HOMENS EM TORNO DO NASCIMENTO DE JESUS - OS MAGOS

Mateus 2.1-12

 

"1. Quando Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, alguns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está o rei dos judeus? Porque sua estrela nós vimos no leste, e nós viemos adorá-lo. 3. Ouvindo isto, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. 4. E convocou todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde o Cristo deveria nascer. 5. Disseram-lhe: Em Belém da Judéia; porque assim está escrito o profeta: 6. E tu, Belém, da terra de Judá, Tu não és o menor entre os príncipes de Judá; Para fora de você virá um guia, que vai alimentar o meu povo Israel. 7. Então Herodes, chamando secretamente os magos, diligentemente perguntou-lhes o tempo da aparição da estrela; 8. e enviando-os para Belém, ele disse: Vá lá e descubra diligentemente sobre a criança; e quando você encontrá-lo, me avise, para que eu também possa ir e adore-o. 9. Tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que, chegando, pararam onde estava o menino. 10. E quando eles viram a estrela, eles se alegraram com grande alegria. 11. E quando eles entraram na casa, eles viram a criança com sua mãe Maria, e caindo, eles o adoraram; e abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. 12. Mas sendo avisados ??por revelação em sonhos que eles não deveriam retornar a Herodes, eles retornaram à sua terra por outro caminho " até chegar, ele parou onde a criança estava. 10. E quando eles viram a estrela, eles se alegraram com grande alegria. 11. E quando eles entraram na casa, eles viram a criança com sua mãe Maria, e caindo, eles o adoraram; e abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. 12. Mas sendo avisados ??por revelação em sonhos que eles não deveriam retornar a Herodes, eles retornaram à sua terra por outro caminho " até chegar, ele parou onde a criança estava. 10. E quando eles viram a estrela, eles se alegraram com grande alegria. 11. E quando eles entraram na casa, eles viram a criança com sua mãe Maria, e caindo, eles o adoraram; e abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. 12. Mas sendo avisados ??por revelação em sonhos que eles não deveriam retornar a Herodes, eles retornaram à sua terra por outro caminho ".

 

Introdução

Esta é uma passagem que não está faltando na narração do nascimento de nosso Senhor. Para os latinos, é uma cena muito importante e o centro da relação de dons entre os homens. Entre o povo anglo-saxão, o costume dos presentes é feito no dia de Natal. Esse é o presente de Deus para o homem, mas o primeiro presente do homem para Deus, ou homem para homem, é registrado com a vinda dos Magos.

Os magos trouxeram presentes valiosos, mas junto com seus presentes, valiosos e significativos, também vieram atributos pessoais que foram oferecidos diante do rei. Atributos que cada um de nós deve trazer ao Senhor junto com tudo o mais que normalmente trazemos para sua casa quando viemos a adorar. Vamos nos concentrar, principalmente, naqueles atributos enquanto fazemos uma exegese à visita desses sábios que vieram do oriente para ver o rei que nasceu em Israel.

 

Desenvolvimento

1. Magos vieram do leste. ( Verso 1 )

O Oriente poderia se referir à Mesopotâmia, que inclui o atual Iraque. Essa era a Caldéia (suméria e babilônica) e a Assíria, a Pérsia e o Oriente: o atual Irã, com fronteiras difusas com o Cáucaso, a Ásia Central e a Índia. Esses "magos" referem-se a uma casta de sacerdotes persas ou babilônicos, que estudaram as estrelas em seu desejo de buscar a Deus. Ele também é usado para se referir a 'homens sábios' (como são chamados em diferentes versões da Bíblia) ou, mais especificamente, os cientistas, na verdade, também tinha conhecimento das Escrituras ( Mateus 2: 5-6 )

 

Esses homens vieram de terras distantes para adorar a Deus. Eles tinham DETERMINAÇÃO : "Tome uma resolução, defina os termos de alguma coisa, aponte algo para algum efeito. O conceito também é usado como sinônimo de coragem ou ousadia ". Este valor é de grande importância para alcançar os objetivos da vida.

 

Isso me lembra a rainha Ester quando ela diz a Mordecai em 4:16 : " E então eu vou entrar para ver o rei, mesmo que isso não esteja de acordo com a lei; e se PEREZCO, deixe-o perecer ". Ou quando Jonatan foi decidida a atacar os filisteus, vendo a atitude pusilânime de seu pai e diz ao seu escudeiro: 1 Samuel 14: 6  " ... Disse, pois: Jonathan ao seu escudeiro , Vem, vamos nos voltar para a guarnição destes incircunciso; talvez Jeová faça alguma coisa por nós, porque não é difícil para Jeová salvar com muitos ou com poucos ... ”.

