AUTORIDADE

  • Samuel já havia ungido a Davi, porque era o escolhido de Deus para ser rei sobre o povo. Mas Davi não desceu para Jerusalém, onde ficava o palácio. Ele permaneceu em Hebrom, esperando ser ungido também pelo povo de Judá. Esta atitude tipifica a igreja fazendo suas escolhas. Davi não podia nem se opor nem se recusar a unção do povo; ele não podia dizer: "Uma vez que tenho a unção de Deus sobre mim, não preciso da unção de vocês". Não. Davi permaneceu em Hebron por sete anos e, embora não fosse um período curto, não se impacientou.

 

  • Nadabe e Abiú trabalharam separados de Arão, por isso trabalharam independentes de Deus. O trabalho de Deus tem de ser coordenado sob autoridade; Deus queria que Nadabe e Abiú servissem sob a autoridade de Arão, seu pai (Lv 10.1,2).

 

  • Depois que Deus criou Adão e Eva, deu-lhes a ordem de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. O ponto crucial da recomendação foi mais do que a proibição de comer certo fruto; antes, significava que Deus estava colocando Adão sob autoridade para que aprendesse a obedecer. Deus colocou Adão debaixo de Sua autoridade para que ele pudesse obedecer à autoridade.

 

  • De acordo com a ordem da criação divina, Deus criou Adão antes de criar Eva. Colocou Adão em posição de autoridade e Eva sob a autoridade de Adão. Estabeleceu os dois: um como autoridade e o outro em submissão. Todo aquele que é criado primeiro é a autoridade. Portanto, onde quer que vamos, nosso primeiro pensamento deve ser o de descobrir quem são aqueles aos quais Deus quer que nos sujeitemos.

 

  • Deus jamais teve a intenção de permitir que Nadabe e Abiú, os filhos de Arão, servissem independentemente; Ele os colocou sob a autoridade de Arão. Arão era o chefe, seus filhos eram simplesmente os ajudantes, servindo no altar em obediência a Arão. (Lv 1-.1,2).

 

  • No Novo Testamento observamos como Barnabé e Paulo, Paulo e Timóteo, Pedro e Marcos trabalharam juntos. Alguns eram os responsáveis, enquanto os outros ajudaram. No trabalho de Deus Ele coloca alguns em autoridade e outros sob autoridade. Deus nos chamou para sermos sacerdotes segundo a ordem de Melquisedeque; portanto, temos de servir a Deus de acordo com a ordem da autoridade coordenada.

 

  • Arão e Miriã eram os irmãos mais velhos de Moisés. Portanto, em casa, Moisés deveria se sujeitar à autoridade deles. Mas na vocação e no trabalho de Deus eles deveriam se sujeitar à autoridade de Moisés. Eles não gostaram da mulher etíope com quem Moisés se casou, por isso murmuraram contra Moisés: "Porventura tem falado o Senhor somente por Moisés? Não não tem falado também por nós?" Os etíopes são descendentes de Cão. Moisés não deveria ter-se casado com esta mulher etíope. Na posição de irmã mais velha, Miriã poderia ter repreendido seu irmão com base em seu relacionamento familiar. Mas quando ela abriu a boca para difamaram tocou na obra de Deus, pondo em dúvida a posição de Moisés. Sempre que o homem se rebela contra a autoridade delegada por Deus, rebela-se contra o próprio Deus que se encontra nessa pessoa; pecar contra autoridade delegada é pecar contra Deus. (Nm 12).

 

  • Todo aquele que tenta servir sem primeiro entrar em contato com a autoridade está oferecendo fogo estranho sobre o altar. Qualquer um que diz: "Se ele pode, eu também posso", está sendo rebelde. Além de Deus ter o cuidado de fornecer o fogo, Ele também tem o cuidado de observar a natureza do fogo. A rebeldia muda a natureza do fogo. Aquilo que não era ordenado por Jeová nem por Arão era fogo estranho. Os homens deveriam aprender a sempre desempenhar um papel de menor importância (Lv 10.1,2).

