe pedir socorro diante de uma necessidade? Quão maravilhoso e regozijante é demonstrar a alegria da gratidão por nada nos faltar!

 

Quando os membros de nossas igrejas demonstrarem o fruto de verdadeira piedade, imediatamente encontraremos pessoas perguntando qual a árvore que produz esse fruto. - Charles Spurgeon

 

O famoso Paul Tournier conta que sua própria vida foi profundamente mudada quando decidiu tomar meia hora, diariamente, para um recolhimento devocional. Ele descobriu que é mais importante encontrar a Deus, do que expor idéias acerca de Deus. O recolhimento sistemático tanto vence a fadiga como pode ser a fonte principal de uma vida criativa. - Manfred Grellert, em O Jornal Batista.

 

Passa-se uma média de 16 horas acordado. Dedica-se apenas 5 minutos do dia a Deus. Restam 15 horas e 55 minutos para se gastar com os próprios projetos. Acontece que este tempo representa uma grandeza 200 vezes maior que 5 minutos. Como resultado, a dimensão efêmera do mundo material tornou-se 200 vezes mais concreta que a dimensão espiritual que é eterna. - Ricardo Godin Rodrigues, em Kerigma - 1002.

 

Um inquérito feito em um dos maiores seminários evangélicos do mundo revelou que 92% dos alunos que se preparavam para o ministério não cultivavam vida devocional. Isto é não tinham o costume de orar e de ler a Bíblia regularmente. Esses jovens vão ser pregadores sem poder. - O Jornal Batista.

 

Num poeminha de Saturno Braga, com base em Mt 26.39: "Entra no teu quarto e fecha a porta/ ora a teu Pai secretamente./ O dia, a hora isso não importa,/ Deus responder-te-á publicamente".

 

Um conselho ministerial que Spurgeon sempre dizia a seus alunos: "Nunca devemos ver a face do povo, antes de ver a face de Deus".

 

O pecado nasce sempre de um coração frio e desanimado. Davi deixou sua devoção a Deus cair e pecou.

 

Um homem estava impressionado com as maravilhas que Deus operava através do ministério Moody e resolveu saber de Moody quantas vezes por dia ele orava. Moody respondeu: "Uma vez". O homem ficou perplexo e indagou: "Uma vez apenas?" E Moody então completou: "Sim, eu começo a orar ao Senhor quando acordo e digo amém à noite, quando me deito...". Moody estava tentando transmitir àquele homem que a oração não consiste apenas de "momentos na vida", mas tem de ser para o crente genuíno um estilo de vida. E foi isso que o Senhor ordenou: "Orai sem cessar" (2Ts 5.17).

 

Do jeito que a coisa anda, daqui a pouco vamos ler nas páginas dos principais jornais o seguinte anuncio: “Ofereço serviço de profeta. Oro por você, leio a bíblia para você e ainda lhe dou a resposta de Deus para os seus problemas. Obs: Cobro abaixo da tabela”. - Renato Vargens, http://br.groups.yahoo.com/group/artigospastorais

 

Há alguns anos, meu irmão mais moço mudou-se para os Estados Uni­dos, a fim de estudar. Com o passar dos dias, minha mãe começou a preocu­par-se com ele. Um dia, ela abriu-lhe o coração numa carta e indagou do seu estado espiritual. Eis a resposta que recebeu: "Mãe querida, as tentações são muitas; contudo, à medida que elas cruzam os meus caminhos, eu as venço todas. Quando éramos crianças, realizávamos o culto doméstico. Geralmente tu nos ajuntavas ao redor de teus joelhos e lias a Bíblia. Depois, enquanto continuávamos ajoelhados, tu oravas a Deus em favor de cada um de nós. As vezes, eu abria os olhos para contemplar tua face erguida em oração. Quando as tentações me assaltam, eu contemplo com meus olhos espirituais a tua face levantada para Deus, orando por nós. Mãe, é este o segredo de minha vitória sobre as tentações". Quando esta carta chegou, minha mãe encheu-se de gozo e rendeu gra­ças a Deus. Vahram Solibiam (Líbano). 16.2.2008

 

"Portanto deixemos que a oração seja nossa primeira atividade logo de manhã, e a última ao findar o dia. Evitemos diligentemente o falso e enganoso pensamento que diz: Espera um pouco, logo mais orarei uma hora inteira; mas, agora, tenho isto e aquilo para fazer. Com tais pensamentos troca-se a oração pelos negócios, de tal maneira que se acaba por não orar o dia intei­ro... Martinho Lutero. 19.2.2008

 

O missionário inglês no Brasil, St. McNair, escreveu um dia: "O que somos a sós com Deus vale mais que tudo o que dizemos." 22.2.2008

 

Alguém escreveu esta sentença terrível: "Muitos ministros têm sepultado a sua espiritualidade no túmulo das suas atividades". 22.2.2008

 

Faça isso todos os dias!