 

Um cristão precisa ter determinação em como sua vida será com Deus. É hora de levarmos a sério o Senhor e estar dispostos a fazer o que Ele nos ordena em Sua Palavra.

 

2. Onde está o rei dos judeus que nasceu? Porque sua estrela nós vimos no leste ( verso 2 )

Esses homens não estavam apenas determinados a fazer uma grande jornada seguindo uma estrela especial simples, eles estavam procurando por um objetivo espiritual. Eles estavam procurando o rei dos judeus. Eles estavam procurando pelo Messias. Eles tinham visto "sua estrela".

 

Quanto deveremos ter este CONHECIMENTO? Eles perguntaram sobre as escrituras que tinham à sua disposição e quando encontraram o que procuraram durante séculos, decidiram deixar tudo e seguir o caminho. Nós temos a palavra de Deus . Vamos estudar isso

 

51 vezes o termo escrituras aparece no Novo Testamento, principalmente referindo-se ao que aconteceu com Jesus Cristo já foi profetizado. Quando você e eu nos tornamos assíduos na leitura e meditação das escrituras, as verdades divinas se tornam mais claras quando ocorrem ao nosso redor.

 

Herodes não tinha esse conhecimento. As pessoas comuns também. De fato, os mesmos sábios judeus, que tinham a fonte desse conhecimento, por não executá-lo, não estavam cientes do que já estava acontecendo.

Eles ficaram perturbados, tendo entre eles não apenas as escrituras, mas o prometido Messias no meio deles. Não é apenas ter uma Bíblia, é estudá-la para que Deus possa falar conosco através dela.

 

3. e nós viemos adorá-lo. ( Verso 2 )

Não foi simplesmente a determinação de testar seus conhecimentos, foi mais; Foi uma paixão pelo conhecimento. Sentindo-se veemente, capaz de dominar a vontade e perturbar a razão ... É importante ressaltar que quando uma pessoa responde à sua paixão, sua intenção principal é satisfazer seu desejo e expressar seus sentimentos sem restrições ou limites. Neste ponto, é importante mencionar que, embora a paixão seja um sentimento muito forte de alguém em relação a outra pessoa ou atividade, ela não deve ser tomada como algo negativo, mas sim como um estado de profunda emoção, onde ela é levada por seus sentimentos. Ele é liberado de suas amarras.

 

Por que eles viajaram tanto tempo? Por que eles enfrentaram tantos perigos? Eles haviam feito isso com o propósito de Adore-lo. Essa adoração incluía oferecer presentes para servir o trabalho que ele tinha vindo a realizar. O ouro era um presente para Jesus como Rei - pois era um presente destinado a reis - o incenso era um presente para Jesus como Deus - pois esta resina foi queimada na frente dos deuses - e mirra, para Jesus como um homem com ela embalsamava os mortos.

 

A adoração de nosso Senhor não deve consistir apenas em palavras e repetições de palavras. A adoração deve nos levar a fazer parte do trabalho que Jesus veio realizar neste mundo. O trabalho de evangelização. Levar o evangelho a todas as partes do mundo. Isso inclui o envio de missionários, ajudando-os com sua manutenção, para que possam fazer o trabalho sem se preocupar com as finanças. Envie materiais para evangelizar, envie materiais sociais para influenciar, etc.

 

A paixão dos adoradores é necessária para que o trabalho possa ser feito. Eu me lembro do que Davi disse em 1 Crônicas 29: 1-5 "Então o rei Davi disse a toda a assembléia: Somente Salomão, meu filho, escolheu Deus; ele é jovem e terno de idade e a grande obra; porque a casa não é para o homem, mas para o Senhor Deus. 2. Eu preparei com todas as minhas forças para a casa do meu Deus, ouro para as coisas de ouro, prata para as coisas de prata, bronze para o bronze, ferro para o ferro e madeira para a madeira; e pedras de ônix, pedras preciosas, pedras negras, pedras de várias cores, e todos os tipos de pedras preciosas e pedras de mármore em abundância. 3. Além disso, porque pus o meu afeto na casa de meu Deus, eu tenho meu próprio de ouro e prata, além de todas as coisas que tenho preparado para a casa do santuário, eu dou para a casa do meu Deus: 4 três mil talentos de ouro, de ouro de Ofir, e sete mil talentos de prata refinada para cobrir as paredes das casas; 5. Eu oro ouro por coisas de ouro e prata por coisas de prata, e por todo o trabalho das mãos dos artífices. E quem quer fazer uma oferta voluntária a Jeová hoje?"