 

  • Davi reconhecia a unção que estava sobre Saul e sabia que ele era o ungido do Senhor. Por isso que preferia fugir para salvar a vida a estender a mão para matar Saul. É verdade que Saul desobedeceu à ordem divina e foi rejeitado por Deus; isto, entretanto, era coisa entre Saul e Deus. A responsabilidade de Davi diante de Deus era a de sujeitar-se ao ungido do Senhor. Ver 1Sm 24, 26.

 

  • Embora Paulo se encontrasse com um humilde irmão chamado Ananias, jamais perguntou que espécie de homem era ele - culto ou ignorante - porque não olhava para o homem. Paulo reconheceu que Ananias era enviado por Deus, por conseguinte, sujeitou-se àquela autoridade delegada. Como é fácil obedecer quando se reconhece a autoridade.

 

  • Depois de tirar o seu povo do Egito levando-o para o deserto, Deus lhe deu os Dez Mandamentos e muitas ordenanças. Entre estas, havia uma que declarava: "Contra Deus não blasfemarás, nem amaldiçoarás o príncipe do teu povo". Isto prova que Deus os colocou sob autoridade. Ver Ex 22.28.

 

  • Mesmo entre os apóstolos do passado havia uma ordem. Paulo, por exemplo, disse: "eu sou o menor dos apóstolos" (1Co 15.9). Alguns apóstolos são maiores, outros menores. Esta ordem não foi estabelecida pelo homem; todavia, cada um precisa saber onde foi colocado.

 

  • Quando Pedro e os apóstolos responderam ao concílio judeu que lhes proibia ensinar em nome de Jesus, Pedro respondeu dizendo: "Antes importa obedecer a Deus do que aos homens". Isto porque, a autoridade delegada neste caso, havia transgredido distintamente a ordem de Deus e pecou contra a pessoa do Senhor. Uma resposta como esta de Pedro só poderia ser dada nesta situação particular. Em todas as outras circunstâncias temos de aprender a nos sujeitar às autoridades.

 

  • O filho mais velho de Davi, Amnon, tomado de paixão pela própria irmã, Tamar, violentou-a. Não podia haver crise familiar maior que essa. E qual foi a reação do pai, o rei Davi? Ele ficou nervoso, irritado, andou de um lado para outro, mas não fez absolutamente nada, não tomou nenhuma providência. Por quê? Faltava-lhe autoridade para repreender os filhos nesta questão. Lembra de Bateseba? (2Sm 13.21). (João Soares da Fonseca - Revista Compromisso/3º Trim-2001).

 

  • Li numa revista que em bandos de macacos rhesus, por exemplo, o macho dominante do grupo caminha firmemente com a cauda e a cabeça erguidas, enquanto os macacos dominados mantém a cabeça e a cauda baixa, em sinal de respeito ao líder do bando. Olha: tirando a cauda, hehehe, é isso que devemos fazer sob autoridade!

 

  • Submissão virou um nome feio...

 

  • Qual é a sua visão de autoridade? Deus - Diabo - Pessoas, ou DEUS - NÓS - PESSOAS - DIABO?

 

  • O servo de Deus tem autoridade em sua palavra.

 

  • Darrel W. Robinson, autor do livro "Vida Total da Igreja", declarou: "Os problemas da igreja geralmente começam quando alguma personalidade humana passa a se elevar a si própria para competir em autoridade com Jesus". (Darrel W. Robinson, em Vida Total da Igreja, pg 56).

 

  • ...vamos usar a ilustração do presidente e do ministro da economia: provavelmente o ministro da economia, pelos seus conhecimentos, vai conhecer muito mais de economia do que o presidente. É óbvio, senão o presidente não precisaria dele. Então ele tem ali um ajudante, e aquele ajudante entende muito mais numa determinada área do que o presidente, mas nem por isso o ministro da economia pode deslocar o presidente do seu posto de autoridade, ou seja, qualquer decisão, o presidente tem que assinar. Tem que haver a decisão final daquele que tem a máxima autoridade. (Internet)

 

  • Aprendi num seminário de batalha espiritual: Diante do mal nós não temos que pedir a Deus que o remova; temos que resistir o mal, usando de autoridade sobre ele.