1º Ao se levantar diga,JESUS EU TE AMO.

2º Ao sair de casa diga, JESUS VEM COMIGO.

3º Quando sentir vontade de chorar, diga, JESUS ME ABRAÇA.

4º Quando se sentir feliz, diga, JESUS EU TE ADORO.

5º Quando for fazer alguma coisa, diga, JESUS ME AJUDA.

6º Tudo o que fizer, faça, EM NOME DE JESUS.

7º Quando se sentir derrotado, diga, JESUS JÁ VENCEU.

8º Quando errar, diga, JESUS ME PERDOA.

9º Quando se deitar, diga, JESUS OBRIGADO. 11.3.2008

 

Thomas Edison acabara de completar sua última invenção, o fonógrafo, e um famoso repórter, Henry Stanley, visitou seu laboratório para ver uma demonstração do novo aparelho. Stanley ficou maravilhado ao ouvir a voz de um homem sair daquela pequena caixa. Impressionado com as possibilidades do fonógrafo, ele perguntou: "Sr. Edison, se o senhor pudesse ouvir a voz de qualquer pessoa famosa em toda a história, de quem seria a voz que o senhor gostaria de ouvir?" "A de Napoleão', Edson respondeu prontamente. Mas Stanley tinha outra pessoa em mente. Ele respondeu: "Eu gostaria de ouvir a voz do Salvador". 13.3.2008

 

O renomado avivalista Andrew Murray, da África do Sul, disse: "Gaste tempo. Dê tempo para Deus para que Ele possa se revelar a você. Dê tempo para ficar em silêncio e quieto diante dEle, aguardando o recebimento de sua presença pelo Espírito, o seu poder operando em você". Quanto tempo investimos para nos deleitarmos na presença de Deus? 13.3.2008

 

Uma necessidade vital é alguma coisa tão importante que simplesmente não podemos viver sem ela - como uma batida do coração é vital, ou a pressão sangüínea é vital. Essas são coisas sem as quais não há vida. Conta Joyce Meyer que: “O Senhor imprimiu essa verdade em mim anos atrás, com res­peito à comunhão pessoal com Ele em oração e com a Palavra. Eu estava tendo muita dificuldade de me disciplinar para fazer essas coi­sas, até que Ele me mostrou que elas eram uma necessidade vital. Quando aprendi que a comunhão com Ele é vital, dei prioridade a isso em minha vida”. 28.3.2008

 

Quando em 1945, por opor-se ao regime nazista, o famoso teólogo alemão, Bonhoeffer, foi enforcado, o testemunho deixado por ele foi registrado pelo médico que o assistiu e é impressionante: "A devoção e evidente convicção desse homem me comoveu profundamente [...] Em , quase cinqüenta anos atuando como médico, eu jamais vi um homem morrer tão inteiramente submisso à vontade de Deus". 7.5.2008

 

Rita Snowden, escritora britânica, conta sobre uma pequena cidade que visitou próximo a Dover, na Inglaterra. Enquanto tomava seu chá da tarde, ela começou a sentir-se como em um campo florido. Um aroma doce e agradável parecia estar, de repente, em todos os lugares. Ela chamou o dono da Cafeteria e perguntou sobre aquilo. Ele apontou para uma fábrica que ficava não muito distante do local onde estavam. Disse ele: "Encerrou-se o expediente na fábrica de perfume e os trabalhadores estão retornando para suas casas. O cheiro que você está sentindo está nas roupas dos operários". Nós, cristãos, devemos levar para nossas casas o perfume doce e admirável do Senhor Jesus Cristo! Se nós temos estado com Ele, sua fragrância estará em nós! Se nós temos estado com Ele, desejaremos que todos aspirem Sua essência enquanto caminhamos de volta ao nosso lar. 29.10.2008

 

