ACONSELHAMENTO

  • Nada é mais perigoso que um bom conselho acompanhado de um mau exemplo.

 

  • Admoestar é um termo lusitano, que nem em Portugal não se usa mais! E, mesmo assim, se conserva em muitas versões bíblicas.

 

  • Uma pessoa desabafou: "Quando vou cumprimentar meu pastor, ele nunca pergunta se eu estou bem, ele sempre afirma que eu estou bem". O desabafo se deve ao fato de muitos membros da igreja não encontrarem espaço para expor suas lutas e indagações pessoais.

 

  • Stuart Briscoe, em um de seus livros, contou uma história mais ou menos nos termos que se seguem. Um homem procurou seu médico porque sofria de fortes dores de cabeça. O médico perguntou se ele fumava e ele respondeu afirmativamente. "Pare de fumar", disse-lhe o médico. A dor não cessou e o homem voltou ao médico. "Você bebe?", perguntou-lhe o médico. "Bebo", foi a resposta. "Pare de beber", volveu o médico. Mas as dores continuaram. Num regresso ao consultório, o homem ouviu essa pergunta: "Você exerce alguma atividade que produz pressão sobre suas costas?" Tendo respondido que sim, ouviu esta instrução: "Deixe esta atividade". As dores não cessaram, as idas ao médico continuaram e as tentativas de acerto também. E tudo foi solucionado quando se descobriu que o homem usava colarinho 38 e seu número era 39. A solução era simples! Usando o colarinho certo, as dores cessaram! Algumas vezes, a solução é tão simples, e não enxergamos.

 

  • "Mãe, não consigo decidir se me caso com o contador ou com o militar", disse a jovem. "Não há o que pensar, minha filha", respondeu a mãe. "Case-se com o militar, é claro. Esse pessoal sabe cozinhar, fazer a cama e obedecer a ordens!"

 

  • Ao chegarmos à casa de duas irmãs para uma visita pastoral, meu esposo e eu paramos pasmados com o vozerio. Aquelas irmãs, sem notar a nossa presença, agrediam o vizinho com insultos grosseiros. Até palavras obscenas feriram nossos ouvidos, machucando ainda mais o vizinho atônito. Sugeri ao meu esposo que fôssemos embora; o constrangimento seria grande demais quando nos vissem. "Agora é que precisam mais do pastor com um bom conselho". Ele respondeu cumprimentando as irmãs em seguida. A mais velha começou a chorar, enquanto a outra, muito vermelha de vergonha, procurava ocultar o rosto. "Pastor, o senhor estava aí"? "Minhas irmãs, antes de nós o Senhor Deus já estava aqui. Ele é onisciente e onipresente. Vê e ouve tudo". Leitura bíblica, oração e aconselhamento acalmaram as irmãs tão cheias de ira e rancor. - Carolina Cassete - Visão Missionária, 4T2002.

 

  • Segundo Tim LaHaye, ele nunca precisou aconselhar casais que fossem cheios do Espírito Santo; isto porque, quem está cheio do Espírito Santo vive o que Gl 5.22 ensina, ou seja, manifesta o fruto do Espírito em seu viver.

 

  • O sapato que serve para uma pessoa machuca outra. Inexiste receita para viver que sirva a todos. 14/4/07

 

  • A troca da escova de dentes tem de ser feita, em média, de 2 em 2 meses. E tem escova que faz aniversário. Já imaginou?! 10.1.2008

 

  • Quando David Livingstone enfrentou o deserto de Kalahari, foi aconselhado a não tentar atravessá-lo, porque muitos, melhor equipados do que ele, haviam tentado e deixaram os ossos embranquecidos nas areias do deserto. Mas Livingstone não atendeu às advertências, marchou e conseguiu o sucesso. Há só uma explicação: ele era Livingstone, os outros não eram. 29.1.2008

 

  • O mendigo chega para uma senhora e pede uma esmola. Ela diz a ele: - Em vez de ficar pedindo esmolas, por que não vai trabalhar? - Dona... - retruca o mendigo - Estou pedindo esmola e não conselhos! 29.1.2008

 

  • A omissão da verdade tem sido o grande obstáculo para a prática do aconselhamento. Paul Green 1.4.2009

 

  • "Um homem sábio busca muitos conselhos... um tolo obedece a todos eles." (Larry Burkett)2.7.2009