 

  • Ser cabeça da mulher não é agir como se ela tivesse perdido a dela.

 

  • Hace años, la televisión no tenía controles remotos. Para prenderla o apagarla, cambiar los canales o ajustar el volumen, tenías que dejar tu asiento, acercarte al aparato, y participar personalmente. Hoy, por medio de los controles remotos, tu asiento favorito es como un trono distante desde el cual puedes hacer que la TV te obedezca. Algunas personas piensan que Jesús está sentado en su trono celestial dirigiendo a sus siervos terrenales desde lejos. Pero antes de ascender dijo a sus discípulos: «Toda potestad me es dada en el cielo y en la tierra» (Mateo 28:18). Después de comisionarlos a que fueran e hicieran discípulos de todas las naciones, les aseguró: «Yo estoy con vosotros todos los días, hasta el fin del mundo» (v.20). El erudito británico lo expresa así: «Él acompaña a sus agentes. No les da energía usando un control remoto; está presente con ellos por medio de su Espíritu. Ellos trabajan para Él, pero Él trabaja en ellos.» Alabado sea el Señor, el Salvador no sólo está entronado en el cielo, sino que por medio del Espíritu de Dios que mora en los creyentes, también está obrando activamente en la tierra por medio de sus hijos obedientes. Cuando le sirvas hoy, tal vez en una situación difícil, recuerda: no te está dirigiendo por control remoto. Está obrando en tu necesitado mundo a través de ti mediante su Espíritu. (Osvaldo Carnival - Internet).

 

  • Ouvi uma vez a seguinte história: Havia um homem que tinha medo da mulher. Então, um dia ele estava debaixo da cama com medo da esposa. Ela lhe dizia: “Saia já debaixo desta cama!” O homem, porém, retrucava: “Eu não saio, não. Não saio porque quem manda aqui sou eu!”

 

  • Quando você vê um policial rodoviário fazendo sinal ordenando que pare o seu carro, você obedece ou ignora? E porque obedece? Porque o policial é mais forte do que seu automóvel? Claro que não. Seu carro poderia esmagá-lo em segundos. Você obedece por causa da autoridade que está investida sobre aquele homem. Ignorar certamente lhe acarretaria sérios problemas porque, afinal de contas, ele representa uma instituição superior e poderosa, a saber, o Estado. Da mesma forma, precisamos entender o manto de autoridade que repousa sobre os líderes na igreja e reconhecer que representam o reino de Deus. - Pr. Danilo Figueira.

 

  • Os consultórios de psicólogos, de terapeutas de família, de psicanalistas, de psiquiatras estão lotados de pessoas com problemas familiares por causa de um revés na autoridade familiar: o pai não "manda", quem "manda" é a mãe; nem pai nem mãe "mandam", mas, sim, os filhos... - Pr. Walter Santos Baptista, www.grupos.com.br/grupos/kadoshi

 

  • No brasão do município de São Paulo pode-se ler a expressão latina "Non ducor, duco", que quer dizer: "Não sou conduzido, conduzo". A questão é que sempre precisamos ser bem conduzidos para podermos bem conduzir. 25.3.2008

 

  • Diz um especialista, "é da natureza dos adolescentes gostar de correr riscos e eles tentarão forçar a barra. É bom que saibam que alguém está de olho neles". 7.5.2008

 