G. Campbell Morgan contou uma história sobre um pai e sua  jovem filha com quem era muito  unido. Eles gostavam de passar longo tempo juntos. Quando dava um passeio ou era convidado para uma reunião social, ela sempre o acompanhava. Entretanto, em certa ocasião, ele começou a notar uma mudança na maneira de agir de sua filha. Quando ele lhe pedia que o acompanhasse em alguns serviços externos, ela desculpava-se e não queria ir. Isso aconteceu por diversas vezes nas semanas seguintes e ele ficou muito preocupado. Chegando o dia de seu aniversário, ela o presenteou com um par de chinelos feito por ela mesmo. Ele entendeu, então, o motivo pelo qual ela permanecia em casa quando ele saía. Ela estava trabalhando nos seus chinelos. - Bem, eu gostei muito desses chinelos,  disse ele com muita ternura. --  Mas da próxima vez, compre os chinelos em uma loja e permita que eu tenha você comigo todos os dias. -- Eu prefiro ter você junto a mim do  que qualquer coisa que você possa fazer. Muitas vezes nos vemos envolvidos com todo tipo de trabalho  na obra do Senhor. Estamos na reunião de oração, nos estudos bíblicos, no ensaio do coral e no louvor dos cultos públicos, nos retiros com jovens e adolescentes, na cantina preparando alguma coisa que ajude a conseguir fundos para uma determinada construção, etc. Achamos que somos os mais ativos cristãos da igreja e que a nossa casa celestial será a mais bonita na esquina daquela rua cujo piso é todo de ouro puro. Esquecemo-nos apenas de uma coisa.......Gastamos todo o nosso tempo com a obra e esquecemos do Senhor da obra, o nosso Salvador Jesus Cristo. Devemos, sim, participar das coisas de Deus, mas nada pode nos tirar o prazer e o regozijo de ficar um tempo em Sua presença. Precisamos conversar com Ele em oração, ler a Palavra aos Seus pés e ouvir os Seus conselhos. Dizer-lhe o quanto O amamos e o quanto nos alegramos em saber que somos Seus filhos. Maria e José estavam tão envolvidos com as festas do Senhor que acabaram esquecendo Jesus no Templo. E isso pode estar acontecendo também conosco. Fazemos de tudo para o Senhor, mas vamos embora para casa e deixamos Cristo na igreja. E não é isso que Ele deseja. Ele nos quer ao Seu lado em todos os momentos e em todos os lugares. Se você quer ter uma vida abençoada, esteja sempre ao lado do Senhor. Haverá tempo para "comprar os chinelos!" 2.4.2009

 

Minha amiga Maria contou-me que ela sempre valorizou seu tempo de pescaria com o pai. Não sendo fanática por pescarias, ficava curiosa em saber o porquê dela gostar tanto. Ela disse: “Eu simplesmente gosto de estar com meu pai”. Eu lhe perguntei: “Então você apenas pesca e conversa?” “Oh, não, na verdade não conversamos”, disse ela. “Apenas pescamos”. Não se tratava da conversa, e sim da companhia. Você alguma vez já pensou quanto tempo gastamos conversando? O que nós chamamos de nosso “tempo de silêncio” com Deus, geralmente preenchemos com nossas orações. Mas alguma vez praticamos “aquietai-vos”. Deus disse: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Salmo 46:10). Quando Jesus percebeu que os discípulos estavam tão ocupados que nem sequer tinham tempo para comer, Ele lhes disse: “Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto” (Marcos 6:31). Quando deixamos as distrações da vida para trás, podemos descansar melhor e redirecionar nossos interesses a Deus. Você está permitindo que momentos de silêncio a sós com Deus façam parte da sua vida? Deseja que Ele restaure a sua alma? (Salmo 23:1-3) Deixe que Ele lhe ensine como “aquietar-se”. E ouça quando Jesus lhe convida: “Vinde repousar um pouco, à parte”. Cindy Hess Kasper4.6.2009

 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto alemão Bertel smann Stifung em 21 países entre eles o Brasil, tornou evidente uma preocupação. Segundo a pesquisa 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são

profundamente religiosos. Quando a pesquisa perguntou sobre a prática da fé, somente 35% dos Jovens brasileiros disseram

viver de acordo com os preceitos religiosos. 5.10.2009

 

Um manhã dessas, depois de Carolyn e Dana terem me vestido e me colocado em minha cadeira de rodas, nós tivemos nosso tempo de leitura bíblica juntas. Nós tínhamos terminado um hino e estávamos no meio da oração. De vez em quando eu oro de olhos abertos e nesta manhã em particular estava fazendo isso, e em minha contemplação meus olhos caíram sobre uma enorme aranha que se arrastava em direção à Carolyn, Sem pensar, eu arfei. Minhas amigas abriram seus olhos e, quando elas viram como a aranha era grande, nós três gritamos juntas. Dana pegou seu chinelo para bater nela, Carolyn correu para pegar um maço de papel e eu mantive meus olhos na intrusa que rapidamente se escondeu embaixo do travesseiro. Segundos depois a aranha era história. Depois da confusão, nós passamos um bom tempo tentando lembrar onde nós estávamos na oração, que hino nós tínhamos cantado e qual parte da Bíblia nós tínhamos lido. Deu um branco completo em nossas mentes. Nós esquecemos tudo do nosso tempo com Deus! Essa foi uma útil lição sobre como uma distração pode ser diabólica. Todos os dias, interrupções podem estar entre as ferramentas mais úteis para tirar a nossa atenção dos objetivos divinos. 28.10.2009