 

O desejo dos magos não era simplesmente alcançar um lugar, era adorar aquele que nasceu naquele lugar. Essa deve ser nossa paixão. Não é apenas para chegar a um lugar, é para adorar aquele que representa este lugar. Não só quando venho ao templo, é na minha vida diária. É uma evangelização contínua. Não apenas um dia de sair para convencer as pessoas, está influenciando diariamente os que nos rodeiam a ter um verdadeiro relacionamento com Jesus Cristo.

 

A paixão por Jesus Cristo é, todos os dias, estar disposta a nos dar pela causa, a nos levar a ir em frente e evangelizar para que outros conheçam o Salvador.

 

4. Mas ser avisado por revelação em sonhos ( verso 12 )

A última frase que quero enfatizar em relação aos magos é o seu RELACIONAMENTO COM DEUS. Deus não deixou em vão o trabalho e a dedicação desses homens para com o Messias. Ele não deixou que Herodes escapasse e derrubasse o esforço desses homens. Deus honrou a adoração desses homens com sua presença.

 

Eles pareciam errados no começo. Eles sabiam que no final da estrela era o Messias. Em algum momento eles não veriam a estrela na frente deles, mas neles, dizendo-lhes que estava lá. Eles pensaram que estava no palácio. Eles usaram lógica. Mas Deus é um Deus da Sua Palavra, não da lógica humana.

 

Eles seguiram a Deus e Deus teve comunhão com eles. Ele os enviou de outra maneira para que eles não tivessem um encontro com Herodes, para que pudessem seguir seu caminho com alegria. Não nos desanimemos porque o caminho parece difícil ou difícil, Deus manterá viva a comunicação conosco.

 

Tal como acontece com Abraham, Gênesis 18: 17-19 " E o Senhor disse : Irei eu esconder de Abraão o que faço, sendo ABRAHAM 18 tendo uma grande e poderosa nação, e sejam abençoados nele todas as nações da terra ? 19 Pois sei que ele lhe ordenará que seus filhos e sua casa sigam o caminho do Senhor, fazendo justiça e juízo, a fim de que o Senhor possa trazer sobre Abraão o que ele falou a respeito dele .

 

Como com Daniel , 9:23  " No início de suas orações o comando foi dado, e eu vim para mostrar a você, porque você é muito AMADO. Entenda, então, a ordem e entenda a visão ". 10:11 " E ele me disse: Daniel, um homem muito AMADO, ele está atento às palavras que eu vou falar com você, e se levantar; porque eu fui enviado para você agora. Enquanto conversava comigo, fiquei tremendo ". 10:19 " e ele me disse: Muito amado, não tenha medo; a paz esteja contigo; esforce-se e seja forte. E enquanto ele falava comigo, recuperei minhas forças e disse: "Fala, meu senhor, porque você me fortaleceu ".

 

Tal como acontece com Paulo, Actos 27: 23-25  " Por esta noite o anjo do Deus de quem eu sou e a quem sirvo esteve comigo, 24 dizendo: Paulo, não temas; é necessário que você apareça antes de César; e eis que Deus concedeu a todos vocês que navegam com você. 25 Portanto, ó homens, tende bom ânimo; porque confio em Deus que será como me disseram . "

 

Ele fará isso conosco. Nosso relacionamento com Deus sempre envolverá comunicação direta com ele.

 

Conclusão

Agradeço a Deus pelos ensinamentos que esses homens nos dão. Como Deus honrou sua disposição de fazer algo grande para ele.

 

Como Deus usou sua DETERMINAÇÃO, CONHECIMENTO, PAIXÃO e RELACIONAMENTO COM DEUS para deixar claro para nós a mensagem da Boa Vontade para com os homens.

 

Que lembrar o nascimento de Jesus Cristo nos faz querer ser como esses mágicos, nos faz desejar ter a mesma experiência desses mágicos. Dê e receba, adore e abençoe. Que a presença de Deus guiando nossas vidas seja uma realidade em nossas vidas diárias.