  • Estava conversando com um casal amigo, que me contou o ocorrido em sua igreja de origem, no interior de São Paulo. O pastor titular resolveu mostrar a todos quem era o líder, e como deveria ser tratado. Na frente de toda a igreja, grande em número, o referido ministro do evangelho intimou cada um de seus doze discípulos a, na presença de todos, lamber o sal que havia colocado em sua mão e, ato contínuo, seus discípulos foram até ele e, cada um, lambeu um pouco do sal na mão do ungido. Em Goiânia, um colega me explicou o ato do sal na mão. Disse-me que é o que se faz quando se deseja colocar arreio em cavalo rebelde. Coloca-se um punhado de sal na mão, leva-o até a boca do animal e, enquanto este está comendo na mão do dono, o arreio é colocado sobre o seu dorso, sem que ele reaja. Jesus Cristo, conta a escritura, um dia, também, resolveu mostrar quem era o líder e de que maneira ele tinha de ser imitado: “Jesus, sabendo ... que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. ” (Jo 13.2-5; 13-16) 9.9.2008

 

  • Certa vez o cavalo do Imperador Napoleão Bonaparte assustou-se e ameaçou sair em disparada. Um soldado, percebendo o perigo, avançou e, segurando as rédeas bem curtas, conseguiu dominar o animal. O Imperador demonstrou sua gratidão por meio de uma continência e disse ao soldado: - Obrigado “Capitão". Com uma rápida resposta, o soldado correspondeu à continência, e perguntou com simplicidade: - De que batalhão? Impressionado com a fé do soldado, o imperador tornou-lhe a prestar continência, dizendo: - Da minha guarda pessoal. O soldado respondeu à continência, virou seu cavalo, foi até a formação da Guarda Imperial e disse-lhes com uma continência: - Sou seu novo Capitão! Retribuindo à continência, o oficial perguntou: - Por ordem de quem? Apontando para o Imperador, respondeu-lhe: - Dele. E assumiu sua nova posição. 28.1.2010

 

  • Um policial federal vai a uma fazenda e diz ao dono, um velho fazendeiro: Preciso inspecionar sua fazenda. Há uma denúncia de plantação ilegal de maconha. O fazendeiro diz: "Ok, mas não vá naquele campo ali." E aponta para uma  determinada área. O oficial responde indignado: " O senhor sabe que tenho o poder do  governo e da polícia federal comigo?", então tira do bolso um crachá mostrando ao fazendeiro:"Este crachá me dá a autoridade de ir onde quero....e entrar em qualquer lugar desta propriedade.  Está claro? me fiz entender?" O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo. Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o  oficial correndo para salvar sua própria vida perseguido pelo Santa Gertrudes, o maior touro da fazenda. A cada passo o touro vai chegando mais perto do oficial, que parece que será chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro. O oficial está apavorado. O fazendeiro larga suas ferramentas, corre para a cerca e grita com todas as forças de seus pulmões: "O CRACHÁ, mostra o seu CRACHÁ." 13.5.2010

 

  • Quem falta com respeito ao seu líder, seu discipulador, pastor, traz problema sobre sua própria vida.28/11/2012

 

  • Todos somos falhos, porém, nunca exponha a nudez da sua liderança. 28/11/2012

 

  • Quando surgir no seu coração alguma coisa contra a sua liderança, vá até ela. 28/11/2012

 

  • Um guarda de trânsito magrinho, 60 quilos, de farda e um apito. Ele é capaz de fazer parar uma carreta com uma apitada. Quando você olha para o guarda, você o obedece por que? por causa da força, do tamanho dele? Não, mas por causa da autoridade que está nele. 19/03/2013

 

  • Diante das vaias, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que estava ao lado de Dilma na tribuna do estádio e também fez um pronunciamento oficial, chegou a pedir educação aos torcedores. "Amigos do futebol brasileiro, onde está o respeito e o fair play, por favor?", disse o dirigente suíço, aumentando o constrangimento do momento. 27/06/2013

 

  • Ser imagem de Deus (Gn 1.26) implica ter domínio (autoridade). Deus nos fez para reinar (v.27-28). Cresça, multipliquem. Deus é próspero. Prosperidade é ter necessidades supridas. A primeira palavra de Deus para o homem: cresça. 13/07/2013